;

Especiais

Eles e Elas| Whey protein pode ser desperdício de dinheiro, dizem especialistas

Whey protein, caseína, albumina, BCAA, maltodextrina, creatina, CLA... são inúmeros os suplementos alimentares que os frequentadores de academia mais assíduos ingerem para crescer e secar, mas será que eles realmente cumprem o que prometem? Segundo o nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), nem sempre. "Quando a pessoa usa sem necessidade de ingerir uma quantidade proteica além da alimentação, está jogando dinheiro fora", revela o especialista em entrevista ao UOL.
Somente fazer musculação, ainda que de forma intensa, não é justificativa para ingerir whey, aponta a nutróloga Ana Luisa Vilela: "Eu, particularmente, prefiro que o paciente coma um bife. Quanto menos coisas industrializadas consumirmos, melhor", afirma. Para ela, a suplementação deve ser encarada como um medicamento, e não usado indiscriminadamente, sob risco de desenvolver problemas renais. "Acho falho que a legislação permita a prescrição e a venda desses produtos tão facilmente", completa.

A quantidade de proteína ingerida vai depender muito de fatores biológicos, como idade, peso, tipo de exercício e, claro, objetivo. Por isso, a suplementação só é recomendada àqueles que precisam de uma demanda muito maior do que a alimentação fornece. "Um maratonista, que consome 3.500 calorias por dia, precisará que 15% desse número seja de proteína, preferencialmente de alto valor biológico, como ovos e carnes. Mas, às vezes, é uma quantidade muito grande de comida, e a suplementação facilita", exemplifica o nutrólogo.
Noticias ao minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.