;

Especiais

Mato Grosso| Mais de 113 mil propriedades rurais de MT devem ser visitadas para censo agropecuário

Censo Agropecuário visita propriedades rurais em todos o país (Foto: Reprodução/TV Integração)

Com informações do G1

Em Mato Grosso, mais de 113 mil propriedades rurais devem ser visitadas por recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para elaboração do Censo Agropecuário. O censo, uma espécie de raio-X do segmento, tem o objetivo de ter um cadastro atualizado até o final desse ano.

O IBGE começou o censo agropecuário em outubro de 2017 e até o final de fevereiro de 2018 pretende visitar cerca de 5 milhões de propriedades no Brasil. No estado, 113.459 propriedades devem ser visitadas.

Até dezembro do ano passado, 64 mil questionários já haviam sido respondidos. Isso represente cerca de 56% dos estabelecimentos do setor.

Com o orçamento de R$ 783 milhões a missão é visitar todas as áreas produtivas, incluindo terras indígenas e o Pantanal. Para dar conta da demanda, o número de servidores do órgão aumentou.

Dificuldades

Devido à precariedade das estradas os recenseadores do IBGE estão enfrentando dificuldades para chegar nas fazendas e propriedades rurais.

Na zona rural do município de Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, os recenseadores tiveram que passar por uma ponte de madeira, cuja cabeçeira foi improvisada pelos moradores.

Em diversos casos, as porteiras das propriedades estão fechadas ou os produtores se negam a passar informações, como explica o supervisor de equipes, Lucas da Silva Marques.



"Temos a orientação de não ultrapassar essas porteiras, até mesmo para garantir a segurança do recenseador", contou.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.