segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Fama| Jade Magalhães reflete sobre o ano: "Aprendi a me amar mais"

 

Da Redação com MarieClaire (Foto: Reprodução / Instagram)

Diferente de muitas outras ex de famosos que aproveitam o fim do relacionamento para se promoverem, Jade Magalhães mais uma vez mostrou ser diferente, e quebrando o cinclo da promoção por ser ex de famoso, ela permanece se mantendo no "anonimato". Em sua rede social, a estilista respondeu algumas curiosidades de fãs e falou sobre seus aprendizados em 2020. Neste ano ela ficou solteira após o fim do noivado com o cantor Luan Santana, se mudou recentemente do Paraná para São Paulo e passou a investir mais no trabalho como influenciadora.

(Foto: Reprodução / Instagram)

"Esse ano foi muito difícil pra todo mundo. O que você aprendeu com esse ano?", perguntou um fã. "Aprendi a amar mais e também a me amar mais. Que a vida é curta e os pequenos detalhes valem. Que é preciso depositar as nossas energias em tudo aquilo que nos faz bem. Aprendi muito sobre a união, família e amizade. E o maior aprendizado é que devemos fazer o bem para colher o bem. Nós somos o que transmitimos", respondeu a estilista.

Jade ainda contou que se mudou definitivamente para São Paulo há dois meses. 

(Foto: Reprodução / Instagram)

"Tem sido tudo novo e estou adorando essa experiência e adaptação", disse ela, que respondeu ainda uma curiosidade sobre seu implante de silicone. "Acho que nunca respondi sobre isso. Eu tenho 325 ml e coloquei há oito anos".

Luan e Jade anunciaram em outubro o fim do relacionamento. Eles estavam juntos, entre idas e vindas, há 12 anos.





Agro| Governo libera o registro de 42 agrotóxicos genéricos para uso dos agricultores

G1|Foto: Agência Brasil

O Ministério da Agricultura publicou na sexta-feira (28) a liberação de mais 42 agrotóxicos para o uso dos agricultores. Já são 405 novas autorizações publicadas em 2020 (entenda mais abaixo). Do total, segundo o ministério, são 29 agrotóxicos químicos e 13 biológicos, que são aqueles que podem ser utilizados tanto em lavouras comerciais quanto na produção de alimentos orgânicos, por exemplo.

Pela legislação brasileira, tanto produtos biológicos utilizados na agricultura orgânica quanto químicos utilizados na produção convencional são considerados agrotóxicos.

Estão dois registros para o princípio ativo picoxistrobina e um para tiofanato metílico, ambos fungicidas. Esses dois produtos possuem classificação de "produto muito perigoso ao meio ambiente", segundo classificação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O tiofanato metílico está em reavaliação nos Estados Unidos, o que é um procedimento comum no país. 

Já a picoxistrobina possui autorização sem restrições no mercado americano.

Tem ainda uma autorização para um herbicida à base de diquate, um princípio ativo que é considerado o substituto do também herbicida paraquate, que foi banido do mercado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e deverá sair das prateleiras no final de julho de 2021.

O diquate foi banido da União Europeia em 2018, sendo totalmente retirado do mercado em fevereiro deste ano. O motivo é que o pesticida pode causar riscos ao aplicador, mesmo com uso de equipamentos de proteção individual, e também pode prejudicar pássaros que voam sobre a lavoura.

Nos EUA, o produto é autorizado, mas está em processo de reavaliação.

Registros no ano

Ao todo, são 405 registros de novos agrotóxicos em 2020, segundo publicações no Diário Oficial da União, que é por onde o G1 se baseia. No ano, o governo já autorizou 406 produtos, mas um deles foi anulado.

Desde 2005, quando o governo começou a compilar os dados de registro de pesticidas, 2020 perde apenas para 2019 – ano em que o país teve liberação recorde de agrotóxicos.


Até agora, são 5 princípios ativos inéditos no ano: 4 pesticidas biológicos e 1 químico.

