;

Especiais

Mato Grosso| MPF diz que Gilmar Fabris não tem condições para concorrer à reeleição

Com informações do Circuito Mato Grosso
Ministério Público Federal protocolou embargo de declaração contra a aprovação do registro de candidatura no deputado Gilmar Fabris (PSD), pré-candidato à reeleição. No documento do recurso publicado nesta quinta (13) pelo TREMT (Tribunal Regional Eleitoral), o órgão diz haver razões inegáveis de envolvimento do parlamentar em ações criminosas.
O Ministério Público cita denúncia feita em 2009 contra Fabris por incursos em penas dos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. A denúncia foi acatada e julgada pelo Tribunal de Justiça que condenou o parlamentar a seis anos e oito meses de prisão.
“O candidato impugnado incorre na causa de inelegibilidade estatuída no artigo 1º, inciso I, ‘e’, 1, da Lei Complementar nº 64/90, vez que foi ele condenado por decisão proferida por órgão colegiado à pena de 06 anos e 08 (oito) meses de reclusão pela prática de crime contra a Administração Pública, mais especificamente peculato em continuidade delitiva (22 vezes)”, pontua o órgão.
A defesa de Gilmar Donizete afirma que o critério de inelegibilidade não se aplica ao seu cliente por o processo ainda não estar em trânsito julgado. A condenação pelo Tribunal de Justiça não se aplica por estar pendente de julgamento de embargos de declaração.
O Ministério Público contesta que a aplicação do critério é válida se julgada por um colegiado de juízes conforme previsto na Lei Complementar 64/90, base da Lei Ficha Limpa. “A mera publicação da decisão prolatada por órgão colegiado é o que basta para atrair a incidência da sobredita causa de inelegibilidade que afeta a capacidade eleitoral passiva do impugnado”.
Fabris está na lista do Ministério Público Federal e da Procuradoria Geral Eleitoral de políticos recomendados à impugnação e por ficha de corrupção de improbidade administrativa. Romoaldo Junior (MDB), que também estava em situação semelhante, tornou-se elegível novamente estava semana com a revisão pelo TCU (Tribunal de Contas da União) que o havia condenado por irregularidades em contas de gestão em 2009.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.