sábado, 29 de fevereiro de 2020

Saúde| Campanha de vacinação contra gripe será antecipada no país

Agência Brasil
Por causa da confirmação do primeiro caso de coronavírus no país, o de um homem de São Paulo, o Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha de vacinação contra a gripe. Segundo o ministro Luiz Henrique Mandetta, a campanha prevista para abril terá início este ano no dia 23 de março. Para a campanha, serão disponibilizadas 75 milhões de doses.
“Antecipamos em 23 dias a data prevista original para essa campanha”, disse o ministro.
A campanha vai privilegiar gestantes, puérperas, crianças de até seis anos de idade, idosos e, possivelmente, acrescentou o ministro, outros grupos de pessoas que trabalham na área de segurança e população carcerária. “Este ano vamos fazer outros grupos que não os idosos. Devemos fazer [vacinação] nas forças de segurança, na população presidiária completa, nos agentes penitenciários. Devemos fazer a ampliação de segmentos para diminuir a circulação epidêmica”, falou o ministro.
Gripe x Coronavírus

A vacina contra a gripe não previne o coronavírus. Mas segundo o ministro, ela será importante para combater os demais vírus associados a outros tipos de gripes e diminuir a dificuldade dos profissionais de saúde na hora de identificar corretamente o tipo de vírus que está provocando os sintomas no paciente.
“A vacina [da gripe] dá cobertura e deixa o sistema imunológico 80% protegido contra essas cepas de Influenza e virais que estão circulando e são mais comuns que o coronavírus”, disse o ministro. “Para um profissional de saúde, quando um indivíduo tem um quadro gripal e informa que já foi vacinado [contra gripe], isso auxilia muito o raciocínio do profissional para pensar na possibilidade de outras viroses que não aquelas que são cobertas pela vacina. Ela [a vacina] é um instrumento importante porque diminui a espiral de epidemia desses outros vírus que podem eventualmente ocorrer e confundir a população”, destacou o ministro.

Brasil| Prazo para órgãos adotarem nova Carteira de Identidade é prorrogado

Notícias ao Minuto
O governo federal prorrogou mais uma vez o prazo para que os órgãos de identificação adotem os novos padrões de Carteira de Identidade, estabelecidos pelo Decreto 9.278, de 5 de fevereiro de 2018. 
Em Decreto publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 28, o governo altera norma anterior para estabelecer que somente a partir de 1º de março de 2021 os órgãos estarão obrigados a adotar os novos padrões.
Segundo a legislação em vigor até então, o prazo para que todos os órgãos se adequassem aos novos padrões era a partir de 1º de março deste ano.
O novo modelo de carteira de identidade, definido pelo Decreto 9.278/2018, tem o tamanho reduzido e novos dispositivos para aumentar a segurança contra falsificações, como o QR Code. 
Além disso, é possível incluir no documento informações como título de eleitor, numeração da carteira de trabalho, certificado militar, carteira nacional de habilitação, número do PIS, tipo sanguíneo e fator Rh e outros dados que indiquem, por exemplo, necessidades especiais. Também é possível ao cidadão optar pelo nome social no documento, sem necessidade de alterar o registro civil.

