;

Especiais

Unemat aprova criação de curso superior em Silvicultura em Alto Araguaia

Foto: Reprodução Facebook Unemat

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) deu um passo importante para fortalecer a cadeia florestal mato-grossense com a aprovação do projeto de criação do curso superior de Tecnologia em Silvicultura no município de Alto Araguaia. A iniciativa, orçada em R$ 897.502,38, prevê a formação de 50 profissionais especializados para atender à crescente demanda do setor no estado.


O projeto recebeu parecer favorável da relatora da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) no Conselho, Tatiana Paula Marques de Arruda, que ressaltou o impacto positivo da qualificação técnica na promoção do desenvolvimento regional. Segundo ela, a implantação do curso representa “um avanço estratégico para Mato Grosso, especialmente em regiões onde o segmento florestal se expande”.

Apesar da aprovação unânime, o Conselho levantou ponderações quanto ao modelo exclusivamente presencial. Representantes do setor produtivo, como o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), alertaram para a queda de matrículas em cursos florestais no interior nos últimos anos. Eles sugeriram que a Unemat considere formatos híbridos ou online, capazes de atrair um número maior de estudantes e garantir maior capilaridade à formação.

Mesmo com as observações, o Conselho aprovou o projeto, que segue com a recomendação formal para que a universidade avalie alternativas de oferta que ampliem o acesso dos interessados.

Com a nova graduação, Alto Araguaia passa a integrar o mapa de formação técnica voltada ao manejo e à gestão florestal, reforçando o compromisso do estado com a sustentabilidade, inovação e qualificação profissional.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.