sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Educação| Inscrições são abertas para vestibular do IFMT com mais de 500 vagas


Do G1 MT

As inscrições para o vestibular do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) foram abertas nessa quinta-feira (28) e seguem até o dia 10 de janeiro de 2020. Ao todo, são 504 vagas distribuídas em 14 campi do estado.

Os candidatos podem se inscrever pela internet. As inscrições são gratuitas.

Para participar do processo seletivo é necessário ter concluído o ensino médio até a data da matrícula. Outro requisito é ter realizado o processo seletivo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2016, 2017, 2018 ou 2019.

Segundo o edital, em 2019, excepcionalmente, não serão destinadas vagas para o preenchimento por candidatos que optarem pelo Sistema de Seleção Única do Ministério da Educação (SISU/MEC).
  
No ato da inscrição, o candidato poderá optar por concorrer às vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD) e de cotas sociais.

De acordo com o IFMT, serão anuladas as inscrições que não obedecerem às regras do edital.

Conforme o edital, o resultado do vestibular será classificatório/eliminatório, e as chamadas obedecerão à ordem da maior nota para a menor de acordo com a modalidade escolhida pelo candidato.

A data provável para a divulgação do resultado é 22 de janeiro de 2020, segundo o instituto.



Economia| Preço da carne não vai baixar, diz ministra

Noticias ao Minuto 

O preço da arroba do boi gordo, que em São Paulo teve aumento real de 35% em um mês, não vai mais retornar ao patamar anterior. A afirmação é da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, ela disse que a alta das exportações para a China teve forte impacto na valorização da carne. O que também ajudou a puxar o aumento, segundo ela, teria sido a falta de reajuste nos preços nos últimos três anos.
O presidente Jair Bolsonaro, em transmissão pela internet, declarou que a ministra garantiu que, daqui a três ou quatro meses, o preço da carne voltaria à normalidade.
Algumas redes de supermercados têm afirmado que a exportação de carne está limitando a oferta da proteína no País, além de inflacionar o produto. A rede paraense Líder colocou cartazes em suas 20 lojas de supermercados alertando os consumidores sobre problemas com o abastecimento de carne bovina, a alta dos preços e a falta dos produtos nas lojas.
Nos avisos, é informado que os frigoríficos sobem os preços diariamente alegando aumento nas exportações. "Recebíamos tabelas de preços dos fornecedores duas vezes por mês", diz Oscar Rodrigues, diretor do Grupo Líder. "Agora, elas chegam de dois em dois dias, com a carne sempre mais cara."
Segundo ele, o grupo abateu todas as cabeças de gado de suas fazendas para minimizar o impacto da alta do preço. Havia cerca de 1.000 cabeças que estavam em condições de abate. "Nossas margens estão bastante reduzidas e fizemos o informativo em respeito ao cliente que, quando perceber o aumento, pode se sentir enganado", diz Rodrigues. "Nosso cliente é muito fiel e prezamos pela transparência."
A ministra nega falta de oferta para o mercado nacional. "Não é verdade. Primeiro, o Brasil tem 215 milhões de cabeças de gado. Então, não é um rebanho para acabar amanhã. Segundo, realmente o mercado chinês mexeu com as exportações, e não só da carne brasileira, mas da carne argentina, paraguaia, uruguaia. É muito grande a necessidade da China."
"Além de o Brasil abrir as exportações, temos de lembrar que o boi tinha um preço represado há três anos. O pecuarista estava tendo prejuízo nesse período", declarou a ministra. "Antes, o produtor vendia uma arroba por R$ 140, em média. O que aconteceu é que, nesse primeiro momento de abertura, com a China pagando um preço muito bom, houve esse momento, digamos, de euforia. Em São Paulo, uma arroba está sendo vendida a R$ 231."
Em menos de três meses, o contrafilé registrou índices de aumento acima de 50% e o coxão mole, de 46%, no preço de custo que acaba sendo repassado ao consumidor, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
O Ministério da Agricultura afirmou que está acompanhando de perto a situação e acredita que o mercado "vai encontrar o equilíbrio". "Não é papel do Ministério intervir nas relações de mercado. Os preços são regidos pela oferta e procura. Neste momento, o mercado está sinalizando que os preços da carne bovina, que estavam deprimidos, mudaram de patamar", afirmou, em nota.
Questionada se continua a consumir carne vermelha, Tereza Cristina respondeu em tom de brincadeira: "Estou comendo frango. Agora, é só frango".


