;

Especiais

Saúde| Cesarianas afetam a evolução humana, diz estudo

Cada vez mais mães precisam de cirurgia para dar à luz devido ao fato de terem um canal pélvico estreito.

Um grupo de pesquisadores austríacos estima que o casos em que o bebê não cabe no canal pélvico aumentaram de 30 em mil nos anos 60 para 36 em mil nascimentos hoje em dia.

Historicamente, como reporta a BBC, estes genes (que determinam que se tem um canal pélvico estreito) não passariam de mãe para filha uma vez que ambos morreriam no parto se não se fizessem cesarianas.

O uso regular de cesarianas está provocando impacto na evolução humana. Por um lado quem tem um canal pélvico sobrevive ao parto e ainda passa os genes às filhas que também terão canais pélvicos estreitos. Por outro lado, as cesarianas também permitem que nasçam bebês maiores – que não passariam no canal pélvico – acabando assim com a força seletiva que antes existia, que era a tendência para só sobreviverem os bebês menores.


Phillip Mitteroecker, do departamento de biologia teórica na Universidade de Viena, esclareceu: "A nossa intenção não é criticar a intervenção médica. Mas dizer que teve um efeito evolutivo".

Noticias ao minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.