;

Especiais

Alto Taquari| Prefeitura e Funasa iniciará perfuração de poços artesianos para conter falta de água

                      Poço furado em Varzea Grande - Foto Assessoria 

O tempo seco e a falta de chuva tem colaborado para a falta de água no município de Alto Taquari e em outras partes do Brasil. Diante a situação, a prefeitura municipal de Alto Taquari decretou situação de emergência hídrica, conforme Decreto nº294/2020. Recorrente ha mais de 30 anos, a falta de água pode estar com os dias contados, isso por que a empresa vencedora do processo licitatório, dará início a perfuração de dois poços artesianos de 250 metros cada, sendo um no Bairro Gabriela e outro no Bairro Jardim Tropical.

O município não possui poços artesianos conforme sempre falado pelos gestores anteriores tentando justificar o problema, mas sim, poços semi-artesianos, poços estes que não avançam 30 metros de profundidade do solo. Segundo pesquisa feito junto a CIPA, empresa especializada em furar poços, o acesso aos lençóis freáticos, vai depender do tipo de solo, terreno, vegetação, para que os lençóis freáticos possam estar mais próximos das superfícies podendo ser acessado através de cisternas ou poços semi-artesianos, o caso do município.

Nestes longos anos, devido a estiagem,  o nível de água destes lençóis abaixam, o que compromete todos os poços semi-artesianos e conseqüentemente, leva a falta de água em alguns bairros da cidade ou até mesmo 70% deles.

Além das residências, o Lago Municipal também vem sofrendo com a estiagem, uma vez que alguns desses “rios subterrâneos” vão escoando até encontrarem um local para a expulsão da água, aqui neste caso, a nascente do nosso ponto turístico. 

     Lago Municipal, onde antes era água, agora lama e rastros das capivaras

Esta ação emergencial de curto prazo celebrado entre a Prefeitura Municipal e a empresa vencedora, tem como objetivo sanar o problema da falta de água nos bairros do município, segundo publicação na página oficial do paço.

De acordo com o portal oficial da Prefeitura de Alto Taquari, além das perfurações dos primeiros poços artesianos no município, os dez poços semi-artesianos existente passarão por manutenção.

Várias Estadas do Brasil tem sofrido com a falta de água, em Mato Grosso por exemplo, de acordo com o G1, Cáceres, onde a distribuição de água é feito através do Rio Paraguai, corre o risco de ficar sem abastecimento, isso porque o rio tem registrado uma situação crítica de seca. De acordo com o portal Agora MT Sem chuva há mais de 100 dias na região e com o nível do rio cada vez mais baixo, a distribuição de água em Rondonópolis começa a ficar comprometida. Cerca de 50% do abastecimento da cidade é proveniente do Rio Vermelho.

Cabe aos moradores usar a água apenas para atividades essências como alimentação, higiene pessoal e limpeza básica interna na casa.

Outros investimentos

Ainda de acordo com o site oficial  da Prefeitura Municipal, com recursos da Funasa, a prefeitura realiza um grandioso projeto que promete solucionar a falta de água em Alto Taquari nos próximos anos.

• Construção do Centro Administrativo do DSM (Em andamento);
• Construção de 2 reservatórios metálicos, com volume d'água de 400m³ cada (Finalizado);
• Construção de almoxarifado, casa de química, reservatório de recalque (Em andamento);
• Urbanização dos poços artesianos do município, onde serão construídos cerca, pavimentação, iluminação, abrigo de bomba com quadro de energia (Em andamento);
• Construção de Usina Solar Fotovoltaica (Aguardando);
• Ampliação e melhoria na rede d’água (Em andamento);
• Automação de poços e reservatórios (Aguardando).



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.