quarta-feira, 30 de abril de 2025

Qual é o Seu Nome?

 


Meditação: Não me chamem de Noemi […] Chamem-me de Mara, pois [Deus] tornou minha vida muito amarga. (Rute 1:20)

 

Leitura: Rute 1:3-8, 15-21.

 

Mensagem:

Qual é o Seu Nome?

 

Jenifer era viúva, mas casou-se novamente. Os filhos do seu novo marido nunca a aceitaram e, agora que ele também tinha falecido, eles a odeiam por morar na casa onde cresceram. O marido lhe deixou uma quantia modesta para seu sustento, ainda assim os filhos dizem que ela está lhes roubando a herança. É compreensível que ela esteja desencorajada e se tornando uma mulher amarga.

O marido de Noemi levou toda a família para a terra de Moabe, onde ele e seus dois filhos morreram. Anos depois, Noemi retornou a Belém de mãos vazias e com sua nora Rute. As pessoas se alvoroçaram e perguntavam: “Será que é mesmo Noemi?” (Rute 1:19). Ela lhes pediu para não a chamarem por este nome, que significa “agradável”, mas sim de Mara, que significa “amarga”, porque “Cheia eu parti, mas o Senhor me trouxe de volta vazia” (Rute 1:20-21).

O seu nome também poderia ser Amargurado? Talvez você tenha se frustrado com amigos, familiares ou com sua saúde declinando. Você merecia algo melhor, mas não o recebeu, e agora está amargurado. Noemi voltou a Belém, mesmo sofrida – voltou. Você também pode voltar ao lar. Aproxime-se de Jesus, descendente de Noemi, nascido em Belém. Descanse em Seu amor.

No tempo certo, Deus retirou a amargura de Noemi ao cumprir o Seu plano perfeito (Rute 4:13-22). Ele pode mudar o seu coração também. Aproxime-se de Deus!

 

FONTE:

Mike Wittmer

Pão Diário – Ministério RBC

MENSAGENS QUE EDIFICAM

http://www.mensagensqueedificam.com

mensagensqueedificam@gmail.co

Polícia Civil deflagra “Operação Energia Limpa” de combate ao furto de energia

Fonte: PJCMT  Foto: PJCMT

 

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (29.4), a “Operação Energia Limpa”, que visa coibir ações criminosas de furto de energia. Na ação, um homem foi conduzido à delegacia, em flagrante, por furto de energia elétrica, mediante  fraude.

A operação contou com apoio da Rede Energisa e da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec). Após perícia técnica no transformador da unidade consumidora, procedida pela Politec, foi constatado um desvio direto da rede de uma das fases de energia.

Conforme os peritos, a atividade realizada de forma clandestina, tinha como objetivo maquiar o consumo e reduzir o valor da fatura.

O delito está sendo investigado pela PJC . Os envolvidos foram conduzidos à delegacia para apuração criminal dos corretos autores.

"Essa trabalho em conjunto com os órgãos fiscalizadores e a Energisa é imprescindível para o combate ao delito fraudulento. A Polícia Civil mantém seu compromisso em zelar pela sociedade e garantir a ordem pública, mediante investigação, para apurar e reprimir os delitos; em defesa da paz social de Rosário Oeste", disse o delegado Mauro Perassolli.

Em 2025 já foram realizadas 50 operações em todo o estado, 27 pessoas foram levadas para delegacia e vão responder criminalmente. A fraude e o furto de energia estão enquadrados nos artigos 155 e 171 do Código Penal, e o infrator pode pegar de 1 a 5 anos de prisão.

A Energisa salienta que esse manejo clandestino da energia elétrica pode gerar oscilação na energia da região, queima de equipamentos elétricos de quem faz e dos vizinhos, curto-circuito e acidentes fatais, colocando em risco a vida de pessoas e animais.



Contratada que não informou gravidez tem direito a estabilidade

Fonte: Migalhas Foto: AdobeStock

A 4ª turma do TST garantiu estabilidade provisória a instrutora temporária de instituição filantrópica que não informou gravidez ao ser contratada. O colegiado entendeu que a garantia de estabilidade independe de ciência prévia do contratante.

Contratada para atuar como instrutora de cursos por 30 dias, a trabalhadora foi dispensada quando estava com 16 semanas de gestação. Na ação, ela solicitou a reintegração ao cargo ou o pagamento de indenização correspondente ao período de estabilidade.


Em defesa, a associação afirmou que a profissional já estava grávida no momento da admissão, mas omitiu essa condição de forma intencional, agindo com má-fé.

Em 1ª instância, o juízo rejeitou o pedido, decisão que foi confirmada posteriormente pelo TRT da 3ª região. Para os julgadores, embora a estabilidade não dependa do conhecimento prévio da gravidez pelo contratante, caberia à trabalhadora, por lealdade contratual, comunicar o empregador ao ser contratada.

Em sede recursal, a relatora do caso, ministra Maria Cristina Peduzzi, observou que o único requisito para o exercício do direito diz respeito à condição de gestante da empregada no momento da dispensa imotivada. Assim, ressaltou a responsabilidade objetiva do empregador pelos salários e garantias durante todo o período de estabilidade.


