;

Especiais

Brasil| Conselho de Farmácia alerta para o risco de se automedicar com cloroquina

Bastou circular uma notícia de que o medicamento cloroquina seria eficaz no combate ao coronavírus para que grande parte da população fizesse uma corrida às farmácias em busca do medicamento.

Diante do pânico da pandemia do novo coronavírus, o Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO) faz um alerta. Neste momento, mais do que nunca, é importante que a população não se automedique e não difunda receitas milagrosas. “Todos os medicamentos têm efeitos colaterais e alguns podem ser fatais”, explica o diretor secretário do CRF-GO, Daniel Jesus, que é farmacologista e também professor.
Daniel explica que há um relato científico realizado na França que sugere boa resposta de pacientes com covid-19 tratados com cloroquina adicionada de azitromicina. “Não existem ensaios clínicos randomizados comprovando a efetividade, somente este relato científico”, detalha o farmacologista.
Também o Hospital Albert Einstein cita a hidroxicloroquina (derivado menos tóxico dessas drogas) em seu protocolo de manejo da covid-19 como opção de tratamento, ficando a critério médico a escolha por não haver estudos para essa indicação..
O farmacêutico também adverte que os estudos são muito frágeis ainda, feitos com poucos pacientes, não randomizados. “É claro que torço para dar certo, mas ciência não é milagre e a doença ainda é muito jovem, recente e imprevisível”, pondera.



Jornal Opção

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.