;

Especiais

Saúde| Após surto, países exigem vacinação contra febre amarela

O surto de febre amarela em estados brasileiros fez com que alguns países passassem a exigir que viajantes procedentes do Brasil tenham sido vacinados contra a doença.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) informaram que os países são: Panamá, Nicarágua, Venezuela, Costa Rica, Equador e Cuba.

Eles passaram a exigir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) contra a febre amarela para todos os viajantes acima de nove meses de idade procedentes do Brasil, inclusive viajantes que fizerem conexão por mais de 12 horas.
De acordo com o G1, os viajantes que partirem do Brasil com destino a esses países deverão apresentar CIVP válido, ou seja, um registro de vacinação contra a febre amarela realizada pelo menos 10 dias antes da viagem.
A Organização Mundial de Saúde (OMS)explica que a emissão do CIVP é autoriazada ao viajante que tenha tomado uma dose da vacina contra a febre amarela, que tem validade para toda a vida. O cidadão que já foi vacinado precisa apresentar o cartão de vacinação com os dados da vacina para emissão do CIVP.
O cartão nacional de vacinação deve estar preenchido corretamente com a data de administração e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação.
Segundo a Anvisa, o viajante que não tiver nenhum histórico vacinal comprovado terá que tomar uma dose para emissão do certificado.
Noticias ao minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.