;

Especiais

Foco e Fé| Eclesiastes 3: um tempo para tudo - estudo bíblico

"Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1
A vida é feita de muitas experiências e emoções diferentes. Eclesiastes 3 explica que há momentos de alegria e de tristeza, de surpresa e de desilusão, de sucesso e de fracasso... As coisas mudam, passam, transformam-se. Nenhuma situação dura para sempre. Na vida, tudo é passageiro.
Mas existe uma coisa que nunca muda: Deus. Deus é sempre igual, todos os dias, por toda a eternidade! Ele é o único que não falha. Quando pomos nossa confiança nas coisas deste mundo, vamos ficar desiludidos mas podemos confiar totalmente em Deus.
Sem Deus, todas as experiências da vida são inúteis, sem razão nem esperança. Mas, quando confiamos em Deus, encontramos valor nas nossas experiências e podemos apreciar a vida que Ele nos deu.

Um tempo certo

Há um tempo correto para cada experiência. Por exemplo, um bebê recém-nascido tem de crescer um pouco antes de poder comer comida sólida. Da mesma forma, há uma ocasião certa para cada fase da vida.
Muitas vezes queremos tudo na hora, sem esperar pelo tempo certo. Isso não é bom. Construir a casa na areia é mais rápido que construir na rocha mas a base não é sólida. Se apressamos as coisas, recebendo coisas pelas quais não estamos preparados, podemos passar por muito sofrimento. Por exemplo, muitas pessoas têm um casamento infeliz porque não esperaram até estarem prontos para o casamento.
É muito importante procurar o tempo de Deus para nossas vidas. Ele sabe o que é melhor para nós. Esperar o tempo de Deus é aprender a ter paciência, domínio próprio e equilíbrio. Quando esperamos o tempo certo, descobrimos uma alegria especial nas coisas que Deus nos dá.

Uma esperança que não é passageira

Nesta vida, os momentos de tristeza, dor e sofrimento vão passar. As alegrias temporárias deste mundo também são passageiras. Mas, em Jesus, temos uma promessa eterna: no tempo certo, Jesus voltará para julgar o mundo e levar os salvos para o Céu.
No Céu, não haverá mais sofrimento. Finalmente teremos alegria eterna, junto de Deus! Tudo acaba mas a palavra de Jesus nunca passa.
"Fiquei pensando: O justo e o ímpio, Deus julgará ambos, pois há um tempo para todo propósito, um tempo para tudo o que acontece." Eclesiastes 3:17

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Gloria á deus que o senhor jesus a bençoi ricamente cada dia mais.

      Excluir
  2. Quando não queremos entender o tempo que não é nosso, mas que choramos ou ficamos alegres ao fazer o uso do tempo. Pensamos nisso?

    ResponderExcluir
  3. Deus e senhor do tempo

    ResponderExcluir
  4. Palavra maravilhosa 🥺🥺🥺🥺🥺🥺. Não dá vontade de parar de ler. Falou muito ao meu coração.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa essa explicação..que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos amém

    ResponderExcluir
  6. Porque Deus só revela o destino e não nos revela o processo e eu comecei a entender o coração de Deus, pq,o senhor faz o q faz e por que não nos revela,pq se Deus nos revelar o processo, nós nunca aceitaríamos a vontade dele sobre nós.Deus levou minha filha de 26 anos com câncer,mais foi lindo demais,ele nos preparou na hora certa,tudo no tempo dele,pq não é só vc ser cristão é vc está preparado pra ir com Deus,pq a morte, não é o fim é um recomeço do grande dia 🙌🙏🏾a saudade é enorme,mais é só mais um processo e no tempo certo Deus vai dar vitória em nome de Jesus Cristo 🙏🏾😘 amo essa passagem 🙌

    ResponderExcluir
  7. Nossa que estudo lindo
    Amor a palavra de Deus

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.