;

Especiais

Esporte| MT fatura ouro e prata na luta olímpica dos Jogos Escolares

Ao todo, de 2013 até 2017, o Wrestling já tem 15 medalhas
Da Assessoria 

Daniel Albertini Ferreira e Antônio Capitula Neto conquistaram medalhas de ouro, no peso leve, e prata, no peso pesado, respectivamente, na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que ocorrem de 12 a 21 de setembro, na categoria B (para estudantes de 12 a 14 anos de idade), no ginásio da UniBrasil, em Curitiba (PR). E uma das meninas, Luana Karine Ramos ficou com a quinta colocação no peso médio. E a delegação de seis lutadores já retornou para Cuiabá.  

Do Colégio Adventista de Várzea Grande (MT), Daniel Albertini Ferreira, de 14 anos, foi campeão sem perder nenhum ponto em quatro lutas, na categoria de peso leve (para atletas entre 38 e 47kg). Ele começou com vitória sobre Kherlon Santos (DF), depois venceu Carlos Silva (RN), em seguida superou Rafael Moura (MG) e conquistou o ouro ao vencer Vinícius Nascimento (SP). E o menino prodígio só treina Wrestling há dois meses, mas treinava judô desde os seis anos. 

“Foi a primeira competição nacional que disputei e já ganhei medalha de ouro. Uma conquista realmente inesperada”, afirma o atleta adolescente, Daniel Ferreira, que para chegar na fase nacional, antes conquistou ouro na municipal e ouro na estadual.

Do Colégio Isaac Newton (MT), Antônio Capitula Neto foi vice-campeão com três vitórias e uma única derrota, no peso pesado (para lutadores entre 66 e 73 quilos). Ele começou bem ao vencer Lincon Lima da Silva (PB), depois ganhou de Francisco Helton da Rocha (RN), em seguida superou Felipe Gabriel Prado (MS) e, na final, perdeu para Kauã de Brito Lima (RJ) por decisão de 5 x 0. E essa também foi a primeira medalha nacional de Antônio nos Jogos Escolares da Juventude.

De acordo com o técnico principal da seleção mato-grossense de Wrestling e um dos pioneiros na implantação da modalidade em Mato Grosso, Francisco Fernandes Júnior, o Chiquinho, a luta olímpica, também chamada de Wrestling, foi implantada em 2013 no estado de Mato Grosso. E, segundo ele, desde então, cresce acolhida e alicerçada em todas as etapas dos Jogos Escolares da Juventude, das etapas municipais, regionais e estaduais às nacionais.

“Todos os lutadores de Wrestling de MT devem aos Jogos Escolares da Juventude, que são uma competição patrocinada pelo governo. É por meio dos Jogos Escolares que o governo incentiva a prática da modalidade. São nesses jogos que todos costumam competir e medalhar pela primeira vez. Todos eles passam e tiram proveito desse evento esportivo do governo, que serve para prepará-los para a vida e para competições maiores”, diz Chiquinho.

Para o titular da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso (Sael-MT), Leonardo de Oliveira, as dez etapas regionais e as três estaduais, que são pagas na integra pela Sael, e mais o pagamento do transporte e da alimentação nas duas etapas nacionais, servem para incentivar a prática esportiva. E, segundo ele, não somente na luta olímpica, como também em todas as modalidades envolvidas nos Jogos Escolares da Juventude.

“A função da secretaria é de incentivar e fortalecer o esporte. Para que todos os membros da sociedade se envolvam com o esporte e recebam seus benefícios. E a secretaria precisa sempre atuar com uma visão macro, com vistas para eventos e projetos que levem proveitos ao máximo de pessoas possível. As vezes não conseguimos ajudar um único atleta numa situação específica, mas com certeza ele foi beneficiado em alguma medida por nossas ações”, diz o secretário.

Resultados (Cat. B)

Masculino Pesado
Antônio Capitula Neto (2º Colocado)

Masculino Médio
Victor Hugo Chaves (8º Colocado)

Masculino Leve
Daniel Ferreira (1º Colocado)

Feminino Pesado
Adrielly Gonçalves Prado (11º Colocado)

Feminino Médio
Luana Karine Ramos (5º Colocado)

Feminino Leve
Ketelen Loraine Barbosa (13º Colocado)

Texto: Junior Martins
Foto: Washington Alves/Exemplus/COB


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.