domingo, 10 de setembro de 2017

Suicídio: o estigma e tabu que afeta milhares de pessoas no mundo

Da Redação com Notícias ao Minuto

O  suicídio é hoje a 2ª maior causa de morte de pessoas com idade entre 15 e 19 anos em todo o mundo, um caso grave de saúde pública que precisa ser discutida e tratada com urgência.

O comportamento suicida geralmente surge como consequência de uma doenças mentais não tratadas que vão desde a ansiedade e depressão até a esquizofrenia.

Em 90% dos casos a morte poderia ter sido evitada caso a pessoa tivesse recebido assistência profissional ou os sinais fossem observados com mais atenção. Por isso a importância de reconhecer os sinais e ajudar um potencial suicida.  

Sabia que :

Suicídio: o tabu das doenças mentais - O suicídio é hoje a 2ª maior causa de morte de pessoas com idade entre 15 e 19 anos em todo o mundo, um caso grave de saúde pública que precisa ser discutida e tratada com urgência.

Caso sério - Hoje o suicídio é a segunda maior causa de morte de pessoas com idades entre 15 e 19 anos em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Suicídio: o estigma e tabu que afeta milhares de pessoas no mundo

Principais fatores - Os dois principais fatores de risco para o suicídio são: tentativa prévia de suicídio e doenças mentais.

Doença mental - Estudos comprovam que quase todos os suicidas sofriam com uma doença mental, geralmente não diagnosticada, consequentemente não tratada ou tratada de forma inadequada.

Saúde como tabu - Muito visto como covardia, na realidade, o ato é um alerta perigoso para uma sociedade que não fala sobre problemas de saúde mental como ansiedade, depressão, síndrome do pânico ou esquizofrenia.

Dados alarmantes - E os dados são alarmantes, por ano cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio em todo o mundo. É como se a cada 40 segundos, uma pessoa tirasse a própria vida.

Tragédia anunciada - Estimativas garantem que em 50% dos casos o suicida já tinha tentado outras vezes. Pacientes que já tentaram têm de 5 à 6 vezes mais chances de tentar novamente.

O que você precisa saber - A recusa em falar sobre o assunto é a principal barreira que dificulta a prevenção e diagnóstico de outras doenças relacionadas que evoluem até este ponto.

O que você precisa saber - Quando a pessoa diz que quer se matar ela quer sim chamar atenção, mas não no sentido de manipular e sim pedir ajuda. Muitas vezes é um pedido de socorro.



Reações:
Postar um comentário