;

Especiais

Meio Ambiente| Mexicano fabrica cimento fosforescente para iluminar estradas

O cimento é um elemento banal na paisagem urbana: onde quer que se olhe, lá está ele. O pesquisador mexicano José Carlos Rubio quis adicionar uma nova característica a esse elemento tão presente nas cidades. O composto criado por ele absorve a radiação ultravioleta durante o dia para brilhar durante a noite.

A principal vantagem do material é que ele retém os raios ultravioleta por muito mais tempo, pois, diferentemente dos plásticos, é inorgânico (além de mais resistente). Para adicionar essa nova funcionalidade, a equipe de pesquisadores da Universidade Michoacana de San Nicolás de Hidalgo liderada por Rubio modificou a estrutura microscópica do cimento Portland, o mais usado no mundo.

A difusão de radiação de luz se dá por meio da sílica, que está presente no cimento e é matéria prima do vidro. Além disso, foram adicionados resíduos industriais, hidróxido de sódio e potássio.

A intensidade de cor da fosforescência varia de acordo com a concentração de aditivos que permitem a passagem de mais ou menos luz. O cimento que brilha no escuro tem a mesma durabilidade do composto comum e emite luz por no máximo oito horas em condições favoráveis.


Mesmo quando usado na produção de concreto, o material preserva suas propriedades, possibilitando o seu uso na iluminação sustentável de edifícios, ciclovias, estradas, entre outras estruturas. No entanto, a ideia é que o cimento fosforescente seja usado apenas em camadas de cobertura de edificações e para sinalização. O motivo: a nova composição custa quatro vezes mais que o cimento tradicional.

Do MSN

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.