terça-feira, 30 de abril de 2019

Educação| Secretário defende mudanças no sistema de aposentadoria dos professores

Com informações do Notícias ao Minuto 
O secretário de Previdência do Ministério da Economia, Leonardo Rolim, defendeu, nesta segunda-feira, 29, a proposta de mudanças no sistema de aposentadoria dos professores encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional.
Pela reforma, os professores passarão a ter idade mínima de 60 anos para homens e mulheres, e o tempo de contribuição - hoje de 30 anos para homem e 25 anos para mulher - será de 30 anos para todos os professores.
Galeria V3
Rebatendo argumentos contrários à reforma para os profissionais de Educação durante audiência na Comissão de Direitos Humanos do Senado, Rolim afirmou que não se pode buscar resolver problemas trabalhistas dos professores através da Previdência. "Temos que melhorar a remuneração e melhorar as condições de trabalho, mas não jogar para a Previdência um problema que não é previdenciário", declarou.
De acordo com o secretário, a reforma estaria sendo interpretada de forma errada porque, para os professores que já entraram no sistema, está sendo mantida a mesma diferença de idade e tempo de contribuição em relação aos trabalhadores do regime geral.


Educação| Sisu abre inscrições para instituições públicas de ensino no dia 2

Com informações do Notícias ao Minuto 
As instituições públicas de educação superior que desejarem participar da edição do segundo semestre de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm, a partir do dia 2 até o dia 10 de maio para formalizarem a adesão. Esse processo é feito na página de internet do Sisu Gestão.
A formalização da adesão das instituições ao processo seletivo do Sisu deve ser feita por meio de assinatura eletrônica do termo de adesão. O prazo para a retificação do termo de adesão ao Sisu, caso seja necessária, vai de 13 a 17 de maio. As regras estão em edital publicado no Diário Oficial da União da última sexta-feira (26).
Galeria V3
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação onde instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Podem concorrer às vagas do segundo semestre de 2019 os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Os candidatos se inscrevem no processo seletivo em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas opções em instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.

Alto Taquari| Vereadores aprovam lei que amplia horário de funcionamento dos comércios noturno

Foto: Câmara Municipal 
Na manhã desta segunda-feira(29), em uma Sessão Extraordinária, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 34/2019, lei que garante a atualização do Artigo 160 do Código de Postura do Município.  O Artigo atualizado trata do horário de funcionamento dos comércios. 

A Lei seguiu para o gabinete do prefeito, onde após sanção possibilitará aos comerciantes, a funcionarem em horário especial. 

Galeria V3

O horário será da seguinte maneira: De segunda-feira a quinta-feira: das 18h00 as 02h00 da manhã.  Já nas sextas-feiras, sábados, domingos e vésperas de feriado: 18h00 as 04h00 da manhã. 

Vale lembrar que a Lei regulamenta o funcionamento dos comércios. A Lei do silêncio Federal continua punindo  conforme determina o Artigo 41 da Lei nº 3.688, de 3 de outubro de 1941.


segunda-feira, 29 de abril de 2019

Região| Mãe confessa agressões que matou criança em Santa Rita do Araguaia

Com informações da Verde Vale FM

Na tarde desta segunda-feira (29) o delegado de Polícia Civil, Marcos Guerini, informou que o caso da criança morta no dia 19, em Santa Rita do Araguaia (GO), teve uma reviravolta. De acordo com Guerini a mãe da criança, Jaqueline Garcia Vieira, confessou ter agredido a filha, afirmando que havia jogado a criança contra a parede por algumas vezes. “Mesmo com a confissão do Gabriel Felizado, a Polícia Civil continuou investigando, pois, alguns fatos que não batiam. E durante uma oitiva, a mãe acabou confessando o crime”, disse Guerini.


O delegado adiantou que Gabriel não teve nenhum envolvimento no crime. “Ficou evidenciado a participação exclusiva da mãe, apesar de ele ter confessado ser o autor. Na verdade, ele fez com receio de que os dois ficassem presos e imaginando que ela pudesse estar grávida. Ele assumiu de modo que ela ficasse isenta da responsabilidade. Mas ficou evidenciado que naquela noite Jaqueline teria jogado a criança contra a parede inicialmente por duas vezes e posteriormente por mais quatro vezes”, afirma.

Guerini disse ainda que em razão das agressões a criança não resistiu e acabou falecendo. “Devido a lesão no mesmo local (cabeça) impossibilitou o socorro a criança. A Polícia Civil vai encaminhar o inquérito para o judiciário onde indiciaremos a Jaqueline ainda a ser definido ou por lesão corporal seguida de morte ou por homicídio doloso (intencional) e indiciaremos o Gabriel pelo crime de alto acusação falta, previsto no Art. 341 do Código Penal.


Mato Grosso| Preso por agressão abusava da enteada

Com informações do RDNEWS
Um homem de 32 anos, identificado por C. A. N. S, foi preso em flagrante na noite deste sábado (27), no bairro Vila União, em Rondonópolis (a 217 km de Cuiabá). O suspeito foi indiciado por praticar lesão corporal contra a enteada, de 10 anos.

