;

Especiais

Religião| Igreja orienta batizar filhos de gays, diz padre de Curitiba

Com informações do Notícias ao Minuto
O batizado de três filhos de um casal homossexual em uma igreja de Curitiba (PR) ganhou o noticiário do Brasil inteiro, mas não é algo inédito nem impossível de acontecer. Em entrevista à ANSA, o padre Alex, que trabalha na Arquidiocese da capital paranaense e acompanhou de perto o caso de Toni Reis e David Harrad, diz que a possibilidade de batizar herdeiros de cônjuges homoafetivos é prevista pelo direito canônico desde a década de 1980.
"Na verdade, nós já temos essa autorização faz algum tempo. Não é o primeiro caso, mas este teve muita visibilidade, até porque a luta de Toni é famosa. Temos a intenção de batizar todas as pessoas que pedem o batismo. Essa é a orientação da Igreja", explica.
Toni Reis é secretário de educação da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) e divulgou no Facebook a saga com seu parceiro, David Harrad, para batizar seus três filhos: Alyson, 16 anos, Jéssica, 14, e Filipe, 12.
A cerimônia ocorreu no último dia 23 de abril, na Catedral de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em Curitiba, e o casal ficou tão feliz com a conquista que decidiu até mandar uma carta ao papa Francisco.
A resposta chegou nesta semana, em uma correspondência assinada por um assessor da Secretaria de Estado do Vaticano, o que colaborou para dar notoriedade ao caso. No texto, o monsenhor Paolo Borgia escreve que o Pontífice "deseja felicidades, invocando para sua família a abundância das graças divinas".
"É uma carta padrão, as pessoas que se correspondem com a Santa Sé recebem respostas", minimiza o padre Alex. Antes de conseguir batizar seus filhos, o casal teve seu pedido negado por quatro paróquias, apesar de essa possibilidade ser autorizada pelo direito canônico. Então eles decidiram recorrer à Catedral de Curitiba, que permitiu o sacramento.
"Eles procuraram a Catedral de Curitiba, e o pároco de lá, já sabendo disso [da permissão], apenas comunicou o arcebispo. Mas não é algo difícil de conseguir", acrescenta o religioso. Segundo ele, a única exigência é o compromisso de que os filhos sejam educados na fé católica.
"A fé católica considera como matrimônio apenas a união entre homem e mulher, mas não condena pessoas homoafetivas que vivem juntas", ressalta. No entanto, se o batismo de filhos de homossexuais é permitido, por que quatro paróquias rejeitaram o pedido de Toni e David?
Para Alex, uma eventual recusa pode se dar por dois motivos. O primeiro é uma desconfiança do sacerdote quanto às intenções do casal de educar seus herdeiros sob a doutrina católica, argumento que o próprio padre da Arquidiocese de Curitiba reconhece que é vago.
A segunda diz respeito às convicções individuais do religioso que nega o batismo. "Pode ser preconceito do próprio padre de não reconhecer essa determinação", afirma. Quando um casal homossexual não recebe autorização para batizar seus filhos em uma igreja, ele deve recorrer à Cúria da arquidiocese em questão, que pode forçar a paróquia a celebrar o sacramento.
O padre Alex ainda salienta que muitos homossexuais não sabem que podem batizar seus filhos na Igreja Católica, enquanto outros preferem manter uma postura de discrição, mas faz um alerta: "A Igreja não mudou a doutrina. O Papa não reconheceu a união de dois homens como matrimônio". (ANSA)

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.