;

Especiais

Papo com a Psicóloga| Precisando de uma dose de motivação dentro de sua empresa?


Por Simone Rezende 

Entre líderes, gestores e empresários é quase unânime a queixa de sentirem a equipe desmotivada e sem interesse em envolver-se com os compromissos da empresa. Sabemos que trabalhadores e empresários têm objetivos diferentes e, às vezes, até antagônicos. Por exemplo, enquanto um busca seu sustento e realização pessoal, o outro almeja o crescimento econômico de seu negócio. Grande parte dos conflitos nos ambientes de trabalho brota da dificuldade em perceber essas diferenças e estabelecer um diálogo flexível, que atenda, pelo menos em parte, a ambos os interesses. Por fim, a soma dos “probleminhas” cotidianos, mina a motivação da equipe, semeando um clima geral de desarmonia, falta de conexão, desânimo e reclamações. 

Uma das formas de melhorar o ambiente de trabalho e motivar a equipe é investir na valorização pessoal. Nesta esfera, temos uma infinidade de opções e técnicas válidas, entretanto, de nada adianta aplicar rios de dinheiro em brindes, presentes, confraternizações se a empresa e a liderança não reconhecem, com sinceridade, a importância de cada trabalhador.

Qual de nós não quer ter certeza de que aquilo que estamos fazendo é importante?

A verdadeira valorização pessoal está na comunicação diária, no olhar, nas atitudes; naquilo é dito nas reuniões, mas também no que é falado informalmente, nos quatro cantos da empresa. Então, não me refiro a elogios vazios ou um simples “obrigado” pronunciado de forma rasa. As pessoas precisam se sentir valorizadas para que gostem de seu trabalho e o reconhecimento manifestado por parte dos líderes é um dos fatores mais relevantes para a motivação.

Todos nós temos talentos e habilidades, então, atente-se para o que os profissionais da sua empresa tem de melhor e diga isso a eles, de forma sincera e individualizada, porque falar publicamente é gratificante, mas expor também de forma particular melhora os vínculos entre vocês e isso é a base para uma boa liderança!

Simone Rezende
Psicóloga
CRP 18 03334
Whats: 66 9 9937 0449
Face: @simonerezendepsicóloga

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.