Os outros 400 registros são de genéricos, sendo:

  • 187 ingredientes químicos de agrotóxicos que são vendidos aos agricultores;
  • 72 pesticidas biológicos vendidos aos agricultores;
  • 141 princípios ativos para a indústria formular agrotóxicos.

Novo método de divulgação

Neste ano, o governo alterou o método para anunciar a liberação de agrotóxicos. Até 2019, o Ministério da Agricultura divulgava a aprovação dos pesticidas para a indústria e para os agricultores no mesmo ato dentro do "Diário Oficial da União".

A série histórica de registros, que apontou que 2019 como ano recorde de liberações, levava em conta a aprovação dos dois tipos de agrotóxicos: os que vão para indústria e os que vão para os agricultores.

Em nota, o Ministério da Agricultura explicou que a publicação separada de produtos formulados (para os agricultores) e técnicos (para as indústrias) neste ano tem como objetivo "dar mais transparência sobre a finalidade de cada produto".

"Assim, será mais fácil para a sociedade identificar quais produtos efetivamente ficarão à disposição dos agricultores e quais terão a autorização apenas para uso industrial como componentes na fabricação dos defensivos agrícolas", completou o ministério.

Como funciona o registro

  • O aval para um novo agrotóxico no país passa por 3 órgãos reguladores:
  • Anvisa, que avalia os riscos à saúde;
  • Ibama, que analisa os perigos ambientais;
  • Ministério da Agricultura, que analisa se ele é eficaz para matar pragas e doenças no campo. É a pasta que formaliza o registro, desde que o produto tenha sido aprovado por todos os órgãos.

Tipos de registros de agrotóxicos:

  • Produto técnico: princípio ativo novo; não comercializado, vai na composição de produtos que serão vendidos.
  • Produto técnico equivalente: "cópias" de princípios ativos inéditos, que podem ser feitas quando caem as patentes e vão ser usadas na formulação de produtos comerciais. É comum as empresas registrarem um mesmo princípio ativo várias vezes, para poder fabricar venenos específicos para plantações diferentes, por exemplo;
  • Produto formulado: é o produto final, aquilo que chega para o agricultor;
  • Produto formulado equivalente: produto final "genérico".


Alto Araguaia| Homem provoca acidente para estuprar mulher e acaba preso

Do G1| Foto: Internet

Um homem de 37 anos foi preso por ter estuprado uma mulher em Alto Araguaia, a 481 km de Cuiabá.

A vítima contou aos policiais que estava nas proximidades da Rua Quintino quando o homem bateu uma moto em seu carro.

A mulher disse à PM que desceu do carro para prestar socorro ao motoqueiro, quando foi rendida pelo homem que a obrigou a entrar no carro e a levou para uma região de mata, onde a estuprou.

A mulher contou ainda que foi agredida pelo suspeito e que depois ele a obrigou a voltar para o local do acidente de trânsito e disse que se ela chamasse a polícia, ele a mataria. O suspeito teria dito inclusive à vítima que sabia onde ela e a família moravam.

Diante dos relatos, a PM de imediato realizou diligências e localizou o homem em uma casa localizada na MT -100.

O suspeito foi preso em flagrante por estupro e reconhecido pela vítima. A ocorrência foi entregue à Polícia Judiciária Civil.

O caso teria ocorrido no dia 14 de novembro.





Brasil| Receita lança site para regularizar CPF pela internet; saiba como usar

Com informações do TecMundo| Foto: Reprodução Internet

Receita Federal lançou em seu site uma nova seção destinada à regularização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). A página reúne todas as informações para esclarecer quem tem dúvidas sobre o documento.

Batizada de “Meu CPF”, a seção foi criada depois que o órgão notou um aumento na busca por serviços relacionados ao documento. Segundo a Receita, o objetivo é mostrar ao usuário que, na maioria das vezes, ele não precisa sair de casa para resolver algumas pendências.

Para facilitar, a página temática traz um infográfico recheado de informações, apresentando as irregularidades do CPF mais corriqueiras. A ferramenta também mostra quais os caminhos para regularizar a situação junto ao fisco.

