;

Especiais

Mato Grosso| Saúde implanta sistema online de regulação para melhorar atendimento à população

Com informações da Assessoria SES-MT
A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Secretaria Adjunta de Regulação, iniciou no dia 15 de maio uma capacitação para servidores e funcionários das secretarias de saúde dos 141 municípios do Estado e de técnicos da SES-MT, que trabalham nos 16 escritórios regionais, para a implantação do Sistema Online de Regulação (Sisreg). A capacitação segue até o dia 14 de julho e a partir de agosto o novo sistema deverá funcionar em todos os municípios.
Segundo a superintendente de Regulação, Sandra Regina Altoe, atualmente a regulação é feita a partir da chegada de documento das unidades de saúde dos municípios, via malote; são milhares de documentos diariamente que viajam quilômetros para serem cadastrados na capital. São documentos relativos a pedidos de mais de cinco mil tipos de procedimentos da tabela de serviços do SUS, o que dificulta a mensuração da demanda mensal e a agilidade no cadastramento das solicitações da população.
“A partir de agosto, com o Sisreg, esses documentos serão enviados online pelas unidades de saúde dos municípios para a Central de Regulação em Cuiabá, e o próprio sistema fará o cadastramento e o agendamento do pedido de procedimento, automaticamente, de acordo com vaga disponível. O agendamento retorna para a unidade solicitante que informa ao usuário em qual unidade executante o procedimento será realizado"
Sandra destaca a transparência do processo regulatório do novo sistema. "Ele gerencia eletronicamente as filas de espera. Também destaco a agilidade no agendamento, pois o usuário é informado da data, horário, local, nome do profissional e a unidade de saúde onde será atendido. A comunicação entre os municípios e a Central de Regulação e o cidadão usuário do SUS será mais rápida eficaz”, salientou.
A partir do funcionamento do Sisreg, a SES-MT tem como meta futura reduzir o tempo de espera por atendimento aos procedimentos de média e alta complexidade do SUS, mas de imediato já poderá obter com maior confiabilidade informações sobre o fluxo dos usuários na rede de serviços de saúde, dentre outros aspectos do atendimento.
O Sisreg subsidia as áreas de controle, avaliação e planejamento e programação facilitando aos gestores a tomada de decisão para melhorias na rede de atenção à saúde. “A flexibilidade das funcionalidades é outro fator importante, pois permite a adequação das peculiaridades locais para organizar de forma mais igualitária o acesso da população ao SUS”, concluiu a superintendente de Regulação da SES/MT.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.