;

Especiais

Educação| Escolas abrirão no fim de semana para atividades culturais e esportivas

Com informações do Notícias ao Minuto
As portas de escolas públicas do país poderão ficar abertas durante os fins semana e em período de recesso escolar para atividades culturais, esportivas e de lazer. A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96) para permitir que os estabelecimentos de ensino sejam utilizados.
O texto original do Projeto de Lei 2240/15, proposto pelo deputado Aliel Machado (Rede-PR), foi aprovado com emenda do relator, deputado Giuseppe Vecci (PSDB-GO).
Inicialmente, Vecci apresentou parecer pela rejeição, por entender que a iniciativa para regular o assunto deveria ser do Poder Executivo e não de um parlamentar. Para ele, ao prever uma autorização expressa para a abertura das escolas nos períodos citados, o projeto de lei estaria desrespeitando o princípio constitucional da reserva de administração, que garante ao Poder Executivo e não ao Legislativo a iniciativa para dispor sobre a organização e o funcionamento da administração pública.
Vecci, no entanto, optou por uma emenda que condiciona a abertura da escola à prévia aprovação no projeto político pedagógico do estabelecimento de ensino. “É extremamente importante que a abertura das escolas se dê associada a propostas pedagógicas e acompanhamento que potencializem educacionalmente a utilização da estrutura da escola”, disse o relator, ao propor a emenda.
O projeto tem caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.Com informações da Agência Senado.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.