No novo site, você pode atualizar o CPF pela internet e emitir o documento online, por exemplo. Caso haja a necessidade de apresentar um documento de identificação, não é preciso ir a uma unidade de atendimento. Basta enviar os dados por e-mail, anexando uma selfie segurando o documento, que serve para comprovar a legitimidade.

Problemas mais comuns


Segundo a Receita, um dos problemas com o documento que mais geram dúvidas é o CPF suspenso. Isso ocorre quando o cadastro apresenta informações incompletas ou erradas, e pode ser corrigido na opção “Alterar CPF”, dentro da nova página.

Já quando você se depara com a ocorrência de CPF pendente de regularização, o problema geralmente é ocasionado pela não entrega da declaração do Imposto de Renda. Para saber qual delas deixou de ser enviada, é necessário acessar o Portal e-CAC e enviá-la.

Os casos de CPF cancelado também estão entre os mais procurados. Tal pendência aparece se houver duplicidade do documento ou por decisão judicial, mais raramente, exigindo agendar o atendimento presencial. O comparecimento à Receita é necessário ainda para solucionar problemas relacionados a titular falecido, apresentando os documentos que comprovem o contrário.





 


domingo, 29 de novembro de 2020

Mato Grosso| Motoristas devem ficar atentos ao prazo para renovação da CNH

G1MT| Foto Reprodução

A partir da próxima terça-feira (1º), os motoristas que estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida deverão ficar atentos quanto aos prazos para a regularização do documento.

A resolução n° 805 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada no Diário Oficial da União que circulou terça-feira (24), restabelece os prazos para a renovação do documento vencido ao longo do ano de 2020.

A nova resolução revogou a resolução n° 782 de 2020, que determinava a suspensão e interrupção de alguns prazos relacionados a habilitação e veículos. Portanto, as CNHs que estavam com a validade indeterminada em razão da pandemia do novo coronavírus deverão ser regularizadas.

Pela resolução, os documentos de habilitação vencidos em 2020 ganharam mais um ano de validade. Por exemplo: habilitações que venceram de 1° a 31 de março de 2020 deverão ser renovadas até o dia 31 de março de 2021.

A medida inclui também a Permissão Para Dirigir (PPD), documento provisório utilizado no primeiro ano de habilitação do condutor.

Para fins de fiscalização, qualquer documento de habilitação vencido em 2020 deve ser aceito até o último dia do mês correspondente em 2021.

Como renovar

A renovação da CNH pode ser feita de forma presencial, com agendamento prévio no site do Detran (www.detran.mt.gov.br), ou através do aplicativo MT Cidadão, que pode ser baixado em aparelhos com sistema Android e IOS.

Abrindo o processo de renovação pelo aplicativo, o motorista precisa se deslocar apenas para realizar o exame médico. A CNH pode ser enviada via Correios, caso solicitada no aplicativo.




Educação| MEC lança jogo virtual para ajudar na alfabetização de crianças

 

Ajudar o processo de alfabetização de crianças entre 4 e 9 anos de idade, de forma lúdica, é o objetivo do Graphogame. Lançado pelo Ministério da Educação na sexta-feira (27), em Brasília, o jogo para celulares, tablets ou computadores, desenvolvido por pesquisadores finlandeses, já é utilizado por 30 países e foi traduzido para 25 línguas.

No Brasil, o projeto foi adaptado pelo Instituto de Cérebro, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Na prática, o aplicativo usa uma metodologia que estimula o desenvolvimento da consciência dos sons da língua oral e sua relação com figuras, em um processo chamado de instrução fônica.


“Esse programa não visa substituir o professor. É apenas uma ferramenta de apoio à alfabetização”, ressaltou o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

A ferramenta pode ser baixada gratuitamente para celulares, tablets e computadores com sistema operacional Android e IOS ou Windows. Depois que o download é feito, o programa funciona offline, ou seja, sem necessidade de conectar à internet. Como o público-alvo da iniciativa são crianças de baixa renda, o secretário nacional de Alfabetização, Carlos Nadalim, lembrou que das 130 mil escolas públicas brasileiras, 126 mil estão conectadas à rede mundial de computadores, segundo ele, isso possibilita que o programa seja instalado nos equipamentos das famílias interessadas.