Ministério da Saúde: 135 mil convivem com HIV no país sem saber

Na avaliação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, houve ganhos importantes nos últimos anos, mas ainda há uma série de desafios. ”Temos uma epidemia estabilizada em torno de 900 mil pessoas com casos de Aids, e podemos observar uma epidemia, principalmente em homens jovens, na faixa etária de 25 a 39 anos. É com essa população que precisamos trabalhar prioritariamente”, disse.
De acordo com os dados apresentados hoje (29), das 900 mil pessoas com HIV, 766 mil foram diagnosticadas, 594 mil fazem tratamento com antirretroviral e 554 mil não transmitem o HIV.
O balanço aponta ainda que o número de contaminados continua subindo no país: há um ano, eram 866 mil pessoas. Somente no ano passado, foram notificados 43,9 mil novos casos.
Ao ressaltar que o Brasil oferece acesso universal ao tratamento, não só de Aids, mas também HIV, o ministro da Saúde comemorou a redução nos casos e, também, na mortandade causada pela doença. Foram evitados quase 12 mil registros de Aids entre 2014 e 2018, e houve queda de mortalidade em 22,8% no período de cinco anos. “Encerrando o ano de 2019, veremos uma diferença ainda maior. Não podemos ter casos de morte com aids”, disse.
A nova campanha do Ministério é direcionada à população jovem, onde a contaminação está crescendo. O foco é reforçar a importância da prevenção, testagem e tratamento: "Se a dúvida acaba, a vida continua. Precisamos incentivar o diagnóstico precoce para salvar vidas. O maior problema ainda é o medo. É importante esse incentivo para fazer o teste. Temos que atingir metas internacionais, como algumas cidades já estão fazendo. E o Brasil, da forma como está indo, ainda precisa testar 90% da população”, disse o diretor do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids, Gerson Pereira.
Até o fim do ano, o governo estima que serão distribuídos 462 milhões de preservativos, que segundo o Ministério é a forma mais eficaz de prevenção. HIV e Aids têm diferença. A primeira situação é quando a pessoa é portadora do vírus. Na segunda, o infectado já desenvolveu a doença.
Mandetta também comemorou a informação de que o município de São Paulo receberá certificação pela erradicação vertical do HIV, quando o vírus é transmitido durante a gestação, parto e amamentação. No Paraná, as cidades de Curitiba e Umuarama foram as primeiras a serem certificadas em 2017 e 2019, respectivamente.
Vale lembrar que, apesar da declaração do ministro sobre a infecção da doença por homens jovens, dados recentes indicam que a parcela da população maior de 60 anos foi a única, entre adultos, na qual foi observado crescimento dos casos de HIV. Em São Paulo, a secretária de saúde já iniciou campanhas voltadas para alertar idosos sobre o assunto.
Com informações da Agência Brasil

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Esporte| Campeão, Flamengo joga por recordes no Brasileirão, de olho no Mundial

