;

Especiais

Mato Grosso| Renovação da CNH poderá ser feita online por aplicativo


Olhar Direto 

O Departamento de Trânsito (Detran-MT) irá disponibilizar em 15 dias o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) online, por meio de aplicativo que pode ser acessado pelo celular ou computador. A renovação online é um projeto conduzido pelo presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Thiago França, e já está em fase de testes.

Segundo a assessoria de imprensa, o processo da renovação online poderá ser feito por meio do aplicativo MT Cidadão, que atualmente já oferece 18 serviços online como: Consulta a informações de Veículo; Consulta a informações de Condutor; Consulta ao Resultado Recurso de Infração; Certidão Negativa de Multa; Emissão da Certidão de Condutor; Validador de Documentos; Agendamento de Exame Teórico; Consulta a Turmas de Exame Teórico; Certidão de Propriedade; Consulta a Valores e Taxas de Serviços; Extrato de Multa – DETRAN; Licenciamento Anual on-line; Processo de Segunda Via de CNH; Processo de CNH Definitiva, entre outros.

De acordo com o assessor especial da presidência, José Eudes Ramalho, a comodidade de receber o documento em casa também é um dos destaques do projeto de renovação online.

“Do próprio celular, por exemplo, o cidadão fará o pré-cadastro, que é a abertura do processo. Depois vai fazer o exame médico exigido por lei e pode optar por receber a CNH em casa, sem precisar ir ao Dentra-MT. As gias de recolhimento também são emitidas online”, explica José Eudes.


CNH Digital

Em fevereiro deste ano, o presidente do Detran-MT, Thiago França, colocou em vigor o serviço de CNH digital, gratuitamente. Por meio dela, o condutor pode ter acesso a sua carteira de habilitação através do seu celular, substituindo assim a CNH impressa.      

A CNH Digital é a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação e tem o mesmo valor jurídico da versão impressa. O novo documento propicia maior mobilidade, praticidade e comodidade. Para ter acesso ao documento na versão eletrônica, o motorista deverá possuir habilitação impressa com QR Code.

Unidades

Amanhã (04.07) será inaugurada a unidade da autarquia no Ganha Tempo da Praça Ipiranga, contemplando cidadãos que circulam na região central de Cuiabá. A entrega será realizada às 8h e terá a presença do governador Pedro Taques.

Já na quinta-feira (05.07), o município de Sinop receberá a nova sede da Agência Vip. A inauguração será realizada às 12h30. Com uma frota composta por 109.882 mil veículos, em março deste ano o município também recebeu uma outra unidade da autarquia, além da Ciretran. A unidade está instalada no Ganha Tempo.

"Até agora foram feitas 12 entregas e teremos outras a exemplo do Shopping Estação, que terá uma unidade completa do Detran-MT. A expansão é uma realidade na autarquia e temos tido um retorno muito positivo por parte da população", afirma o presidente do Detran-MT.