;

Especiais

Saúde| Brasil fabricará remédios contra HIV e hepatite C para ofertar no SUS

Medicamentos contra a hepatite C e o HIV serão produzidos no País por meio de parcerias firmadas pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A medida vai gerar economia aos cofres públicos, visto que atualmente o Brasil importa os itens.
Serão desenvolvidos três antivirais voltados para o combate à hepatite C: Simeprevir, Daclastavir e Sofosbuvir. Este último tem contribuído para a cura de muitos pacientes e a consequente redução de demanda pelo transplante de fígado. O imunossupressor Everolimo, determinante para evitar a rejeição de órgãos transplantados, também será feito.
O quinto medicamento é a pílula antirretroviral baseada nas substâncias Emtricitabina e Tenofovir. O remédio é usado na profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV. A expectativa é que o Sistema Único de Saúde já distribua o Sofosbuvir, o Everolimo e a pílula da PrEP no segundo semestre deste ano. Com informações do Portal Brasil.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.