Do Notícias ao Minuto
Campeão brasileiro de forma antecipada no domingo passado, o Flamengo inicia nesta quarta-feira a sequência dos seus últimos quatro jogos que realizará no Brasileirão. O time rubro-negro busca bater recordes na competição nacional e se preparar para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, no qual estreará no dia 17 de dezembro.
Nesta quarta-feira, às 21h30, o Flamengo recebe o Ceará no Maracanã, pela 35ª rodada do Brasileirão. A partida marcará a entrega do troféu para a equipe campeã. Em relação ao Mundial, o time jogará contra o Al Hilal, da Arábia Saudita, ou Espérance, da Tunísia, no dia 17 de dezembro, no Catar.
O Fla já igualou ao menos um recorde nesta campanha vitoriosa no Brasileirão. O time conquistou oito vitórias seguidas neste Brasileirão e igualou a marca da edição de 2013. A equipe rubro-negra não consegue mais superar esse recorde, porque vem de quatro triunfos consecutivos e tem mais quatro partidas para disputar.
Por outro lado, o time não tem como superar a marca de ter a melhor defesa do Brasileirão. O São Paulo de 2007 foi vazado apenas 19 vezes. Neste ano, o time rubro-negro sofreu 30 gols e tem a terceira melhor defesa do campeonato, atrás de São Paulo (25) e Palmeiras (27).
Na lista abaixo, são considerados os números desde 2006, quando o campeonato passou a ser disputado por pontos corridos, com 20 clubes.
Confira abaixo os recordes que o Flamengo pode bater no Brasileirão:
Pontuação: O Fla igualou os 81 pontos que o Corinthians obteve em 2015. Ou seja, se ao menos empatar uma vez nos próximos quatro jogos, a equipe rubro-negra será a recordista no número de pontos conquistados.
Gols: Com 73 gols, o Fla está a quatro de igualar o Cruzeiro de 2013. A equipe rubro-negra tem o melhor saldo por enquanto: com 43. O recorde neste quesito é de 40 gols de saldo, com o Cruzeiro em 2013 e o Corinthians em 2015.
Derrotas: O Fla só perdeu três vezes nesta edição do Brasileirão. Se não for mais derrotado, baterá o recorde do São Paulo de 2006 e do Palmeiras de 2018, que perderam quatro partidas.
Artilharia: Gabriel é disparado o goleador máximo deste Brasileirão, com 22 bolas na rede. O atacante está a um de igualar os maiores artilheiros de uma edição de Brasileiro: Jonas, com o Grêmio em 2010, e Borges, com o Santos em 2011.
Mandante: Com 15 vitórias e dois empates, o time rubro-negro tem 92,2% de aproveitamento em casa neste Brasileirão. O melhor desempenho como mandante até agora é do Corinthians de 2015 e do Palmeiras de 2018, com 87,7% (16 vitórias, 2 empates e 1 derrota cada). O Fla ainda terá mais duas partidas em casa: contra Ceará, nesta quarta, e Avaí, na penúltima rodada.
Visitante: Fora de casa, o Fla tem até agora dez vitórias, quatro empates e três derrotas, com 66,7% de aproveitamento. O recorde neste quesito é do Fluminense de 2012, com 68,4% de aproveitamento (11 vitórias, seis empates e duas derrotas). Para bater essa marca, o time rubro-negro terá de vencer Palmeiras e Santos, os últimos jogos como visitante neste Brasileirão.

Mato Grosso| Mais de 4,5 mil acidentes de trânsito são registrados de janeiro a setembro deste ano


Do G1

Mato Grosso registrou mais de 4,5 mil acidentes de trânsito somente de janeiro a setembro deste ano, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). Segundo o delegado da Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletran), Christian Cabral, as mortes por acidentes também têm aumentado.

O delegado afirmou que há 10 anos foram registradas 102 mortes em acidentes de trânsito, em Cuiabá. Já em 2018, ano do último fechamento, foram 108 mortes.


“Infelizmente Mato Grosso não conseguiu registrar redução nos números de violência viária, em especial, no homicídio culposo”, ressaltou.

Neste ano, somente da região metropolitana da capital, foram 80 mortes em acidentes no trânsito. Já Cuiabá registrou 49 mortes.


A gerente de ações educativas de trânsito, Rosane Polzl, afirmou que os fatores que mais geram acidentes no trânsito é o uso do celular, ingestão de bebidas alcoólicas e excesso de velocidade.

“Ultimamente também há muitas pessoas dirigindo sem habilitação”, ressaltou.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) notificou 60 motoristas por suspeitas de irregularidades na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Somente quando pesa no bolso ou acontece um acidente com a pessoa ou com alguém próximo dela que ela toma consciência de que as normas de trânsito estão ali para gerar segurança a todos”, disse Rosane.

