terça-feira, 31 de março de 2020

Região | Alcinópolis tem primeiro caso confirmado de coronavírus e MS chega aos 48 casos com um óbito

Teodoronews 

O boletim epidemiológico do coronavírus divulgado nesta terça-feira (31) confirmou 48 casos em Mato Grosso do Sul. Entre eles, um rapaz de 24 anos, morador em Alcinópolis, que voltou da Irlanda. Também hoje foi divulgada a primeira morte pelo Covid-19 no Estado.
Segundo MSTodoDia até o momento são 554 casos notificados, sendo 457 descartados e 11 excluídos. Até a segunda-feira (30) eram 44 casos, sendo os novos quatro confirmados um homem de 35 anos e uma mulher de 22 anos, moradores em Nova Andradina, que tiveram contado com um caso confirmado, o morador em Alcinópolis e uma mulher de 38 anos de Campo Grande, que também teve contato com um caso confirmado.
Os quatro pacientes estão em isolamento domiciliar. O MS Todo Dia apurou que o morador em Alcinópolis não teria apresentado sintomas do coronavírus. Mesmo assim a notificação foi feita no dia 28 e nesta terça-feira foi confirmado. Há casos investigados em Camapuã, e em São Gabriel do Oeste, um em cada município.
Também há casos investigados em Água Clara, Aquidauana, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Campo Grande, Dourados, Fátima do Sul, Maracaju, Naviraí, Novo Horizonte do Sul , Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.
Mato Grosso do Sul registrou nesta terça-feira ainda a primeira morte por coronavírus. Uma mulher de 64 anos, moradora em Batayporã, foi a primeira vítima do vírus no Estado. Ela estava internada em um hospital de Dourados.

Mato Grosso| Criminosos invadem unidade da Politec e roubam armas que passariam por perícia


G1

Criminosos invadiram a unidade da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) em Alta Floresta, a 800 km da capital, e levaram as armas que estavam no local. O levantamento ainda está sendo feito, mas a suspeita é que mais de 20 armas tenham sido levadas.
De acordo com a Polícia Militar, a porta dos fundos da unidade foi arrombada e os criminosos pegaram todas as armas que estavam lá dentro.
As armas e munições que estavam na unidade eram de apreensões feitas pela Segurança Pública na região. Elas estavam custodiadas para a realização de exames pela Gerência Regional de Criminalística da Politec.


Por nota, a Politec informou que está tomando as medidas necessárias de segurança para evitar outras ocorrências.


A Secretaria de Segurança Pública Estadual (Sesp) e a Polícia Civil estão investigando o caso e procuram os suspeitos.



Saúde| Caminhoneiros vão ter prioridade em campanha de vacinação contra gripe

Caminhoneiros e portuários serão o próximo foco da campanha de vacinação contra a gripe em todo o país, assim que a agenda para idosos e profissionais de saúde for encerrada, conforme anunciou hoje (30) o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, durante coletiva de imprensa com ministros do Estado.
O ministro falou da campanha do Serviço Social do Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) com 130 postos de atendimento a caminhoneiros em rodovias de todo o país com orientações e a entrega de produtos de higiene e alimentação aos profissionais. E disse que a vacinação dos caminhoneiros contará com a mesma logística.
"Os profissionais de transporte terão esse suporte. Eles entram na prioridade assim que acabar a vacinação dos idosos e dos profissionais de saúde. Isso é muito importante porque vai garantir esse conforto a mais aos trabalhadores que estão prestando um grande serviço ao nosso país. É o nosso dever garantir essas condições", afirmou Tarcísio.
O Ministério da Infraestrutura também está auxiliando o Ministério da Saúde na logística de distribuição dos primeiros 500 mil kits de teste rápido para o combate ao novo coronavírus. O lote faz parte de um montante de 5 milhões de itens adquiridos e doados pela Vale e chegou ao Brasil nesta segunda no Aeroporto de Guarulhos. O material já tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi liberado para o centro de logística do Ministério da Saúde em São Paulo.


