;

Especiais

Mato Grosso| Presos homossexuais são tratados com exorcismo e isolamento em presídios de MT, diz ONG

Com informações do G1

Homossexuais, travestis e transexuais relataram que exorcismo e isolamento fazem parte dos castigos aplicados em presídios de Mato Grosso. O relato foi feito aos realizadores do projeto 'Passagens', vinculado à Organização Não-Governamental (ONG) 'Somos' do Rio Grande do Sul.

Por meio de assessoria, a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT) informou que vai aguardar o envio de um relatório elaborado pelo grupo para então tomar providências com relação às denúncias.

No final de julho, o grupo visitou a Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa, em Rondonópolis, a 218 km de capital, e o Centro de Ressocialização de Cuiabá.

O objetivo é acompanhar as demandas dos detentos que pertencem ao grupo LGBTQ+ e proporcionar a capacitação dos servidores para convivência e validação dos direitos desse público dentro das penitenciárias.

Mato Grosso foi um dos estados visitados por ter sido um dos primeiros a criar uma ala exclusiva para os presos homossexuais.

Porém, segundo os pesquisadores, a separação dos demais presos, não faz com que os detentos estejam isentos de castigos e abusos por parte, inclusive, dos servidores.

De acordo com o coordenador do projeto, Guilherme Gomes Ferreira, os detentos relataram ao grupo que presos das chamadas Ala Arco-Íris (em Cuiabá) e Ala Aquarela (em Rondonópolis) são constantemente agredidos.
Segundo a ONG, um detento homossexual da Mata Grande contou que em uma das chamadas sessões de exorcismo e “cura gay”, as mãos e pés foram amarrados.

Ao todo, foram coletados cerca de 40 depoimentos em Mato Grosso, sendo 20 na Mata Grande e 20 no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC).

Além da coleta de depoimentos, agentes penitenciários e demais servidores do sistema participaram de oficinas e palestras promovidas pelo projeto.

Todo material coletado nas visitas devem compor um relatório que a organização vai enviar à Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT).

Outro lado

O governo informou ainda que normatizou os parâmetros de acolhimento e atendimento à população LGBTQ+ no sistema prisional, conforme estabelece a Instrução Normativa N.º 001/2017/ criada pela Sejudh e publicada no Diário Oficial do dia 30 de novembro de 2017.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen), Amaury Paixão, o sindicato não recebeu denúncias de agressões à comunidade LGBT por parte dos servidores.

No entanto, ressalta que uma das atribuições do servidor penitenciário é preservar a integridade física do recuperando, independente da opção sexual.

Nos presídios

A Ala Arco Íris, no CRC, primeira a ser implantada em 2012, abriga atualmente 21 presos entre transsexuais, gays e travestis. Segundo a Sejudh, os presos desta ala participam de diversas atividades de ressocialização desenvolvidas na unidade, como organização da biblioteca, confeitaria e jardinagem.

A Ala Aquarela foi inaugurada em junho deste ano, na Mata Grande, em Rondonópolis, e tem capacidade para 22 pessoas.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.