;

Especiais

Artigo| Escola e Educação


Hoje, tão somente hoje, deixarei que nos conheçamos, e para que não haja entraves ao nosso necessário enlace não empregarei vocativos ao dirigi-lhes os predicados, mas farei do eufemismo ferramenta para pajear vosso coração. Não que se pôr na vanguarda seja nefasto, mas por que na ostentação da minha fala não serão tecidos elogios, tampouco irei ceder patamar a privilegiados, ainda que sorrabem.

Tudo a que se preze faz-se por educação, para a educação e com educação. Ora, mas parece uma antítese!!! E talvez seja, porém para se trazer à lume as questões educacionais e contrapor as teses dos retardatários, às vezes, até empregar tautologias é válido ante às aberrações ilustradas na educação da escola, ao passo a escola da educação inaugura-se desde de a mais tenra idade de nossas petizes na culta interação-escola.

Faz-se necessário elevar a educação, quiçá, colocando na educação da escola educadores. Talvez, inserir no primário da escola da educação os diplomados incultos e buscar o respaldo para essa audácia numa análise comparativa com os ascendentes desses doutos instrutores, afinal, nossos velhos eram iletrados cultos e, se supérstites, sofrem de frustração com as proles bem formadas na educação da escola.

É quase um devaneio esse contexto. É como conferir condição de excelso a um orador imponente, mas com pouca qualidade de dicção ou nenhuma habilidade com o vernáculo, em detrimento da cognição de Cora e o escorreito português de Rui, um lamentável presente face á educação passada.  

Por Norberto Neto




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.