Para o delegado Christian o aumento dos acidentes também é consequência do crescimento na frota de veículos.

“As cidades crescem e mais veículos circulam em um espaço menor. As pessoas começam a ficar estressadas e alterar o comportamento por causa do tempo que perdem”, avaliou.



Mato Grosso| Deputados derrubam veto de governador e promulgam lei que proíbe apreensão de veículos com IPVA atrasado


Do G1

Os deputados derrubaram na sessão noturna desta terça-feira (26) o veto do governador Mauro Mendes (DEM) a um projeto que proíbe a apreensão de veículos com IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) atrasado. Com a derrubada do veto, a lei deve ser publicada nos próximos dias.

Dos deputados presentes, 17 votaram a favor da derrubada do veto.

O autor do projeto é o deputado Ulysses Moraes (DC). Ele disse que o governo não apresentou motivos plausíveis para vetar o proposta.

Segundo ele, o Judiciário tem o entendimento de que a apreensão de bens pelo poder público não é o melhor meio para a cobrança de dívidas.

"Esse projeto transforma em lei uma decisão judicial. Já existe esse entendimento do Judiciário, de que o governo não pode confiscar os bens pelo não pagamento de tributos . Tem outros meios de fazer a cobrança", explicou o parlamentar.

O projeto tinha passado pelas comissões, entre elas a de Constituição e Justiça, a qual emitiu parecer favorável. A CCJ também analisou os argumentos do governo para vetar o projeto e se manifestou pela derrubada do veto.

"Isso (apreensão de bens) cria mais entraves para a população. A pessoa que precisa do carro para trabalhar vai perder o meio de renda e não conseguir trabalhar e nem pagar a dívida", declarou Moraes.

O veto

O projeto foi vetado em setembro pelo governador, o qual argumentou que a apreensão não ocorre pela falta do pagamento do IPVA, mas sim pela ausência da apresentação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Para pagar o licenciamento, no entanto, o contribuinte deve estar com o pagamento do IPVA em dia.



terça-feira, 26 de novembro de 2019

Fies: termina dia 30 prazo de renovação para contratos feitos até 2017

Notícias ao Minuto
Termina neste sábado (30) o prazo para que estudantes que têm contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) firmados até o segundo semestre de 2017 renovem o financiamento. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de ensino e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas faculdades no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).  
Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O prazo, que terminaria no dia 31 de outubro foi prorrogado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que é responsável por esses contratos. 
No caso dos chamados aditamentos simplificados, sem alterações no contrato, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema. Quando há, no entanto, mudanças nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o aluno precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro, que é o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal, para finalizar a renovação.
Em 2018, o Fies foi reformulado e passou a vigorar o chamado Novo Fies. Os contratos firmados a partir desse ano têm prazos definidos pela Caixa. O Novo Fies tem modalidades que variam de acordo com a renda familiar. A modalidade Fies juro zero é voltada para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil e é bancado pelo governo.

Além do juro zero, o Novo Fies oferece a modalidade P-Fies para candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.

Saúde| Novo protocolo simplifica tratamento de pessoas com tuberculose e HIV

Agência Brasil
O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (25) que as pessoas com HIV/Aids poderão manter o tratamento com o antirretroviral dolutegravir se também contraírem tuberculose. O medicamento era contraindicado durante o tratamento da tuberculose, mas estudos científicos indicaram a eficácia do antirretroviral combinado aos medicamentos para tratar pessoas infectadas por esta doença.
Segundo a pasta, o dolutegravir é considerado um dos mais modernos antirretrovirais do mundo e é oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2017 para pessoas com HIV. A ampliação do uso do medicamento permitirá reduzir a ocorrência de complicações durante o tratamento e alcançar mais rapidamente melhor qualidade de vida ao paciente na comparação com outros antirretrovirais usados no tratamento de HIV.

