;

Especiais

Mais da metade dos brasileiros foram vítimas de golpes digitais em 2024

Fonte: CNN Brasil Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Mais da metade (51%) dos brasileiros foram vítimas de fraudes digitais, incluindo modalidades com o PIX. Um relatório produzido pela BioCatch, publicado no início de dezembro, mostra dados sobre golpes digitais no mundo todo. Houve um um aumento de 65% nos golpes relatados entre 2024 e 2025.

A CNN Brasil teve acesso aos dados em primeira mão.

O levantamento apontou a América Latina como a região com piores números: o volume de golpes aumentou seis vezes em um único ano.

A pesquisa revelou que apenas no Brasil, R$ 4,9 bilhões foram perdidos só no PIX em golpes digitais.

Na América Latina, os golpes mais comuns foram smishing, mensagens de texto (SMS) que induzem vítimas a clicar em links maliciosos ou compartilhar dados pessoais, e vishing, fraudes por telefone que pressionam vítimas a revelar informações sensíveis. 

Ainda sobre o Brasil, o levantamento mostrou que golpes via SMS aumentaram 14 vezes e deepfakes cresceram em 830%.

Dados de golpes globais

  • 14% de crescimento anual em golpes de compra
  • 100% de aumento em golpes de voz (vishing)
  • 63% de aumento em golpes de romance
  • 42% de aumento em golpes de investimento

A origem dos golpes

O relatório também expõe as chamadas "fábricas de fraude". Existem cidades no Camboja com trabalhadores escravizados aplicando golpes 24h. E alerta que essa situação está chegando na América do Sul.

Uma das fundadoras do instituto, Erin West, visitou o Camboja e conta que encontrou cidades inteiras "transformadas em colônias penais dedicadas à fraude".

O Camboja representa o crime organizado em escala transnacional e industrial. Não é mais uma operação de bastidores ou algo que aconteça nas sombras.Erin West, fundadora, Operation Shamrock

Segundo a pesquisa, muitos desses trabalhadores são vítimas de tráfico humano fundido com o crime organizado. Esses complexos transformaram partes do país em
centros de trabalho forçado que enganam pessoas em todo o mundo.

Ela ainda acrescenta que essas operações ocorrem abertamente, "com proteção e em expansão".



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.