;

Especiais

Esporte| Fifa define o Catar como sede do Mundial de Clubes nos próximos anos

A Fifa definiu nesta segunda-feira, após uma reunião de seu Conselho em Paris, que o Catar será a sede das duas próximas edições do Mundial de Clubes. Os torneios serão realizados em dezembro deste ano e no mesmo mês de 2020 e servirão também como teste para a Copa do Mundo de 2022, que será disputado na mesma época do ano (de 21 de novembro a 18 de dezembro).
"(Mundial de Clubes) Será um grande evento teste. Nós tentaremos utilizar o máximo possível dos equipamentos (estádios) da Copa do Mundo, mostrando diversas facetas de como sediaremos a competição", disse Hassan Al-Thawadi, chefe do Comitê Organizador da Copa de 2022, nesta segunda-feira, logo após a reunião do Conselho da Fifa.
As duas edições serão disputadas no atual formato, que acontece desde 2005 e tem o Real Madrid como atual tricampeão. Serão os campeões das seis confederações continentais (América do Sul, Europa, América Central e do Norte, Ásia, Oceania e África), mais um representante do país-sede (geralmente o campeão nacional local). Antes do Catar, Japão, Emirados Árabes Unidos e Marrocos receberam o Mundial de Clubes do modo como hoje é disputado.
Para a edição de 2019, Liverpool (Inglaterra, Europa), Esperancé (Tunísia, África), Hienghène Sport (Nova Caledônia, Oceania), Monterrey (México, América Central e do Norte) e Al-Sadd (Catar, país-sede) são os cinco times já garantidos na competição. Faltam os representantes da América do Sul (campeão da Copa Libertadores) e da Ásia (vencedor da Liga dos Campeões).
As duas edições no Catar deverão marcar a despedida do formato atual da competição, que a partir de 2021 poderá passar a ser disputado a cada 4 anos, com 24 clubes. Após mais de um ano de estudos, a Fifa conseguiu em março deste ano aprovar o novo formato de disputa do Mundial de Clubes. Mas a Associação de Clubes da Europa (ECA, na sigla em inglês) se posicionou publicamente contra a nova competição, afirmando que nenhuma de suas 232 equipes pretende participar do torneio.
No caso da América do Sul, para os Mundiais de 2019 e 2020, se classificam os campeões dos respectivos anos - nesta temporada, os clubes brasileiros ainda na disputa são Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, Grêmio, Internacional e Athletico-PR. A partir de 2021, caso vingue a proposta do novo formato da competição, a Conmebol teria direito a seis vagas - os critérios de classificação ainda não estão definidos.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.