;

Especiais

Brasil| Governo investe R$ 750 milhões em remédios de tratamento de câncer

O governo federal vai comprar um novo reator multipropósito. Segundo o Ministério da Saúde, foi fechada uma parceria, na terça-feira (27), com a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa. O equipamento será utilizado no desenvolvimento de remédios para o tratamento de câncer.
“Vamos comprar para produzir os radiofármacos que são utilizados no tratamento de câncer. Isso vai nos dar autossuficiência nesse setor”, explicou o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Para esse projeto, serão investidos R$ 750 milhões até 2022. Barros lembrou que o Brasil tem um reator, mas disse que ele é antigo e que não atende a toda demanda dos pacientes brasileiros. Com isso, muitos dos medicamentos necessários para o tratamento dessa doença precisam ser importados.
“Acredito que esse é um momento importante. São muitos anos desde que foi lançado esse programa para se chegar, hoje, a assinar os contratos e começar os investimentos para a produção no Brasil”, celebrou o ministro.
O ministério explicou que esses remédios ajudam ainda nos tratamentos de cardiologia, oncologia, hematologia e neurologia. Eles permitem também fazer diagnósticos de doenças e complicações como embolia pulmonar, infecções agudas, infarto do miocárdio, obstruções renais e demências, além de serem importantes na detecção de câncer.
Programa nuclear brasileiro
Segundo o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Sergio Westphalen Etchegoyen, essa medida fortalece o programa nuclear brasileiro. “Isso traz à população brasileira efetivamente a cobertura de assistência médica para fortalecer o programa nuclear brasileiro. O reator nuclear irá atender muitos daqueles que hoje não têm acesso à medicina nuclear. Isso representa o outro lado do programa nuclear brasileiro”, afirmou. (Portal Brasil)

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.