;

Especiais

Alto Taquari| Caminhada “passos que salvam” acontece neste domingo


O diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil no Brasil é o principal objetivo da “Caminhada Passos que Salvam”, que será realizada pela primeira vez em Alto Taquari, no próximo dia 24 de novembro, domingo, a partir das 8 horas, saída da Praça da Matriz até o Lago Municipal. O evento acontece simultaneamente em 22 de estados e mais de 700 cidades em todo o país e é organizado pelo Hospital de Amor, antigo Hospital do Câncer de Barretos.

De acordo com um dos organizadores da caminhada em Alto Taquari, Robson Esmerino, muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado por diversos fatores, como desinformação dos pais, medo do diagnóstico e/ou desinformação dos médicos.

“Sabemos que é possível aumentar as chances de cura se nossas crianças chegarem mais cedo para o tratamento. Só precisamos levar informação. Um dos principais problemas é que os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, no início da doença, são confundidos com outras doenças na infância. Por isso, é importante divulgar esses sintomas para descobrir o mais cedo possível a doença e aumentar o índice de cura”, destacou.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 12 mil crianças e adolescentes são diagnosticadas com câncer anualmente no Brasil, o que representa uma média de 32 casos por dia e é considerada a primeira causa de morte por doença na população nessa faixa etária. Em países desenvolvidos, como nos Estados Unidos, o índice de cura chega a 90%. Por outro lado, no Brasil somente metade (50%) consegue a cura da doença.

“A ignorância mata milhares de jovens todo ano em nosso país. Precisamos mudar essa realidade com informação. Um simples passo pode salvar vidas. O câncer em crianças evolui rapidamente, mas a resposta ao tratamento é bem mais rápida. Nas cidades onde começaram a realizar a caminhada, o índice de cura do câncer infantojuvenil subiu de 50% para até 70%. Isso significa que nosso trabalho pode salvar diversas vidas. Vem caminhar com a gente”, comentou Robson Esmerino.

Kits da caminhada


A coordenação do evento está vendendo kits (camiseta, sacochila e boné) no valor de R$ 35,00. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para o tratamento das crianças com câncer. Quem quiser adquirir o kit pode entrar em contato pelos telefones:  Robson  9 96941892 ou Meire Mendes 9 9962 6150.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.