;

Especiais

Sem fiscalização comerciantes de Alto Taquari vendem bebidas alcoólicas para menores


Venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos é rotina nos bares e alguns supermercados de Alto Taquari. No último final de semana nós do Blog Alto Taquari em pauta presenciamos várias cenas onde menores entravam e saíam de bares com cerveja nas mãos.

Mesmo após a aprovação do Projeto de Lei 5.502/2013, do Senado Federal, que tipifica como crime, no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990), a venda de bebidas alcoólicas a menor de 18 anos, alguns comerciantes insistem contrariar.

A incidência é maior nas proximidades do Lago Municipal, onde o consumo de álcool por adolescentes é grande, e a fiscalização no caso, o Conselho Tutelar depende da colaboração do cidadão através de denúncias para agirem.

“Quando recebemos uma denúncia, nós solicitamos a presença da polícia e vamos ao local, caso o comerciante seja pego em flagrante vendendo bebida alcoólica, ele é preso na hora” disse Luciana Rosa, conselheira tutelar.

No entanto, alguns moradores reclamam que mesmo realizado denúncia junto aos órgãos responsáveis, o sistema é falho e muitas vezes eles “conselheiros” não se deslocam para confirmarem a denúncia.

“Muitas vezes quando recebemos denúncia, nós encaminhamos a polícia ou a promotoria, pois somente eles podem penalizar e autuar, mas sempre fazemos o possível para atender todas as reclamações ”, concluiu a conselheira.


Alguns comerciantes aproveita a brecha que a fiscalização dá, para lucrar, uma vez que os adolescentes consomem mais bebidas alcoólicas (leia aqui) e a desculpa da maioria é o fato da correria não dar tempo para pedir o RG.

Quase todos os bares, supermercados e restaurantes existe um cartaz alertando que a venda de bebidas alcoólicas a menores é proibido, mas mesmo assim, alguns proprietários ignoram.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.