;

Especiais

Mato Grosso| Casos de chikungunya mais que dobram em MT entre 2016 e 2017

Do G1

O número de pessoas diagnosticadas com chikungunya aumentou 140% em 2017, em relação ao mesmo período de 2016 em Mato Grosso, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Durante o ano passado, foram registrados 9 mil casos de dengue.

Em todo o estado, foram registrados 3.479 mil casos de febre chikungunya em 2017 e, em 2016, 1.443 mil casos.

Em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, foram notificados 2.331 casos da doença em 2017. A secretaria alerta para um possível surto da doença no período chuvoso.

A dona de casa Maria das Dores Gomes afirmou que na família dele cinco pessoas já tiveram a doença. Ela avalia que o acúmulo de lixo em lotes abandonados perto da casa dela possa ter causado a proliferação dos mosquitos.

"Se cada um cuidasse do seu lote, as coisas ficariam muito melhores", disse.

A enfermeira de Vigilância Epidemiológica Relva Cristina de Moura afirmou que a população tem sido orientada a verificar os possíveis criadouros de mosquitos e sobre os sintomas da doença.

"Estamos fazendo a parte educativa, falando sobre água parada e mostrando os principais sintomas", contou.

Em contraponto, os casos de dengue despencaram.


De 26,7 mil casos registrados em 2016, o número caiu em 2017 para 9 mil casos. O vírus da zika também apresentou queda. Em 2016, cerca de 24,3 mil pessoas tiveram a doença. No mesmo período de 2017, aproximadamente 2 mil casos foram registrados.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.