As pessoas que vivem com HIV têm 25 vezes mais risco de desenvolver tuberculose quando comparadas às que não têm o vírus. Isso acontece por causa da fragilidade do sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo contra doenças. No Brasil, em 2017, dos 74,8 mil novos casos registrados de tuberculose, 11,4% apresentaram resultado positivo também para o HIV, o que representa 8,5 mil pessoas infectadas pelas duas doenças (TB-HIV).
De acordo com Ministério da Saúde, o risco de morte em pessoas com infecção dupla, por tuberculose e HIV, é 3,08 vezes maior do que o risco de morte em pessoas apenas com tuberculose, sem HIV. Dentre as pessoas com HIV e tuberculose, 19% evoluem para óbito, enquanto entre aquelas que têm apenas tuberculose, sem a presença do vírus HIV, o percentual é de 6,2%.

Esporte| Gabriel Veron faz primeiro treino com o time profissional do Palmeiras

Noticias ao Minuto

O atacante Gabriel Veron, de 17 anos, foi a novidade do treino do Palmeiras nesta terça-feira, na Academia de Futebol. Recém-promovido ao time profissional, a principal revelação das categorias de base do clube será agora observado mais de perto pelo técnico Mano Menezes e pode até mesmo ganhar a oportunidade de estrear em algum dos quatro compromissos restantes neste Campeonato Brasileiro.

Após os titulares não irem a campo na segunda-feira, todo o elenco participou do trabalho desta terça, na Academia de Futebol. A atividade teve apenas o aquecimento aberto aos jornalistas. Veron esteve no grupo e vai conciliar na reta final de 2019 a participação no time principal com os compromissos finais pelos elencos sub-17 e sub-20.
Veron recentemente renovou contrato com o clube até 2024 e fixou uma multa rescisória de R$ 279 milhões para clubes do exterior. O jogador vive um grande momento no carreira, ao ter sido campeão e melhor jogador do Brasil na conquista do Mundial sub-17, além de no último fim de semana ter marcado duas vezes na final do Campeonato Paulista Sub-20. O Palmeiras se sagrou campeão ao bater o Red Bull Brasil na final.
O elenco principal do Palmeiras tem como próximo compromisso o Fluminense, no Maracanã, na próxima quinta, pelo Campeonato Brasileiro. O volante Felipe Melo treinou com o grupo, após se recuperar de edema na panturrilha esquerda. A equipe volta ao trabalho na manhã desta quarta-feira. Depois do almoço, o elenco viaja ao Rio de Janeiro.

Mato Grosso| Detran notifica 60 motoristas por suspeita de irregularidades na obtenção da CNH


G1

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) notificou 60 motoristas por suspeitas de irregularidades na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os dois editais de notificação foram publicados no Diário Oficial que circula nesta terça-feira (26).

O primeiro edital notifica 15 condutores quanto a instauração de processo administrativo para anulação dos atos administrativos que resultaram na emissão da CNH, por suspeitas de irregularidades, em decorrência de vício de procedimento.


Esses motoristas têm o prazo de 10 dias, contados da publicação do edital, para apresentar defesa por escrito ao diretor de Habilitação do Detran, contendo qualificação pessoal, exposição dos fatos, fundamentação legal do pedido, documentos que comprovem a alegação e cópias de documento de identidade que contenha assinatura.

Os documentos devem ser protocolados na sede do Detran-MT, na Av. Hélio Ribeiro, nº. 1000, Centro Político Administrativo, Cuiabá, ou em qualquer Ciretran do interior do Estado.

O outro edital publicado notifica 45 motoristas quanto a decisão administrativa que determinou a invalidação do ato administrativo de outorga da habilitação. Estes motoristas têm o prazo de 15 dias, contados da publicação do edital, para interpor recurso por escrito ao presidente do Detran, conforme artigo 56 da Lei 9.784/99, ou entregar a CNH na sede da autarquia, em Cuiabá, nas Ciretrans no estado ou qualquer Detran de outras unidades federativas.

