;

Especiais

Mundo| Brasileiro ganha medalha na Olimpíada de Astronomia e Astrofísica

Com informações do Notícias ao Minuto
Um aluno do Colégio Ari de Sá Cavalcante, de Fortaleza (CE), que cursa a 3ª série do Ensino Médio, disputou a final a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA 2017), que aconteceu dos dias 12 a 21 de novembro 2017, em Phuket, na Tailândia. O cearense, Nathan Luiz Bezerra (17), que pretende estudar engenharia ou economia nos próximos anos, conquistou medalha de bronze na competição internacional.
Segundo Nathan, estudar para a Olímpiada foi diferente das outras competições. Em comparação à disciplina de matemática, os assuntos relacionados à astronomia e astrofísica são mais fascinantes e interessantes em seu ponto de vista. “Nunca tive a pretensão de conquistar algo tão grandioso quando comecei a me interessar e estudar. Tudo o que já vi na televisão ou internet sobre o assunto se mostrou real na medida em que fui aprendendo. Apesar de todos os estudos, o homem ainda tem muito a descobrir sobre o universo e fenômenos da física” ressalta o estudante.
Nathan contou com a supervisão e apoio dos professores do colégio durante todo o período de preparação até o dia do evento, especialmente do coordenador Marcos Manoel, que acompanhou todo o processo de preparação. Já o time, apesar de iniciante na competição, teve um desempenho extraordinário diante dos demais competidores e o sucesso disso foram resultados de muito estudo e disciplina.
“A área de pesquisas na área de Astronomia e Astrofísica é muito pequena, precisamos valorizar e explorar ainda mais este assunto entre os estudantes em nosso país”, comenta o educador.
Para representar o Brasil, os estudantes foram definidos a partir de um processo seletivo envolvendo os melhores participantes entre os 100 mil inscritos no nível 4 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
A comissão foi organizada e liderada por representantes do Museu de Astronomia e Ciências do Rio de Janeiro e Universidade Federal de São Carlos, além de outros importantes nomes da educação de São Paulo.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.