;

Especiais

Estudantes e professores da Unemat representam Mato Grosso em Congresso Brasileiro de Comunicação

O evento acontecerá no Rio de Janeiro
Por Cassiane Mews 

O curso de Jornalismo da Unemat de Alto Araguaia vai representar o estado de Mato Grosso no 38º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). Ao todo, são oito alunos e três professores que vão participar do Intercom. O evento será realizado na cidade do Rio de Janeiro-RJ, entre os dias 04 a 07 de setembro, e terá como tema “Comunicação e Cidade Espetáculo.

Após participarem e conquistarem cinco prêmios no Congresso Regional da Intercom, em Campo Grande - MS, no mês de junho, os jovens garantiram o ‘passaporte’ para a fase Nacional. Agora o desafio será maior, pois vão concorrer com trabalhos de todo o Brasil.

Entre os estudantes, seis concorrerão com cinco trabalhos no Prêmio Expocom (XXII Jornada de Pesquisa Experimental em Comunicação), disputando em três categorias distintas nas modalidades Projeto de Assessoria de Imprensa, Reportagem em Jornalismo Impresso, Ensaio Fotográfico Artístico, Fotonovela e Roteiro de Não-Ficção. Enquanto dois alunos irão apresentar um artigo no Intercom Júnior (XI Jornada de Iniciação Cientifica em Comunicação).

Para o estudante Caio Higor da Silva Alvarenga, carioca, do sexto semestre de Jornalismo, o evento é novidade. “Estou feliz por participar pela primeira vez e poder representar a Unemat e o estado de Mato Grosso. Poder levar um pouco do que produzimos aqui em um evento de nível Nacional é gratificante”, afirma Caio. O acadêmico disputará a categoria Roteiro de Não-Ficção.

Já o recém-graduado do curso de Jornalismo, Ronaldo Divino Borges, é veterano em Intercom. Ele já conquistou três prêmios regionais e dois nacionais. Agora irá em busca do terceiro prêmio nacional na Modalidade Ensaio Fotográfico Artístico. “Hoje me sinto tranquilo e preparado para mais uma apresentação de trabalho do Expocom. Nós alunos da Unemat nos tornamos grandes diante das inúmeras faculdades Federais e particulares. Já me sinto vencedor só de participar do evento que além de prêmios nos agrega conhecimento e valores”, completa Ronaldo.

Além desses trabalhos de graduação, três professores tiveram seus artigos aceitos e vão expor o resultado de suas experiências nos Grupos de Pesquisa (GP) do Intercom. Os professores Ana Carolina de Araújo Silva e Eduardo Fernando Uliana Barbosa em co-autoria com o artigo “Jornalismo online ambiental em Mato Grosso: uma análise de notícias sobre desmatamento”; o professor Eduardo Fernando Uliana Barbosa com o artigo “Newsgames: a informação aliada ao entretenimento”, e o professor Lawrenberg Advíncula da Silva com o artigo “Cavalgada de Poconé-MT: tradição medieval, folkcomunicação e espetáculo”.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.