O Detran alerta que, caso os condutores notificados quanto decisão administrativa sejam flagrados conduzindo veículo sem a devida habilitação, poderão ser responsabilizados pelo delito tipificado no artigo 309 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida Permissão para Dirigir ou Habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano. A pena é de detenção de seis meses a um ano ou multa.

A convocação publicada no Diário Oficial tem sido uma prática constante da autarquia, após esgotadas as tentativas de ciência do motorista por meio de notificação via Correios, em razão da divergência de endereço registrado no Detran.



sábado, 23 de novembro de 2019

Alto Taquari| Na primeira noite da “Operação Final de Ano”, PM prende homem por posse ilegal de arma de fogo

Armas apreendidas. Foto: Divulgação

A Polícia Militar lançou nesta sexta-feira (22.11) a Operação Final de Ano de forma simultânea nos 15 Comandos Regionais do Estado. Em Cuiabá, a solenidade aconteceu na Praça Alencastro. A operação vai reforçar em 30% o policiamento preventivo e a repressão à criminalidade até o dia 1º de janeiro de 2020.

Na primeira noite de seu lançamento, a Polícia Militar de Alto Taquari apreendeu três armas, sendo uma de calibre 20 de dois canos, uma de calibre 32 de um cano e outra de calibre 36 e munições. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados. 

Segundo informações, os policiais chegaram até as armas após abordarem um veículo modelo uno, onde em seu interior foi encontrada uma bacia, algumas facas e lanternas. Ao serem questionados sobre os utensílios,  o motorista e os passageiro deram versões diferentes.

Ainda de acordo com as informações, os suspeitos estavam se preparando para irem caçar.

Dos quatros envolvidos, um ficou preso pois assumiu ser dono das armas e os outros foram liberados.

Participaram da ação o 3º Sargento Djalma e o Cabo Belim.

Posse Ilegal

Lei nº 10.826 de 22 de Dezembro de 2003 - Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas - Sinarm, define crimes e dá outras providências.

Art. 16. Possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição de uso proibido ou restrito, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar:

Pena - reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.



Esporte| Palmeiras testa reformulação contra adversário que iniciou crise

Notícias ao Minuto
O Palmeiras terá neste domingo a chance de provar que está em outro momento na temporada. O time recebe no estádio Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro, o Grêmio, adversário que foi o responsável pela eliminação nas quartas de final da Copa Libertadores e causador de uma crise que teve protestos da torcida e levou dias depois o técnico Luiz Felipe Scolari a ser demitido.
Era agosto deste ano quando a derrota por 2 a 1 de virada no Pacaembu começou a tumultuar de vez o ano do Palmeiras. Eliminado da Copa Libertadores, cinco dias depois o time entrava abatido em campo para enfrentar o Flamengo, no Maracanã, para quem perderia por 3 a 0. No dia seguinte, a diretoria demitiu Felipão e abriu conversas com o substituto, Mano Menezes.
Agora o novo treinador tem como missão encontrar o antigo algoz em um momento decisivo. O Palmeiras precisa vencer o Grêmio para se manter com chance de título no Brasileirão. Em caso de derrota ou empate, o Flamengo será o campeão por antecedência e mesmo sem entrar em campo nesta rodada. A diferença atual é de 13 pontos (81 a 68).
Para cumprir essa missão, Mano Menezes conta com um time reformulado. O treinador testou na quinta-feira a escalação de jogadores como o meia Lucas Lima e o atacante colombiano Borja, jogadores que não estiveram em campo na fatídica eliminação para o Grêmio, pelas quartas de final. Pelo menos o clube vive uma semana tranquila. O elenco tem se mostrado motivado e a comissão técnica tem como única preocupação acompanhar Felipe Melo, que tem edema na panturrilha esquerda.
Curiosamente, o encontro entre Palmeiras e Grêmio no Allianz Parque é uma raridade. Apesar de o estádio ter completado nesta semana cinco anos de funcionamento, por coincidência quase sempre o time alviverde teve de receber o adversário no Pacaembu nos compromissos em São Paulo nos últimos anos, devido a shows. Apenas uma vez os dois se enfrentaram na arena, em jogo realizado em outubro de 2016 pela Copa do Brasil.