Com informações da Agência Brasil

Covid-19| Mauro anuncia novo decreto e aumenta quarentena das escolas de MT

RepórterMT
O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou, no início da noite desta segunda-feira (30), durante participação ao programa Estúdio – da TV Cidade Verde (canal 12.1), parceira do  – que vai baixar novo decreto nesta terça-feira (31) estendendo a suspensão das aulas das redes de ensino estadual, municipal e superior até o fim do mês de abril.
Na medida anterior, o governador havia decretado a paralisação por 13 dias, ou seja, terminaria no próximo dia 05. Porém, com o avanço da pandemia do novo coronavírus, Mauro viu a necessidade de ampliação do decreto.
Nesta segunda, o boletim da Secretaria de Estado de Saúde aponta que Mato Grosso tem 18 casos confirmados de coronavírus. Pelo menos 68 pessoas, com casos confirmados e suspeitos, estão internadas, sendo que 20 delas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

segunda-feira, 30 de março de 2020

Alto Taquari| Moradora desrespeita medidas contra coronavírus fazendo festa e é autuada



Após visita da Polícia Militar festa que estava acontecendo em residência no centro de Alto Taquari é interrompida. Desde o dia 24 de março por meio do Decreto Emergencial nº060 com medidas contra o Covid-19, está  proibido qualquer tipo de manifestação que leve a aglomeração de pessoas. A PM chegou ao local pós denuncia anônima.
A proprietária da residência poderá ser autuada criminalmente por desrespeitar e infringir uma determinação do poder público, conforme previsto no Artigo 268 do Código Penal:

Art. 268 - Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:

Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa.

Parágrafo único - A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

A recomendação é de que não haja aglomeração de pessoas e também de que cada morador permaneça em sua residência, obedecendo ao isolamento social.


Após confeccionado o Boletim de Ocorrência foi enviado para Polícia Civil para serem tomadas as medidas cabíveis.


Mato Grosso| Estado tem 16 casos confirmados de Covid-19, diz governo



G1

Mato Grosso tem 16 casos confirmados de coronavírus, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesse domingo (29). Dessa forma, o número de casos subiu no estado, já que anteriormente, até sexta-feira (27), a Secretaria de Saúde Estadual (SES), que adota os mesmos dados do Ministério da Saúde, havia confirmado 11 casos de coronavírus em Mato Grosso.


Oito deles são em Cuiabá, dois em Várzea Grande, região metropolitana da capital, e um em Nova Monte Verde, a 920 km de Cuiabá. Dentro os pacientes diagnosticados com Covid-19 em MT, apenas uma mulher está internada em Cuiabá. Os demais seguem em isolamento em casa.


Em MT, conforme o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, a transmissão já é considerada comunitária, quando não se tem a origem do foco.


Outros 556 casos são investigados pela secretaria por serem suspeitos do Covid-19. Dos pacientes com suspeita de Covid-19, 28 estão internados em Cuiabá, sendo que 10 deles em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sete em Sorriso, cinco em Tangará da Serra e dois em Barra do Garças.

A SES reforça que atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção por Covid-19. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus.

Ações diárias para ajudar a prevenir a propagação de vírus respiratórios:


  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão
  • Usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de vários vírus, inclusive o novo coronavírus.