Evidências científicas mostram que o aplicativo é efetivo principalmente quando utilizado pela criança sob supervisão e com o engajamento de um adulto e a recomendação é que ela seja usada por, no máximo, 15 minutos por dia pelas crianças. “Não há previsão de licenciamento para professores acompanharem online a evolução das crianças, o que não é considerado crucial para a ferramenta, mas o Instituto do Cérebro comandará um estudo de impacto ao longo de 12 meses, prazo de validade do contrato - o governo pretende renovar sua licença”, informou o ministério.




Região| Apaixonada pela madrasta, adolescente de 13 anos mata pai com golpe de faca


Da Redação com Rota Policial| Foto: Divulgação 

Uma adolescente de 13 anos matou o pai durante a madrugada deste domingo (29) na rua Professor Paulo Vieira no Conjunto Estrela Dalva, em Jatai-GO.

A adolescente foi apreendida pela Polícia Militar na casa da avó com quem morava no setor Francisco Antônio. Ao chegar no local os militares encontraram a adolescente sentada tranquilamente como se nada tivesse acontecido. 

A garota relatou a equipe que realmente havia esfaqueado seu próprio  pai, alegando que o motivo teria sido uma discussão que tiveram anteriormente, pois ela estaria apaixonada pela esposa de seu pai, e este teria ameaçado em virtude dessa paixão. Segundo a autora ela teria então saído de casa horas antes do crime e ingerido bebida alcoólica para ter coragem de praticar o crime.

CRIME

A mulher da vítima estava dentro da casa  quando ocorreu o crime, e relatou que por volta de 01h20 a adolescente chegou na casa da vítima quando ele estava dormindo e falou para a madrasta que queria ver o pai porque estava com saudades e queria fazer as pazes. 

Quando então a testemunha abriu a porta da casa, a autora em posse de uma faca, foi até o quarto do pai e o esfaqueou enquanto ele começava a acordar. 

A vítima Alex Carvalho Ferreira de 33 anos chegou a ser socorrido mas morreu no hospital. A adolescente foi encaminhada para a delegacia da Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.


Brasil| STF reconhece alteração de data de concurso público em razão de crença religiosa

 
Notícias ao Minuto| Foto: © Pixabay


Pelo placar de 7 votos a 4, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em julgamento finalizado nesta quinta-feira, 26, que é possível alterar datas e horários de etapas de concursos públicos para candidatos que invoquem a impossibilidade do comparecimento por motivos religiosos. O colegiado reconheceu ainda, pelos mesmos motivos, a adoção de critérios alternativos para o exercício dos deveres funcionais de servidores públicos em avaliação em estágio probatório.

Os entendimentos foram fixados na análise de dois recursos extraordinários. O primeiro, ajuizado pela União, questionava uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) que permitiu a um candidato adventista realizar avaliação física em data, horário e local diverso do estabelecido no calendário do concurso público.

O segundo, apresentado por uma professora adventista, tentava derrubar uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que reconheceu sua reprovação no estágio probatório por não trabalhar entre o pôr do sol de sexta-feira e o de sábado, como manda a doutrina de sua Igreja. Ambos tiveram repercussão geral reconhecida - isto é, as teses votadas pelos ministros valem como jurisprudência para novos casos.

Para a maioria do tribunal, a proteção judicial à liberdade religiosa prevista na Constituição Federal justifica as mudanças, desde que sejam justificadas por regras obrigatórias na doutrina da Igreja, não firam a igualdade de competição e do exercício de cargos públicos e sejam observados os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade.

Adepto da corrente vencida ao lado dos colegas Dias Toffoli, Nunes Marques e Marco Aurélio Mello, o ministro Gilmar Mendes, primeiro a votar última na sessão, considerou que não é razoável, em respeito aos princípios da isonomia e da impessoalidade, a movimentação da máquina estatal para contemplar convicções pessoais. "A administração não deve ficar à mercê de particularidades de cada um dos candidatos", disse.

