;

Especiais

ECONOMIA: VALORES ALÉM DO 'GUARDAR DINHEIRO'


Falar de economia nos dias de hoje requer conhecimento sobre o assunto, uma vez que a maioria das pessoas desconhece esse campo da ciência social. Os telejornais sempre falam sobre o assunto, seja ele relacionado ao desenvolvimento/crescimento econômico do país ou ao dia a dia do consumidor.   

O Blog Alto Taquari em Pauta conversou com algumas pessoas para saber o que elas entendem sobre o assunto.


                Economia para os entrevistados 


Assunto amplo para ser discutido, buscou-se perguntar sobre a economia no dia a dia de cada um dos entrevistados e sua compreensão sobre a mesma
.

Para a orientadora de artes, dona Iria Blau, a economia consiste em “saber administrar meu dinheiro”, afirma. Já para a pequena Milaine Guimarães de 10 anos de idade, seu pensamento sobre economia consiste em poupar, pois ela acredita que economia é saber “guardar o dinheiro para quando precisar ter”.


        “A palavra economia se relaciona com o "objeto" dinheiro, mas para mim é um leque meio amplo, pois é tudo que envolve "produção, preços, mercado, matemática e outras coisas. O termo lembra os países, com inflação, impostos e por aí vai. Mas também nos lembramos de economizar, poupar” conclui a jornalista Kelly Caetano. 


         As respostas estão corretas, no entanto, economia é mais do que simplesmente  guardar e economizar dinheiro. É uma ciência social que estuda o processo de produção, troca e consumo de bens e serviços. 


Segundo os estudos econômicos, é impossível produzir bens e serviços para atender as necessidades de todos os seres humanos. Isso porque para produzir esses bens precisamos de insumos e de tecnologia, que são escassos. Assim, as sociedades, empresas e governos observam o comportamento de sua sociedade e tenta com os recursos disponíveis atender as suas necessidades.


Em resumo, a economia explica o funcionamento dos sistemas econômicos e busca dar soluções para os problemas de escassez de cada sociedade. É fundamental que as tomadas de decisão dos governos e empresários baseiem-se em responder às quatros questões fundamentais desta ciência: “O que produzir?”, “Quando produzir?”, “Que quantidade produzir?”, “Para quem produzir?”.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.