;

Especiais

Saúde em pauta: Saia do sedentarismo e divirta-se


Fazer exercícios físicos em uma academia não é só levantar pesos ou ficar diante de uma televisão pedalando até o corpo não aguentar mais. Se você desanima ao pensar nestas e em outras atividades mais comuns, saiba que existem novidades para você se movimentar com prazer, dançando ou descobrindo os segredos das artes marciais.

 Antes de começar

O primeiro passo é se certificar de que você pode iniciar uma rotina de condicionamento – consulte o seu médico e não deixe de fazer o exame prévio exigido pelas academias – e contar com a orientação e o suporte de um profissional especializado. “Além disso, a maioria dos estabelecimentos oferece aulas experimentais, o que também facilita a escolha do quê fazer”, diz a personal trainner Thais Bechepeche.

Por sua vez, a educadora física Alethéa Carvalho, do blog Estilo de Vida, explica que o importante é se familiarizar com a atividade e evitar lesões. “Comece com três vezes por semana, por exemplo, e aumente de acordo com o seu ritmo, descansando um ou dois dias na semana porque é muito importante”, destaca.

Não faltam alternativas para você malhar e ainda se divertir enquanto cuida da saúde e do corpo. Veja abaixo as novidades que o Portal Vital descobriu com especialistas e que estão disponíveis na maioria das academias.

Zumba

O que é: Uma dança que mistura ginástica, ritmos latinos, como merengue e salsa, movimentos aeróbicos e até axé.

Vantagens: Além de divertida, desenvolve a coordenação, a agilidade e o condicionamento.
Quem pode fazer: Pessoas que gostam de socializar, de descontrair e que desejam emagrecer.

Ginástica funcional

O que é: Agrega ao seu treino movimentos do cotidiano, como levantar da cama, ir ao banheiro, trocar de roupa, dirigir, trabalhar, comer etc.

Vantagens: Favorece o equilíbrio, a força, a agilidade, a flexibilidade e a resistência, assim como fortalece, melhora a postura, dá condicionamento e aumenta a coordenação e a consciência corporal.

Quem pode fazer: Todas as pessoas.

Crossfit

O que é: Uma versão mais intensa do treinamento funcional, baseada em movimentos do levantamento e ginástica olímpica e da corrida.

Vantagens: Resultado rápido de força, agilidade e definição do corpo.

Quem pode fazer: Todos que tenham experiência com outras atividades e que não sintam dificuldade com exercícios mais intensos.

Ballet fit ou ballet fitness

O que é: Aula que mescla ballet clássico com exercícios do treinamento funcional e do pilates. Usa a técnica da dança de forma mais branda, combinada a essas outras modalidades, para alongar e melhorar a postura.

Vantagens: Fortalece a musculatura.

Quem pode fazer: Desde bailarinas até quem nunca colocou uma sapatilha.

Total barre

O que é: Mistura pilates com música, utilizando as barras das aulas de ballet.  A sessão tem, normalmente, uma hora de duração e mistura exercícios aeróbicos, de força e alongamento.

Vantagens: Fortalece, alonga, melhora a postura, desenvolve a consciência corporal e aumenta a sensação de bem-estar.

Quem pode fazer: Pessoas em busca de uma forma mais dinâmica de se exercitar.

TRX

O que é: A sigla vem de Total-body Resistance eXercise e envolve uma faixa no formato de "Y" presa a uma parede fixa. O corpo trabalha em suspensão, motivo pelo qual é chamado de treino em suspensão no Brasil. Como apenas o seu corpo é sua resistência, você define o grau de dificuldade. Exige força e coordenação motora, apesar da simplicidade da técnica.

Vantagens: Corrige a postura, fortalece a coluna e melhora equilíbrio.

Quem pode fazer: Praticantes interessados em manter a forma sem maiores impactos.

Circuito aquático

O que é: Ciclo na piscina com diferentes modalidades e exercícios reunidos, como bicicleta, step e abdominal. Aumenta a frequência cardíaca sem o esforço de esportes de impacto.

Vantagens: Incrementa a resistência muscular, a força e o condicionamento.

Quem pode fazer: Por não ter impacto, é uma ótima recomendação para pessoas com problemas de coluna e joelhos.

Muay thai

O que é: Arte marcial que, na academia, dá origem a treinos com exercícios de luta. Ideal para liberar energia, diminuir o estresse e queimar calorias.

Vantagens: Em uma hora, você queima de 800 a 1.000 calorias.


Quem pode fazer: Indicado para a perda de peso e ganho de condicionamento.



Via Portal Vital 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.