;

Especiais

Mundo| Atentado no aeroporto de Istambul deixa dezenas de mortos e feridos

Ao menos duas explosões atingiram nesta terça-feira, 28, o Aeroporto Internacional Kemal Ataturk, em Istambul, matando ao menos 32 pessoas e ferindo 88, de acordo com informações divulgadas  por agências internacionais na noite desta terça-feira (28). Segundo autoridades turcas, dois homens-bomba detonaram explosivos no terminal de desembarques internacionais. Todos os voos chegando e saindo do aeroporto foram cancelados.

Ao Parlamento turco, o ministro da Justiça, Bekir Bozdag, informou que um dos terroristas se explodiu em frente ao posto de controle de raio X na entrada terminal internacional. Outro suspeito abriu fogo com um fuzil AK-47 e trocou tiros com policiais presentes no aeroporto. Posteriormente, ele também se explodiu. O aeroporto possui dois controles de raio X: um na entrada do saguão e outro já nos trâmites de embarque.

Testemunhas disseram ter visto atiradores em ação no estacionamento, mas essa informação ainda não foi confirmada pelo governo turco.O aeroporto é o principal do país e serve de ponto de conexão para voos para o Cáucaso, Norte da África, Leste Europeu e Oriente Médio. Os feridos foram levados para o Hospital Barkikoy.

Imagens do canal estatal TRT mostraram diversas ambulâncias e equipes de resgate chegando ao terminal. Fotos publicadas em redes sociais mostraram as vítimas deitadas no chão do terminal em meio a destroços da explosão. Táxis, segundo testemunhas, se apressavam em tirar pessoas do local.

A Turquia tem sido alvo de diversos atentados nos últimos meses, tanto de militantes islâmicos quanto de separatistas curdos. Dois deles, na parte turística de Istambul, foram reivindicados pelo Estado Islâmico.


No mais recente deles, um carro-bomba atingiu uma delegacia no centro de Istambul na hora do rush, matando 11 pessoas e ferindo 36. Os atentados recentes têm prejudicado o turismo na cidade, uma das principais fontes de receita do país.


Da Istoé

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.