![]() |
| Foto: Reprodução |
O Cartão Nacional de Saúde (CNS) passa por uma mudança significativa: o documento passou a exibir o nome e o número do CPF do usuário em vez do antigo número exclusivo. O anúncio foi feito pelos ministérios da Saúde e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) como parte de um esforço para modernizar e integrar os dados do Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa inclui uma higienização da base de cadastros do SUS (CadSUS), que já inativou 54 milhões de registros desde julho. A previsão é que, até abril de 2026, 111 milhões de cadastros antigos e inconsistentes sejam suspensos, reduzindo os atuais 286,8 milhões para um número equivalente aos CPFs ativos na Receita Federal, cerca de 228,9 milhões.
Apesar da mudança, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, garantiu que cidadãos sem CPF continuarão a ser atendidos. “Não estamos deixando ninguém para trás”, afirmou em coletiva. Para esses casos, será criado um cadastro temporário, válido por até um ano.
O novo modelo permitirá integrar o SUS a outras bases de dados federais, como IBGE e CadÚnico, promovendo uma gestão mais eficiente e segura das informações em saúde. O processo será concluído até dezembro de 2026, com a adaptação de sistemas como o prontuário eletrônico e o Sistema de Informações sobre Mortalidade.
Segundo o governo, a ação representa um avanço tecnológico e trará mais agilidade no atendimento, combate ao desperdício e melhoria na gestão dos recursos públicos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/9/R/vxQXUWQqqAHAKkL2GB8A/cartao-ok.jpeg)



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.