Na sua avaliação do ministro, o precedente poderia conduzir à inviabilidade do concurso público e afetar o interesse da coletividade, uma vez que, segundo Gilmar, os conflitos poderim afetar a prestação de serviços públicos. "Reconhecer o direito subjetivo de guarda de dia da semana a um professor, em determinados municípios, pode significar óbice à educação da população local", observou.

Ao final do julgamento, foram fixadas as seguintes teses de repercussão geral:

No RE 611874: "Nos termos do artigo 5º, inciso VIII, da Constituição Federal, é possível a realização de etapas de concurso público em datas e horários distintos dos previstos em edital, por candidato que invoca escusa de consciência por motivos de crença religiosa, desde que presente a razoabilidade da alteração, a preservação da igualdade entre todos os candidatos e que não acarreta ônus desproporcional à administração pública, que deverá decidir de maneira fundamentada".

No ARE 1099099: "Nos termos do artigo 5º, VIII, da Constituição Federal, é possível à administração pública, inclusive durante o estágio probatório, estabelecer critérios alternativos para o regular exercício dos deveres funcionais inerentes aos cargos públicos, em face de servidores que invocam escusa de consciência por motivos de crença religiosa, desde que, presente a razoabilidade da alteração, não se caracterize o desvirtuamento no exercício de suas funções e não acarrete ônus desproporcional à administração pública, que deverá decidir de maneira fundamentada".



sábado, 28 de novembro de 2020

Mato Grosso| Expectativa de vida dos mato-grossenses chega a 74,9 anos em 2019, diz IBGE

 

G1MT| Foto Reprodução

Uma pessoa nascida em Mato Grosso em 2019 tinha expectativa de viver, em média, até os 74,9 anos. Em 2018, era de 74,7 anos. Com isso, Mato Grosso ficou em 12º lugar no ranking dos estados com maior esperança de vida ao nascer. A expectativa de vida dos homens foi de 71,8 anos, enquanto a das mulheres foi de 78,5 anos.


A maior esperança de vida ao nascer pertenceu a Santa Catarina, 79,9 anos, 3,3 anos acima da média nacional de 76,6 anos. No ano anterior, o Brasil tinha expectativa de 76,3 anos. Os dados são da Tábua Completa de Mortalidade, divulgada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A também chamada tábua de vida é feita com a projeção oficial da população do Brasil para o período 2010-2060, que além de permitir que se conheçam os níveis e padrões de mortalidade da população brasileira, tem sido utilizada como um dos parâmetros necessários na determinação do fator previdenciário para o cálculo das aposentadorias dos trabalhadores que estão sob o Regime Geral de Previdência Social.

Tais indicadores têm associação direta com as condições sanitárias, de saúde e de segurança da população, sendo um modelo importante para avaliar e introduzir os ajustes necessários nas políticas sociais voltadas para a sociedade como um todo.

Segundo a pesquisa, a probabilidade de um recém-nascido em Mato Grosso em 2019 não completar o primeiro ano de vida era de 15,8 a cada mil nascimentos. Em 2018, era de 16,1 por mil. Entre os bebês do sexo masculino, a taxa de mortalidade infantil foi de 17,1 a cada mil nascimentos e, entre os do sexo feminino, de 14,4 por mil.



A taxa brasileira foi de 11,9 por mil. A meta dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) para o Brasil é de, até 2030, reduzir a mortalidade neonatal para, no máximo, 5,0 por mil.

A probabilidade de um mato-grossense com 60 anos de idade em 2019 atingir os 80 anos é de 566 em mil, enquanto em 1980 era de 268 em mil. No Brasil, ficou em 604 em mil em 2019, contra 344 em mil em 1980. A esperança de vida aos 60 e aos 65 anos ficou, respectivamente, em 21,7 anos e 18 anos no estado.