Mato Grosso| Mais de 70 mulheres vítimas de violência doméstica utilizam 'botão de pânico' no Estado


G1 MT

Ao todo, 75 mulheres vítimas de violência doméstica utilizam a Unidade Portátil de Rastreamento (UPR), popularmente conhecida como 'botão de pânico'. De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP), o equipamento serve para proteger a vítima quando o agressor tentar se aproximar dela novamente.

Ainda segundo a SESP, nos últimos três anos, 517 mulheres em situação agredidas por seus maridos utilizaram a UPR para se proteger.

O uso destes equipamentos foi implantado em Mato Grosso, em 2014. Atualmente, o serviço é coordenado pela Gerência de Monitoramento Eletrônico da SESP.

Projeto

Está tramitando na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), um projeto de Lei que visa o cumprimento e ampliação deste medida de proteção para todos os municípios do estado.

O projeto foi aprovado em segunda votação na sessão de terça-feira (19). A proposta, de autoria do deputado Delegado Claudinei (PSL), deve ser encaminhado para a sanção do governo do estado.



Oportunidade| Unemat faz processo seletivo para a contratação de 102 professores



G1 MT

A Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) abriu processo seletivo para a contratação temporária e cadastro de reserva de 102 professores do ensino superior, para atuação nos campus de Alta Floresta, Barra do Bugres, Cáceres, Nova Mutum, Nova Xavantina e Sinop.

As vagas são para jornada de trabalho de 20 horas semanais.

A remuneração varia de acordo com a titulação do docente, chegando a R$ 6.218,89 para profissionais com doutorado, R$ 5.029,17 para mestres e R$ 2.703,88 para graduados.


O período de inscrição e os requisitos variam conforme o seletivo. Os editais estão disponíveis na internet.

Em Alta Floresta são 22 vagas e cadastro de reserva para áreas vinculadas à Faculdade de Ciências Biológicas e Agrárias. O período de inscrição vai de 18 a 28 de novembro.

Já em Barra do Bugres tem uma vaga de cadastro de reserva para Metodologia Científica, da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas. Para o campus, as inscrições podem ser efetuadas de 18 a 27 de novembro.

Cáceres: são quatro vagas para cadastro de reserva para a área do direito. O período de inscrição vai de 22 de novembro a 2 de dezembro.

Nova Mutum: há sete vagas de cadastro de reserva para as áreas de Matemática, Informática, Ciências Contábeis, Filosofia, Extensão Rural, Fitotecnia e Engenharia Agrícola, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Agrárias. Inscrições de 18 a 28 de novembro.

Nova Xavantina: abertura de vagas temporárias e cadastro de reserva para 27 áreas vinculadas à Faculdade de Ciências Agrárias, Biológicas e Sociais Aplicadas. O período de inscrições encerra-se em 26 de novembro.

Já em Sinop estão abertos três editais. O edital da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas oferta vaga para a área de Contabilidade Privada e cadastro de reserva para mais três áreas. O período de inscrição vai de 21 a 29 de novembro.

Sinop: a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas oferta vagas e cadastro de reserva para 22 áreas. Inscrição para este edital de 22 de novembro a 2 de dezembro. Já a Faculdade de Educação e Linguagem abre cadastro de reserva para 16 áreas. As inscrições: de 22 de novembro a 2 de dezembro.



Economia| Energisa oferece oportunidade para negociação de dívidas; Campanha começa segunda (25)


Assessoria 

Clientes Energisa Mato Grosso que possuem débito há mais de 30 dias poderão negociar seus débitos em condições especiais a partir de segunda-feira (25). Até o dia 27 de dezembro, empresa oferece condições especiais na quitação de débitos, como desconto de 100% dos encargos para pagamentos à vista e possibilidade de parcelamento em até 24 meses, com desconto de até 50% dos encargos e parcela mínima de R$ 20,00. A campanha de negociação é destinada a clientes de baixa tensão, das classes Residencial, Industrial, Comercial e Rural.




