;

Especiais

Eles| Conheça os efeitos colaterais dos remédios contra queda de cabelos


Pessoas que sofrem com a queda de cabelos sempre buscam métodos e fórmulas que acelerem o crescimento dos fios ou, ainda, que curem totalmente a calvície. Em uma busca rápida pela internet é possível encontrar truques caseiros e indicações sobre remédios como Finasterida, Minoxidil e Pantogar.
O médico especialista em restauração capilar Dr. Thiago Bianco recebe diariamente em seu consultório (conheça), pacientes cheios de dúvidas em relação à queda capilar e ao uso dos remédios para tratar a calvície.

“A Finasterida atualmente é a medicação principal para tratamento de queda capilar. Ela bloqueia a enzima 5α-Redutase e inibe a produção de DhT. O grande problema desta medicação é que ela pode causar alguns efeitos colaterais como a perda de apetite sexual, diminuição do volume ejaculatório e, a pior e mais arriscada, a teratogenicidade (alterações no feto) caso utilizado por gestantes”, explica Bianco.
Outro medicamento aliado à prevenção da queda dos fios, é o Minoxidil, um remédio que dilata os vasos sanguíneos. A ação principal é a diminuição da queda e consequentemente o fortalecimento dos fios que estão em processo de afinamento, estes fios, com a melhora na circulação local aumentam de espessura. O remédio pode ser aplicado em forma de loção ou espuma.
Já o Pantogar, queridinho entre as mulheres, é um complexo vitamínico que auxilia no tratamento da queda de dentro para fora. “O Pantogar é um suplemento vitamínico que vai suprir as carências vitamínicas, proteicas e com uma ação mais direcionada à pele, cabelo e unhas. Geralmente, os pacientes sentem diferença no tônus da derme, nas unhas e na queda capilar. Além disso, sentem diferença na qualidade dos fios que cresceram”, complementa o médico.
Para o especialista, é importante saber que todos os remédios citados são formas preventivas, ou seja, não funcionam quando a calvície já se tornou definitiva. “Somente um especialista pode esclarecer as dúvidas, advertir sobre os efeitos colaterais e alinhar a expectativa do paciente com a realidade que o tratamento vai proporcionar. Se mesmo com este tipo de tratamento a calvície avançar, somente o transplante capilar poderá reverter definitivamente a calvície”, finaliza o médico.

Noticias ao minuto 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.