;

Especiais

Mato Grosso| Ensino em tempo integral funcionará em 14 escolas estaduais em 2017

O ensino em tempo integral será realidade em 14 escolas da rede estadual a partir do próximo ano letivo e contemplará cinco mil estudantes de seis municípios. A medida compreenderá, inicialmente, o Ensino Médio e faz parte do Pró-Escolas, programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc-MT) que abrange o desenvolvimento de ações em estrutura, ensino e inovação, com foco na melhoria da aprendizagem.
As unidades que adotarão o modelo passarão por adequações na estrutura física, para instalação de laboratórios, renovação de quadras poliesportivas e refeitórios. Para a implantação do projeto, que precisou ser validado antes pelo Ministério da Educação (MEC), o Estado receberá R$ 10 milhões por ano do Governo Federal. Esse valor deverá ser investido em 11 das 14 escolas. Outras três serão mantidas com recursos da própria Seduc.
A equipe de Gestão Escolar da Secretaria responsável pela iniciativa prestará, ainda, suporte aos diretores, a fim de auxiliá-los nas primeiras ações necessárias para o início do ano letivo de 2017.
No ensino de período integral, os estudantes recebem três alimentações diárias (café da manhã, almoço e lanche) e passam a ter um acompanhamento mais próximo por parte dos professores, para reforço do conteúdo ofertado em sala de aula.
Uma das principais finalidades da implantação do modelo será a de reduzir os índices de evasão escolar. O secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, destaca que, combatendo esse problema, demais mazelas sociais também são enfrentadas.
“É preciso deixar claro que a evasão escolar mata. Na primeira via, mata-se uma biografia, ou seja, um médico, engenheiro ou qualquer outro profissional. Na segunda forma, mais dolorosa, é quando o jovem sai da escola e cai na criminalidade, tendo, provavelmente, uma vida mais curta”, observa Marrafon.
Protagonismo estudantil
Regiões do Brasil onde o modelo foi implantado apresentaram melhores resultados nos quesitos educacionais. Em Pernambuco, onde o sistema funciona em 50% das escolas, a evasão escolar foi reduzida praticamente a zero e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) passou a ser o melhor do País.
Para estimular a aprendizagem, a grade curricular também deverá passar por algumas mudanças, tornando-se mais voltada às vocações de cada estudante. O aluno poderá escolher se aprofundar nas áreas do conhecimento que mais lhe despertem o interesse. Além disso, é previsto o desenvolvimento de uma série de atividades culturais, educacionais e de incentivo a práticas esportivas.
“Há um anseio entre os estudantes por um novo modelo pedagógico, para um ensino mais voltado à realidade que favoreça o protagonismo estudantil. Temos percebido isso e, com toda a força, tentado atender essas demandas. É necessário atualizar a comunicação com os estudantes, para que as escolas se tornem ambientes mais agradáveis à aprendizagem e que possam trazer melhores resultados”, pontua o secretário.
Na Escola Estadual José de Mesquita, em Cuiabá, o modelo de ensino começou a funcionar neste ano para o Ensino Médio, como um projeto piloto. Estudante regular da unidade desde 2014, o adolescente Lucas Amorim, de 16 anos, que também é o presidente do grêmio estudantil, disse ter notado uma diferença significativa na vivência escolar após a implantação do período integral.
Segundo ele, os alunos passaram a se envolver mais com a escola e a demonstrar um interesse maior em cuidar do ambiente. “Isso refletiu em melhoria no desempenho como um todo, pois após as aulas podemos ficar um pouco mais e tirar dúvidas com os professores, o que não acontecia antes”, conta.
Estudo criterioso
As 14 escolas estaduais que vão receber o ensino em tempo integral foram escolhidas após um criterioso trabalho de seleção feito por técnicos da Seduc, que realizaram vistorias para análise das estruturas e, sobretudo, estabelecer diálogos com a comunidade escolar, entre alunos, professores e diretores.
Para 2017, a Seduc pretende estender o modelo também ao Ensino Fundamental. A intenção é levar a medida para 45 unidades do Estado até 2018.
A rede estadual de Educação é formada por 400 mil alunos, 759 escolas e 23,7 mil professores.
Confira quais as escolas contempladas:
Escola Estadual Rafael Rueda - Cuiabá
Escola Estadual José de Mesquita - Cuiabá
Escola Estadual Cleinia Rosalina - Cuiabá
Escola Estadual Padre João Panarotto - Cuiabá
Escola Estadual Antônio Epaminondas - Cuiabá
Escola Estadual Nilo Póvoas - Cuiabá
Escola Estadual Honório Rodrigues de Amorim - Várzea Grande
Escola Estadual João Sato - Araputanga
Escola Estadual Adolfo Augusto de Moraes - Rondonópolis
Escola Estadual Pindorama - Rondonópolis
Escola Estadual André Antônio Maggi - Rondonópolis
Escola Estadual Silvestre Gomes Jardim - Rondonópolis
Escola Estadual Nossa Senhora da Guia - Barra do Garças
Escola Estadual Mário Spinelli - Sorriso
Portal MT.GOV

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.