A negociação do pagamento dos débitos pode ser feita pelo titular da conta através da Gisa - atendimento virtual da Energisa Mato Grosso pelo WhatApp (65 99999-7974) -,do site www.energisa.com.br, do Call Center 0800 646 4196, ou, presencialmente, em uma das agências de atendimento.

  
O público-alvo desta campanha são os clientes atendido em baixa tensão, geralmente destinada a pequenos consumidores, como residências e pequenos comércios, com voltagens de 127, 220, 380 e 440 volts. Para ter direito às condições especiais, é necessário ter apenas uma fatura com mais de 30 dias em atraso.



sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Alto Taquari | Vereador Nego do Park esclarece polêmica e revela estar sendo ameaçado

Agora MT 

O vereador  Elgimar Rodrigues, conhecido como Nego do Park, desabafou na Tribuna na ultima Sessão da Câmara.Pressionado por uma conversa de WhatsApp que teria sido divulgada pelo Prefeito Fábio Garbúgio, ele resolveu esclarecer a situação.

Com a Casa lotada, ele falou que não deve nada e que todas as provas que ele tem, da época em que ainda tinha aliança com Garbúgio, já foi repassado ao Promotor.

Ele afirmou que essas conversas estão sendo distorcidas porque ele não é da base e fala a verdade. “Tem quase dois anos que não falo com aquele ladrão corrupto, não tenho rabo preso e por isso estão me ameaçando” afirmou.

Ele reafirmou “Roubei para mim, não, roubei para o povo. Falei isso na época para escancarar. Entenderam errado e quem não quiser entender não estou nem aí. Isso não me incrimina em nada. Quando falei foi para escancarar mesmo” afirmou.



quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Alto Taquari| Caminhada “passos que salvam” acontece neste domingo


O diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil no Brasil é o principal objetivo da “Caminhada Passos que Salvam”, que será realizada pela primeira vez em Alto Taquari, no próximo dia 24 de novembro, domingo, a partir das 8 horas, saída da Praça da Matriz até o Lago Municipal. O evento acontece simultaneamente em 22 de estados e mais de 700 cidades em todo o país e é organizado pelo Hospital de Amor, antigo Hospital do Câncer de Barretos.

De acordo com um dos organizadores da caminhada em Alto Taquari, Robson Esmerino, muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado por diversos fatores, como desinformação dos pais, medo do diagnóstico e/ou desinformação dos médicos.

“Sabemos que é possível aumentar as chances de cura se nossas crianças chegarem mais cedo para o tratamento. Só precisamos levar informação. Um dos principais problemas é que os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, no início da doença, são confundidos com outras doenças na infância. Por isso, é importante divulgar esses sintomas para descobrir o mais cedo possível a doença e aumentar o índice de cura”, destacou.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 12 mil crianças e adolescentes são diagnosticadas com câncer anualmente no Brasil, o que representa uma média de 32 casos por dia e é considerada a primeira causa de morte por doença na população nessa faixa etária. Em países desenvolvidos, como nos Estados Unidos, o índice de cura chega a 90%. Por outro lado, no Brasil somente metade (50%) consegue a cura da doença.

“A ignorância mata milhares de jovens todo ano em nosso país. Precisamos mudar essa realidade com informação. Um simples passo pode salvar vidas. O câncer em crianças evolui rapidamente, mas a resposta ao tratamento é bem mais rápida. Nas cidades onde começaram a realizar a caminhada, o índice de cura do câncer infantojuvenil subiu de 50% para até 70%. Isso significa que nosso trabalho pode salvar diversas vidas. Vem caminhar com a gente”, comentou Robson Esmerino.

Kits da caminhada


A coordenação do evento está vendendo kits (camiseta, sacochila e boné) no valor de R$ 35,00. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para o tratamento das crianças com câncer. Quem quiser adquirir o kit pode entrar em contato pelos telefones:  Robson  9 96941892 ou Meire Mendes 9 9962 6150.