;

Especiais

Alto Taquari| Inverno chega nesta quarta, a temperatura mínima chegará a 10ºC

Da Redação com Revista Exame

O inverno começa oficialmente à 1h24 desta quarta-feira, 21, e neste ano deve ser marcado por temperaturas irregulares, com picos de muito frio e dias quentes. As chuvas no País, em geral, devem ficar entre normal ou abaixo da média. A temperatura em Alto Taquari seguirá com a máxima em 26ºC e mínima entre 10º e 14ºC durante os 10 primeiros dias desta nova estação.

A estação caracterizada pelas temperaturas baixas, noites mais longas e dias mais curtos, terá ausência do El Niño e Oceano Pacífico tropical com temperatura neutra, o que significa um inverno dentro da normalidade.

O El Niño é um fenômeno climático que leva ao aquecimento fora do normal, muda os padrões de vento e afeta os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.

Segundo Expedito Rebello, coordenador geral do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o início do inverno será chuvoso no Sudeste. Nos meses seguintes, porém, a região terá tempo seco em todos os Estados. As regiões Centro-Oeste e grande parte da região Norte do Brasil terão períodos menos chuvosos, enquanto que o máximo de precipitação concentra-se na parte noroeste da Amazônia, o Estado de Roraima e extremo sul do Brasil.

No Sul, os três Estados terão chuvas acima da média, com geadas, além de ondas de frio intensas.

A estação será ainda de umidade baixa e aumento de queimadas no Centro-Oeste, com chuvas concentradas apenas no Mato Grosso do Sul.

A Região Norte deve ter chuvas em áreas mais setentrionais e tempo predominantemente seco na maioria dos Estados.


No Nordeste, o inverno será marcado por chuvas ocasionais, mas intensas, no litoral leste entre Natal e Salvador.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.