Esporte| Santos admite interesse e Robinho fala em baixar salário para voltar

Notícias ao Minuto
Robinho pode estar perto iniciar de sua quarta passagem pelo Santos. O presidente José Carlos Peres admitiu que existem conversas para repatriar o atacante, que tem contrato até maio com o Istanbul Basaksehir, da Turquia. Do outro lado da negociação, o jogador já disse que aceita baixar seu salário e parcelar em "até 50 vezes" uma pendência financeira existente para voltar ao clube que o revelou.
"Estamos em processo de trazer o Robinho. Está iniciado. Estamos em processo. Ele primeiro precisa sair de lá da Turquia", disse Peres após reunião na sede da CBF, no Rio, com os 20 clubes da Séria A do Campeonato Brasileiro.
Um dos maiores entraves da negociação é uma antiga dívida que o Santos tem com o atleta. Em 2015, vivendo um grande problema financeiro, o alvinegro se comprometeu a acertar suas pendências com Robinho, mas voltou a ter dificuldades para honrar os pagamentos em 2017.
"O presidente ainda não me pagou. Mas pode me pagar em 10, 20, 30 ou 50 vezes. Baixo até o salário. Vamos conversar", disse o jogador, de 36 anos, em entrevista ao Esporte Interativo.
Apesar de se mostrar empolgado com o interesse, Robinho explicou que as tratativas ainda são iniciais. "Eles têm interesse. Entraram em contato com a minha advogada. Mas além do interesse não tem mais nada. Meu contrato termina em maio, inclusive a opção de renovação é deles. Não tem nada certo. Única coisa que tem é isso, presidente mostrou interesse em me repatriar."
Entre idas e vindas, Robinho soma 246 jogos e marcou 109 gols pelo Santos, em três passagens. Pelo clube, ele foi bicampeão brasileiro (2002 e 2004), bi do Paulistão (2010 e 2015) e ainda levantou um título da Copa do Brasil (2010).
ACUSAÇÃO DE ESTUPRO - Em 2017, Robinho foi condenado pela Justiça italiana a nove anos de prisão por violência sexual contra um jovem albanesa de 22 anos, em 22 de janeiro de 2013, em uma boate de Milão. Na época, o jogador brasileiro defendia o Milan. A pena foi colocada em suspenso (sem a necessidade de seu cumprimento) até o julgamento da apelação da defesa em segunda instância.
O fato, no entanto, foi visto por Peres como um problema para que o Santos contratasse Robinho naquele ano. "O perfil que queremos é de um atleta de boa imagem, no Brasil e exterior, sem aventuras. Não podemos trocar o valor institucional do nosso clube por uma simples decisão de campo. Ainda mais no caso dele, uma vez que é plano da minha gestão trazer cada vez mais mulheres aos estádios. Primeiro vem nossa marca. Primeiro vem o Santos", argumentara o dirigente em entrevista à ESPN.

Saúde| Hidratante pós-sol pode ter efeito contrário e piorar situação da pele

Notícias ao Minuto
Verão combina com férias, que combina com longas horas na praia ou na piscina. Porém, apesar dos alertas sobre os perigos dos raios UV e o risco de queimaduras e insolação, muita gente ainda se esquece ou simplesmente negligencia o uso do protetor solar. E aí vêm as consequências:
“Além dos sintomas imediatos, que incluem eritema, sensibilidade ao toque, bolhas e, nos casos mais graves, descamação, dor de cabeça, febre, calafrios e fadiga, os efeitos da radiação solar na pele são cumulativos. Ou seja, a conta pode chegar anos depois com envelhecimento precoce, surgimento ou agravamento de manchas e desidratação da pele, além de maior suscetibilidade ao desenvolvimento de câncer de pele”, alerta a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Ok, mas, e uma vez que o erro já tenha sido cometido? Como amenizar os incômodos causados pela queimadura de sol? Para isso, existe o hidratante pós-sol. Porém, não é interessante sair passando qualquer produto sem consultar o rótulo, enfatiza a médica: “Algumas fórmulas pós-sol possuem consistências espessas e oleosas, que criam uma barreira emoliente no topo da pele, aprisionando o calor na camada superior da epiderme e exacerbando a inflamação e a sensação de queimadura. Além disso, algumas fragrâncias e produtos químicos podem irritar a pele danificada. Dê preferência aos produtos livres de etoxilados, óleo mineral e parabenos”, afirma.
“Bons hidratantes pós-sol possuem ativos que ajudam a restabelecer as defesas naturais, um sistema antioxidante avançado e também ativos que possuem efeito calmante. Um dos ingredientes clássicos para recuperação da pele é a Vitamina E, que tem ação antioxidante, imunoprotetora e hidratante, além de possuir efeito calmante e suavizante”, diz a médica. O ácido maslínico também reduz a vermelhidão pós-sol e acalma a pele por ter ação anti-inflamatória, e temos também o Aloe Vera, natural, e que também possui efeito calmante.
A dermatologista explica que o hidratante deve ser passado no corpo todo. “Aplique após o banho, mas caso sinta em outros momentos que a pele está ressecada, passe novamente. É importante que a pele se recupere bem de um dia para outro, pois o acúmulo dos danos que são invisíveis aos nossos olhos pode se tornar um grande vilão no futuro”, alerta. “Muitas pessoas, para tornar o produto mais refrescante, o colocam dentro da geladeira. Isso não deve ser feito, pois alguns ativos podem perder propriedades ou se cristalizarem em temperaturas muito baixas. O mesmo vale para altas temperaturas, então é importante conservar o produto na temperatura recomendada pelo fabricante e ficar atento com o prazo de validade”, finaliza.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Mato Grosso| Número de crianças entregues pelos pais para adoção é 5 vezes maior que o de abandonos após campanha



