;

Especiais

Mundo| Nova 'moda' entre os jovens é cheirar cacau em pó na balada

Com informações do Notícias ao Minuto
A nova tendência entre os jovens nas baladas não está só relacionada com o consumo de tradicionais drogas ilícitas como cocaína, maconha e outros entorpecentes. Uma onda que vem crescendo nas festas, sobre tudo na Europa e nos Estados Unidos, é o uso de cacau em pó para cheirar.
Sim, é verdade. Muitos jovens, segundo a reportagem da Veja, tiram um pacotinho da bolsa e espalha um pó marrom-escuro sobre o balcão do bar lotado, debruçam-se sobre a substância e a inalam com força.
Ainda de acordo com a reportagem, o efeito é real, atestam os consumidores questionados. No Brasil, o movimento ainda é incipiente.
Dentre as substâncias que penetram na corrente sanguínea, aumentando a sensação de euforia e bem-estar estão, sobretudo, a teobromina, que tem ação semelhante à da cafeína, substância com propriedade psicoativa.
O segundo composto poderoso é a feniletilamina, que estimula o cérebro a produzir endorfina, também associada à sensação de prazer. Os usuários celebram os resultados do pó de cacau, a principal matéria-prima do chocolate, e glorificam o fato de ser um alimento natural, encontrado em qualquer supermercado e vendido livremente — não seria, portanto, uma droga ilegal.
Os danos que podem ser causados à saúde ainda estão sendo avaliados, de acordo com a reportagem, e merecem atenção.