"O único requisito para o exercício do direito diz respeito à condição de gestante da empregada no momento da dispensa imotivada. Nessa lógica, a CF estabelece a responsabilidade objetiva do empregador pelos salários e garantias inerentes ao contrato de trabalho durante todo o período de estabilidade."

A ministra também destacou tese de repercussão geral fixada pelo STF no tema 497, segundo a qual a estabilidade "somente exige a anterioridade da gravidez à dispensa sem justa causa", sem necessidade de ciência do empregador.

Diante disso, e considerando a finalidade da estabilidade de assegurar o amparo ao nascituro, o colegiado deu provimento ao recurso, determinando o pagamento de indenização substitutiva da estabilidade à gestante.



terça-feira, 29 de abril de 2025

Amor Que Perdoa



Meditação: Sejam compreensivos uns com os outros e perdoem quem os ofender… (Colossenses 3:13)

 

Leitura: Colossenses 3:12-14.

 

Mensagem:

Amor Que Perdoa

 

Oitenta anos de casamento! Os tios-avôs de meu marido, Pedro e Rute, celebraram essa marca incrível em 31 de maio de 2021. Após se encontrarem por acaso em 1941, o jovem casal queria tanto se casar que o fizeram no dia seguinte à formatura de Rute no colégio. Eles creem que Deus os uniu e os tem guiado por todos estes anos. Refletindo sobre essas oito décadas de matrimônio, Pedro e Rute concordam que uma base de seu relacionamento foi a decisão de escolher o perdão. Qualquer um que tenha um relacionamento saudável compreende que todos nós precisamos de perdão com frequência pelas formas que magoamos um ao outro, seja por palavras duras, promessas quebradas ou tarefas esquecidas.

Visando ajudar os seguidores de Jesus a viver em unidade, o apóstolo Paulo lhes escreveu sobre o papel essencial do perdão. Ele insistiu que escolhessem “…compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência” (Colossenses 3:12), e sugeriu ainda: “…perdoem quem os ofender…” (Colossenses 3:13). Acima de tudo, todas as suas ações individuais deveriam ser orientadas pelo amor (Colossenses 3:14).

Os relacionamentos alicerçados nestas características destacadas por Paulo são uma bênção. Que Deus nos ajude a cultivar relacionamentos saudáveis caracterizados pelo amor e perdão.

 

FONTE:

Lisa Samra

MENSAGENS QUE EDIFICAM

http://www.mensagensqueedificam.com

mensagensqueedificam@gmail.com

Companhia Raio apreende 12 motos e frustra rolezinho de motoqueiros

Foto: PMMT Foto: Reprodução: PMMT

Policiais militares da Companhia de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) frustraram uma tentativa de rolezinho de motoqueiros, na madrugada desta terça-feira (29.4), em Cuiabá. As equipes realizaram uma operação de fiscalização contra crimes de trânsito e apreenderam 12 motocicletas.

A equipe policial recebeu informações sobre um rolezinho de motos com uma grande aglomeração de motociclistas, que aconteceria na Capital. Diante da situação, os policiais intensificaram as rondas pela cidade e flagraram o grupo na avenida Miguel Sutil, no bairro Santa Rosa.

Durante a abordagem, foi identificado que vários condutores não possuíam habilitação para dirigir, incluindo quatro menores, e com os documentos dos veículos atrasados. 

Diante dos fatos, os militares aplicaram 26 notificações e Autos de Infrações de Trânsito (AITs). Todos os veículos removidos foram encaminhados ao pátio da Companhia Raio para demais providências que o caso requer.

Disque-denúncia   

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.



Inscrições para o Encceja 2025 terminam sexta-feira

Fonte: Agência Brasil Foto: Divulgação/Inep

O período de inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 termina nesta sexta-feira (2).

Os interessados devem se inscrever diretamente no site do Sistema Encceja com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O prazo vale também para as solicitações de atendimento especializado e para tratamento pelo nome social, que é como a pessoa se autoidentifica e que expressa sua identidade de gênero diferente do nome que consta nos documentos de registro civil.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame é uma oportunidade gratuita e voluntária para jovens e adultos que não concluíram o ensino básico na idade apropriada e que buscam a certificação do ensino fundamental ou médio.

Provas

As provas são aplicadas em um único dia, nos turnos matutino e vespertino. Neste ano, o Inpe marcou a realização do Encceja para 3 de agosto.

O exame obedece aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e para o ensino médio. Ao todo, são quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação.

As provas objetivas avaliam as seguintes áreas de conhecimento:

  • ensino fundamental: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; história e geografia;
  • ensino médio: química, física, biologia, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história, geografia, filosofia e sociologia.

Encceja

Desde 2002, o Encceja é usado como instrumento para a certificação dos conhecimentos de jovens e adultos adquiridos tanto no ambiente escolar, quanto em experiências de vida e de trabalho.

Os resultados são usados pelas secretarias de Educação e pelos institutos federais como base para emissão dos certificados de conclusão do ensino fundamental e médio.

As informações do Encceja também ajudam a planejar e implementar programas educacionais mais eficazes e adequados às necessidades específicas desse público, com objetivo de melhorar a formação integral e a inserção social e profissional dessas pessoas.