G1

Depois do surgimento da campanha "Entrega Legal", 16 crianças foram entregues à Justiça de forma voluntária pelos pais, desde 2018, em Mato Grosso. Esse é um número cinco vezes maior do que a quantidade de crianças que foram vítimas de abandono no Estado nesse mesmo período.
A campanha orienta pais e mães que não podem ou não querem criar os filhos, para que os entreguem voluntariamente e não os abandonem ou deixem com pessoas desconhecidas. Segundo a legislação, a entrega direta, assim como o abandono, é crime.

O desejo de entregar a criança pode ser expressado durante a gravidez ou depois do nascimento. Caso seja durante a gravidez, a mãe deve receber acompanhamento psicossocial. Ao nascer, a criança será entregue ao Conselho Tutelar.


Após o período de restabelecimento da mãe, cerca de 15 dias, ela irá passar por uma audiência na Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, onde deve reafirmar a decisão de entregar a criança. Após a audiência, a mãe ainda tem 10 dias para se arrepender.

Segundo a juíza Gleide Bispo dos Santos, da 1ª Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, várias situações levam casais ou mulheres a desejarem entregar o filho para adoção.



Ela explica que quando a mulher procura a Justiça sozinha, normalmente é porque a gestação não foi planejada ou essa mulher foi abandonada pelo parceiro.

A magistrada também conta que já foi procurada por casais que decidiram, juntos, entregar a criança, e que nem sempre a razão é falta de condições financeiras para alimentar ou educar o filho.
Na avaliação da juíza, a 'Entrega Legal' é um ato de amor, já que muitas mães, em momentos de desespero, acabam cometendo infanticídio ou abandonando as crianças em locais inapropriados, onde elas correm risco de morte se não forem encontradas a tempo.

“Quando entregue à Vara da Infância, a criança será adotada por casais habilitados para adoção, que já foram investigados, a segurança é muito maior”, destaca a juíza. Já nos casos da entrega direta, muitas vezes os pais nem conhecem a família para qual estão deixando a criança e não sabem como será a interação deles.