Fama| Ex-funcionário de funerária pede desculpas após fotos com Maradona em caixão

 
Notícias ao Minuto| Foto: © Reprodução/24horas

Um dos três ex-funcionários da funerária que tirou uma foto posando ao lado do corpo de Diego Maradona dentro do caixão enquanto o preparava para o velório pediu desculpas por ter registrado e compartilhado as imagens que viralizaram na internet. O Ministério Público de Buenos Aires e a polícia da capital realizaram buscas contra as três pessoas que foram fotografadas com o corpo do jogador. 

Claudio, de 48 anos, também isentou a empresa Pinier Sepelios, da qual foi demitido após sete anos de trabalho, de qualquer responsabilidade no caso e revelou ter recebido ameaças telefônicas de um grupo de torcedores do Argentinos Juniors, clube no qual o ídolo começou a carreira como jogador.


Claudio aparece junto com o filho, de 18 anos, - que esboça um sorriso enquanto aparece com o polegar levantado - na foto tirada na quinta-feira. Em uma segunda imagem, que também viralizou, outro ex-funcionário também é visto com o polegar para cima ao lado do caixão aberto com o craque.

"Estávamos nos preparando para pegá-lo. Nos chamaram, e meu filho, como todo jovem, levantou o dedo, e então eles tiraram a foto. Peço a todos respeito e perdão. Eu trabalhei no funeral do pai e do cunhado do Maradona e nunca tinha feito isso. Estive perto dele quando estava vivo e não fiz isso, sabendo que ele é meu ídolo. Não faria isso depois da sua morte. Não era minha intenção. Sei que muitas pessoas se ofenderam e entenderam mal (...) Eles tiraram aquela foto e a viralizaram. Eu não fiz nada", explicou Claudio à emissora local "Rádio 10".

Ele também lembrou que no momento em que a foto foi tirada ele estava nervoso e preocupado com a preparação do corpo que ele teria que levar, em um carro fúnebre, até a Casa Rosada, sede do governo, onde aconteceu o velório, e alegou que não ficou sabendo que a imagem havia sido publicada na internet até a noite da quinta-feira, pouco antes de dormir.

"Peço desculpas a todos e publicamente", reiterou.

O homem também detalhou algumas das ameaças que recebeu de torcedores do Argentinos Juniors, cuja sede fica no bairro La Paternal, em Buenos Aires, o mesmo onde está localizada a funerária que costumava prestar serviços para a família de Maradona.

"Estou recebendo ameaças porque eles me conhecem, sou da vizinhança. Eles se irritaram e disseram que vão nos matar, que vão quebrar minha caminhonete, bater nos meus filhos (...) Não quero dizer nada sobre eles, que estão defendendo um ídolo", contou.

Sobre a terceira pessoa que aparece sozinha em uma foto com o caixão, o advogado de Maradona, Matías Morla, afirmou em sua conta no Twitter que fará justiça.

"Diego Molina é o canalha que tirou uma foto ao lado do caixão de Diego Maradona. Pela memória do meu amigo não vou descansar até que ele pague por tal aberração", publicou Morla.

Investigação - O Ministério Público de Buenos Aires e a polícia da capital realizaram três buscas simultâneas nesta sexta-feira contra as três pessoas que foram fotografadas com o corpo de Diego Maradona, informaram fontes da investigação à agência Efe.

Os três ex-funcionários da Funerária Sepelios Pinier serão intimados a depor pelo Ministério Público, mas não foram presos porque os supostos delitos cometidos não são penais.

A Promotoria de Criminalidade, Conduta e Contravenções Número 25 de Buenos Aires os citará em princípio por suposta profanação de um cadáver e é possível que também sejam acusados de violação de "direitos muito pessoais".

Durante as buscas contra essas três pessoas, a Polícia apreendeu três celulares, um computador, um pendrive e várias camisetas que coincidiam com a roupa que os investigados usavam no momento de tirar as fotos.

As buscas foram realizadas em uma casa particular, uma garagem - onde foram apreendidas informações documentais - e o local onde prepararam o corpo de Maradona. Todas as dependências em que atuaram o Ministério Público e a Polícia estão no bairro La Paternal, em Buenos Aires