;

Especiais

Educação| Estados recebem lista de escolas aptas a aderir ao Ensino Médio

Com informações do Portal Brasil
Secretarias estaduais de educação receberão, a partir da próxima segunda-feira (3), a lista das escolas aptas a aderir ao Programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. O cronograma do programa foi divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Ministério da Educação (MEC).
A iniciativa, lançada com a reforma do ensino médio, vai garantir apoio às redes estaduais por dez anos, para ampliação do ensino integral, que é uma das prioridades do governo federal.
“A ampliação dessas vagas está em sintonia com a implantação do novo ensino médio”, afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho. “O apoio aos estados tem como foco elevar a qualidade do ensino no país, garantindo mais oportunidades aos jovens.”
O programa será implementado de forma gradual e foi concebido para garantir o alcance das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Uma das metas visa o atendimento de 50% das escolas públicas e de 25% dos estudantes em tempo integral até 2024.
O investimento inicial para o programa é de R$ 1,5 bilhão, destinados à criação de 500 mil novas vagas, sendo 257 mil delas dentro do ciclo 2018-2020, ao qual se refere o calendário divulgado. O Ministério da Educação dará um aporte de R$ 2 mil por aluno/ano matriculado nas escolas de tempo integral.
Calendário
As secretarias de educação que aderirem ao programa terão dois meses de planejamento para o ciclo 2018-2020. O tempo começa a contar a partir do envio da lista das escolas aptas. Os estados terão até o dia 3 de agosto para escolher as escolas que participarão do programa, enviando o formulário de adesão à Secretaria de Educação Básica (SEB). 
No caso de haver demanda acima do previsto, a prioridade será para escolas em áreas de maior vulnerabilidade socioeconômica, que tenham maior número de alunos atendidos no ensino médio, conforme o último censo escolar, e com disponibilidade de infraestrutura. 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.