Saúde| Mato Grosso registra três casos suspeitos de coronavírus

Da Secretária Estadual de Saúde
Três casos suspeitos de coronavírus foram notificados nesta sexta-feira (28), pelo Estado de Mato Grosso. A notificação ocorreu por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e o reconhecimento da suspeita foi realizado pelo Ministério da Saúde. Os casos começaram a ser registrados na última quarta-feira (26) e ainda são investigados pela equipe técnica.
Em Mato Grosso, os três casos que levantam a suspeita do COVID-19 estão em Glória D’Oeste (1), Alto Taquari (1) e Sorriso (1). Os pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para países onde há a circulação do novo vírus. Os quadros clínicos encontram-se estáveis e sem complicações clínicas que exijam internações. Os casos estão em isolamento domiciliar e seguem monitorados diariamente pelos serviços de saúde local e pela SES.
“Não há motivo para pânico. Em contato direto com o Ministério da Saúde, a SES realiza o monitoramento dos casos suspeitos, estrutura as ações do Plano de Contingência e acompanha o contexto estadual e nacional. O Brasil e Mato Grosso estão preparados para enfrentar o novo vírus”, tranquiliza o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Em razão de sobrecarga da Plataforma Ivis, as três suspeitas de Mato Grosso serão atualizadas nos próximos dias pelo site do Ministério da Saúde. As amostras desses casos passarão pela análise do Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen), onde serão examinadas as possibilidades de vírus respiratórios. Mediante os resultados, o material será enviado para um dos laboratórios de referência nacional.
O caso do município de Sorriso foi informado pela vigilância municipal na tarde da última quinta-feira (27) – após a divulgação da última Nota Informativa do Estado – e, imediatamente depois das orientações, foi realizada a investigação, coleta de amostra e envio do material ao Lacen.
Aumento de casos suspeitos
O Ministério da Saúde confirmou, no dia 26 de fevereiro, o primeiro caso de COVID-19 no Brasil. Diante da ampliação dos países com transmissão local e a confirmação do primeiro caso no Brasil, Mato Grosso passou a identificar possíveis casos suspeitos e o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública ampliou a ação de monitoramento no estado.
Este acompanhamento ocorre na rotina dos serviços do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), que divulgará as atualizações diárias do monitoramento do COVID-19. Essas informações são relativas ao período das 12h do dia anterior até as 12h do dia da publicação.
Recomendações
Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infeccções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
- Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas
- Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
- Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Balanço| Nenhuma morte é registrada nas rodovias federais de MT no Carnaval, diz PRF


G1

Nenhuma morte foi registrada nas rodovias federais de Mato Grosso durante o período do Carnaval. O balanço foi divulgado pela Polícia Rodoviária (PRF) nessa quinta-feira (27).

No período de 21 a 26 de fevereiro de 2020 foram registrados 33 acidentes com 30 pessoas feridas e nenhuma morte no trânsito durante a operação.
Já em 2019 a PRF registrou 34 acidentes de trânsito com 36 pessoas feridas e 04 mortes. Os dados apontam que desde 2016 o número de mortes durante o período de carnaval em Mato Grosso vem diminuindo e zerando neste ano.

Foram realizados 3.946 testes de etilômetro (bafômetro) durante as ações que resultaram em 136 pessoas multadas por dirigir alcoolizadas, por recusa e sob influência de substância psicoativa destas 32 pessoas foram detidas por alcoolemia.
A PRF flagrou 423 ultrapassagens indevidas e 213 pessoas autuadas por falta do uso de cinto de segurança e foram registradas 80 autuações por transportar crianças fora do dispositivo de segurança (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação).

Alto Taquari| Operação da Polícia Civil cumpre mandado de prisão e estoura boca de fumo


Foto Divulgação
A Polícia Civil em Alto Taquari cumpriu nesta quinta-feira (27), um mandado de prisão em desfavor de um menor suspeito de participar da tentativa de homicídio ocorrido nas Margens do Lago Municipal em Janeiro.

Economia| Brasil tem quarta gasolina mais cara da América do Sul, mostra ranking

Notícias ao Minuto
O Brasil tem a quarta gasolina mais cara da América do Sul, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira, 27, pela Cuponation, plataforma de descontos online da alemã Global Savings Group baseado em informações do Numbeo, banco de dados global de preços que realizou uma pesquisa no começo de 2020 com 100 países.
O preço da gasolina brasileira (R$ 4,45/litro) só não é mais cara que do Uruguai (R$ 6,27/l), do Peru (R$ 4,89/l) e do Chile (R$ 4,47/l).
No mundo, o Brasil ocupa o 60º lugar no ranking da Cuponation.
Na avaliação global, o preço mais caro da gasolina foi registrado em Hong Kong (R$ 9,69/l), seguido da Palestina (R$ 8,32/l) e Israel (R$ 8,05/l).
Por outro lado, sem nenhuma surpresa, a Arábia Saudita é o país que cobra mais barato pela gasolina (R$ 1,78/l), o mesmo cobrado no Cazaquistão. Em terceiro lugar ficou o Egito, com R$ 2,13/l. A Venezuela não entrou na pesquisa.
"Apesar do nosso País não possuir a gasolina mais cara do mundo, um ponto importante a ressaltar é que a população brasileira está deixando cada vez mais de usar o próprio carro - não somente pelo valor do combustível, mas também pelo estresse e tempo perdido no trânsito", avaliou o Cuponation.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Saúde| Número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil é de 132


