;

Especiais

Política| Dilma lidera disputa pelo Senado mineiro

Com informações do Notícias ao Minuto
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT), seguida pelo jornalista Carlos Viana (PHS) são os favoritos para as duas vagas do Senado Federal pelo Estados de Minas Gerais nas eleições de outubro.
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 11 de agosto e incluiu os nomes dos 11 candidatos confirmados neste período. Outros quatro nomes oficializaram candidatura no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) depois dessa data.
O levantamento, publicado nesta sexta-feira (17) pelo jornal mineiro 'O Tempo', mostra que o nome de Dilma teria 26,8% dos votos do Estado. Foram somadas as respostas para as duas opções que cada eleitor terá para o Senado.
A outra vaga ficaria com Carlos Viana (PHS), que tem 11,2% das intenções de voto.
O jornalista, no entanto, está em empate técnico com a professora Vanessa Portugal (PSTU), que somou 8,5% das intenções de voto, considerando a margem de erro de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na sequência aparecem: Dinis Pinheiro (SD), com 5%; o deputado federal Rodrigo Pacheco (DEM), que alcançou 4,8% das intenções de voto, mas desistiu da candidatura dias depois.
Rodrigo Paiva (Novo), teria 4,6% votos, Jaime Martins (PROS), 4,2%, Kaká Menezes (Rede) e Túlio Lopes (PCB), 2,5%. Nas duas últimas posições ficaram Duda Salabert (PSOL), com 2,2%, e Edson André dos Reis (Avante), com 0,8%.
Brancos ou nulos somam 32%, enquanto 17,2% não souberam ou não responderam.
Rejeição
Apesar de liderar a pesquisa, Dilma também fica com a primeira posição no ranking de rejeição. A petista jamais teria o voto de 36,9% dos eleitores. Em segundo na lista está Vanessa Portugal (PSTU), com 5,6% de rejeição. O terceiro lugar é de Rodrigo Pacheco (DEM), que não receberia o voto de 5% dos eleitores.
Dados
A pesquisa DataTempo/CP2, contratada pela Sempre Editora, ouviu 1.822 pessoas entre os dias 8 e 11 de agosto. A margem de erro é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (BR-02673/2018) e no TRE-MG (03222/2018).

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.