;

Especiais

Mato Grosso| Quase 80% das lavouras de algodão em Mato Grosso já foram colhidas


Com informações do G1

A colheita do algodão em Mato Grosso chegou a 76% nesta semana. Os produtores devem colher cerca de R$ 1,3 milhão de toneladas da pluma do algodão, que devem ser utilizadas nas indústrias de fiação, tecelagem e têxtil.

O agricultor André Cherubini explicou que na fazenda dele, localizada em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, a demora do período chuvoso atrasou o plantio de soja e algodão.

"O atraso da chuva atrasou tudo e, por causa da falta de chuva, tivemos complicações com a seca", disse.
A área plantada com algodão em Mato Grosso é de 21,14% nesta safra. Os produtores devem colher cerca de R$ 1,3 milhão de toneladas da pluma.

Segundo o representante de uma empresa de algodão, Dionei Assis, que fica em Campo Verde aumentou a capacidade para conseguir aumentar o beneficiamento da pluma. Em cada safra, 80 mil toneladas de algodão em caroço são beneficiadas.

"Nós queremos diminuir o prazo, porque a demora para o beneficiamento, pode causar perda na qualidade", contou.

Realizado nas algodoeiras, o método de beneficiamento consiste na separação da fibra e das sementes por processos mecânicos, com mínima depreciação das qualidades da fibra, de forma a comercializar um bom tipo de pluma de algodão que atenda às exigências das indústrias de fiação, tecelagem e têxtil.

Em um laboratório são medidas as características da fibra e, entre os paramêtros mais importantes estão o comprimento, espessura e resistência.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.