Agência Brasil

Após cerca de 24 horas da confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, o número de pessoas oficialmente tratadas como suspeitas de ter o vírus no país é de 132, segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo. Na última sexta-feira (21), era apenas um caso
O Ministério da Saúde recebeu as notificações dos estados até a tarde de hoje (27), mas não analisou todos.  “Esse número não é definitivo. É muito maior que 132. Ficamos com 213 notificações ainda não analisadas. Elas podem ser todas consideradas suspeitas ou apenas uma parte, mas dá para a gente avaliar que, na verdade, temos perto de 300 casos suspeitos”, disse Gabbardo.
Segundo o secretário, esse aumento se explica em virtude do aumento do número de países com fluxo migratório intenso com o Brasil, e que têm pessoas com o vírus. Um exemplo é o primeiro caso confirmado no Brasil. O homem de 61 anos não esteve na China, que concentra a maioria dos casos no mundo, e sim na Itália. Após a confirmação desse caso, pessoas com histórico de viagem à Itália, à França e à Alemanha e que apresentem febre somada a um sintoma respiratório também são tratadas como suspeitas de ter o coronavírus.
Critérios
O ministério tem usado como critérios de determinação de casos suspeitos: ter viajado para um dos 16 países da Ásia, Europa e Oriente Médio com casos da doença; não ter viajado, mas ter tido contato com esses viajantes ou ter tido contato com o caso confirmado no Brasil. Em todas as hipóteses, a pessoa é considerada como um caso suspeito se apresentar febre somada a um sintoma respiratório.
Os 16 países considerados na definição de casos suspeitos são: Austrália, China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Filipinas, Japão, Malásia, Vietnã, Singapura, Tailândia, Itália, Alemanha, França, Irã e Emirados Árabes Unidos.
O secretário-executivo do ministério reforçou ainda a importância das medidas de prevenção para reduzir os riscos de contaminação da doença. A lavagem constante das mãos e evitar levá-las ao rosto e, principalmente, à boca; o uso de álcool em gel para esterilização das mãos e o não compartilhamento de utensílios de uso pessoal, como talheres, copos e travesseiros, entre outros.

Brasil| Mega-Sena acumulada sorteia hoje prêmio de R$ 200 milhões

Notícias ao Minuto
A Mega-Sena acumulou mais uma vez e agora pode pagar prêmio estimado em R$ 200 milhões. O sorteio das dezenas do concurso 2.237 será realizado nesta quinta-feira, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Titetê, na cidade de São Paulo.
O sorteio é aberto ao público, que pode acompanhar também nas redes sociais: no Facebook e no canal Caixa no Youtube. Esta é a 16ª vez consecutiva que o prêmio acumula, novo recorde de sequência de acumuladas para a modalidade.
O prêmio de R$ 200 milhões é o terceiro maior da história da Mega-Sena em concursos regulares, sem contar a Mega da Virada.
De acordo com a Caixa, o valor do prêmio, caso aplicado na poupança, poderia render quase R$ 518 mil todo mês. Se preferir aplicar o dinheiro em bens, o ganhador poderá comprar 40 coberturas de luxo, de 500 metros quadrados, no bairro de Copacabana, na cidade do Rio Janeiro.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa, em todo o país. A cartela, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Com informações da Agência Brasil