Covid-19| Twitter deleta publicações de Bolsonaro visitando comércio em Brasília

Notícias ao Minuto 

Nesta segunda-feira, 30, a rede social adotou postura semelhante e tirou do ar dois tuítes do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e um do senador Flávio Bolsonaro, que republicavam vídeo antigo do médico Dráuzio Varella. As postagens teriam violado as normas sobre conteúdos enganosos, visto que a gravação era datada de janeiro, mas os tuítes passavam a ideia de ser algo recente.
A plataforma conta agora com medidas que preveem a exclusão de conteúdos que neguem ou distorçam orientações dos órgãos de saúde em relação ao combate e prevenção ao novo coronavírus.
As publicações deletadas pelo Twitter foram feitas nesta manhã, enquanto o presidente visitava áreas de Brasília em descumprimento às normas de aglomeração de pessoas. Em uma das imagens, o presidente conversava com um vendedor de churrasquinho em Taguatinga, no Distrito Federal.
"Eu tenho conversado com o povo e eles querem trabalhar. É o que eu tenho falado desde o começo. Vamos tomar cuidado, maior de 65 (anos) fica em casa", disse.

Além de defender a volta da população ao trabalho, o que contraria as orientações do próprio Ministério da Saúde, o presidente da República diz, no vídeo, que um medicamento usado para malária, produzido no Brasil, "está dando certo em tudo quanto é lugar." A declaração aconteceu no dia em que o governo da Bahia divulgou que o primeiro paciente que morreu no estado fazia uso de tal medicamento.
Num segundo vídeo apagado pelo Twitter, Bolsonaro aparece entrando em uma casa de carnes em Sobradinho, também na região metropolitana de Brasília. Ele diz que "o desemprego tem apavorado as pessoas" e diz, sem apresentar de qual estudo tirou tal informação, que o País só fica imune ao coronavírus depois que 60 a 70% for infectada.

Apenas um vídeo permanece online, o que mostra o presidente em um comércio em Ceilândia, acompanhado de seguranças e populares.


Covid-19| Trump estende isolamento social por coronavírus nos EUA até 30 de abril

Notícias ao Minuto 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo que as medidas de distanciamento social para controlar o avanço do coronavírus no país serão estendidas até 30 de abril. Na semana passada, o republicano havia sugerido que poderia "reabrir" a economia americana na Páscoa, em 12 de abril. "Isso era apenas uma aspiração", explicou o presidente.
Em coletiva de imprensa na Casa Branca, Trump também disse que o pico de mortes por coronavírus nos EUA "provavelmente" será alcançado em duas semanas e, depois disso, o número de novos óbitos começará a diminuir.
O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA, Anthony Fauci, que faz parte da força-tarefa do governo contra o coronavírus, afirmou que a decisão é "sábia e prudente". Ao lado de Trump na coletiva de imprensa, ele reafirmou que o número de mortes por coronavírus nos EUA poderia alcançar 200 mil se não forem tomadas medidas adequadas para conter a disseminação do vírus. 
"O número que eu dei é baseado em modelos", reforçou Fauci. Segundo o especialista, os esforços de distanciamento social em andamento no país "estão tendo um efeito" que ainda não pode ser quantificado.
A médica Deborah Birx, que também é membro da força-tarefa americana contra a Covid-19, disse que continuar com o distanciamento social é "um grande sacrifício para todo mundo", mas salvará "centenas de milhares de vidas".

domingo, 29 de março de 2020

Entretenimento| Maraisa faz proposta de live a Marília Mendonça após recorde de Gusttavo Lima


Gusttavo Lima entrou em alto estilo para o time de famosos que está organizando eventos online por conta da pandemia de coronavírus.

O marido da modelo Andressa Suita movimentou a web com uma transmissão ao vivo recordista na noite de sábado (28): pelas redes sociais por cinco horas, teve mais de 10 milhões de visualizações e arrecadou toneladas de alimentos para instituições no combate a doença.
A novidade, é claro, mexeu com os fãs do gênero musical e eles logo lembraram de Marília Mendonça, desafiando, em tom divertido, a cantora a superar o colega de trabalho.
E parece que Maraisa, dupla de Maiara, está determinada a unir forças com a amiga. "Nos aguardem", escreveu a namorada de Fabrício Marques ao responder uma postagem da intérprete de "Graveto" no Twitter. Ela ainda adicionou a hashtag "Live das Patroas", título pelo qual as três se apresentam juntos em shows.
MSN