Na abordagem policial, a enteada estava com o dedo da mão esquerda machucado em razão da agressão do padrasto. A vítima relatou aos policiais que C.A.N.S a agride há vários anos e também que a abusa sexualmente desde que tinha 5 anos de idade.
De acordo com o B.O, a mãe da vítima estava na casa na hora dos fatos, mas em notável estado embriaguez. O flagrado não reagiu à prisão e foi conduzido sem uso de algemas  até ao Cisc, onde foi atuado e encaminhado ao sistema prisional.

Saúde| Hipertensão afeta um em cada quatro brasileiros adultos

Oitenta e quatro mortes por hora, 829 por dia e mais de 302 mil em todo o ano de 2017. Esses são os números das doenças cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral no Brasil e que têm como principal fator de risco a hipertensão arterial. De acordo com o Ministério da Saúde, a pressão alta afeta um em cada quatro brasileiros adultos. 
No Dia Nacional de Combate à Hipertensão, lembrado hoje (26), o ministério alerta que o consumo excessivo de sódio, principal componente do sal, aumenta o risco de hipertensão e doenças do coração. Dois terços do consumo de sal pela população brasileira vêm do sal adicionado direto no prato. Os números mostram que o brasileiro consome mais que o dobro – quase 12 gramas (g) – da quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Galeria V3
Dados do ministério revelam ainda que, embora 90% dos homens e 70% das mulheres consumam mais sal do que o máximo recomendado, 85,1% dos brasileiros adultos consideram seu consumo de sal adequado.
Para o combate à hipertensão, o ministério recomenda a adoção de um estilo de vida saudável desde a infância até a terceira idade e a realização dos exames de saúde rotineiros pelo menos uma vez no ano. A prática de exercícios físicos é outro hábito recomendado pela pasta.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) fornece medicamentos para hipertensão em unidades básicas de saúde e em cerca de 31 mil unidades farmacêuticas credenciadas ao programa Farmácia Popular.
Para retirar os remédios, é preciso apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade (120 dias). A receita pode ser emitida por um profissional da rede pública ou de hospitais e clínicas privadas.

Com informações da Agência Brasil

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Brasil| Bolsonaro assina decreto que extingue horário de verão

Com informações da Agência Brasil 
O Brasil não adotará mais o horário de verão a partir deste ano. O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje (25) decreto que extingue a medida, em cerimônia no Palário do Planalto. A decisão foi baseada em recomendação do Ministério de Minas e Energia, que apontou pouca efetividade na economia energética, e estudos da área da saúde, sobre o quanto o horário de verão afeta o relógio biológico das pessoas.
“As conclusões foram coincidentes. O horário de pico hoje é às 15 horas e [o horário de verão] não economizava mais energia. Na saúde, mesmo sendo só uma hora, mexia com o relógio biológico das pessoas”, disse, ressaltando que não deve haver queda na produtividade dos trabalhadores nesse período.
Galeria V3
A medida já havia sido anunciada pelo presidente no dia 5 de maio.
De acordo com o secretário de Energia Elétrica do MME, Ricardo Cyrino, a economia de energia com o horário de verão diminuiu nos últimos anos e, neste ano, estaria perto da neutralidade. “Na ótica do setor elétrico, deixamos de ter o benefício”, disse.
Cyrino afirmou que o horário de verão foi criado com o objetivo de aliviar o pico de consumo, que era em torno das 18 horas, e trazer economia de energia na medida em que a iluminação solar era aproveitada por mais tempo. “Com a evolução da tecnologia, iluminação mais eficiente, entrada de ar-condicionado – que deslocou o pico de consumo para as 15 horas – e também a substituição de chuveiros elétricos [por aquecimento solar, por exemplo], que coincidia com a iluminação pública às 18 horas, deixamos de ter a economia de energia que havia no passado e o benefício do alívio no horário de ponta, às 18 horas”, explicou.
O horário de verão foi criado em 1931 e aplicado no país em anos irregulares até 1968, quando foi revogado. A partir de 1985, foi novamente instituído e vinha sendo aplicado todos os anos, sem interrupção. Normalmente, o horário de verão começava entre os meses de outubro e novembro e ia até fevereiro do ano subsequente, quando os relógios deveriam ser adiantados em uma hora em parte do território nacional.
O secretário afirmou ainda que nos últimos 87 anos de instituição do horário de verão, por 43 anos o país ficou sem adotar a medida e que ela pode ser instituída novamente no futuro. “Tivemos muitas alternâncias. Vamos continuar fazendo avaliações anuais e nada impede que, no futuro, caso venha a ser conveniente na ótica do setor elétrico, vamos sugerir novamente a introdução do horário de verão. Por hora, ele não faz mais sentido.”

Novos decretos

Participaram da cerimônia, no Palácio do Planalto, parlamentares que apresentaram projetos no Congresso para extinguir o horário de verão. Bolsonaro se colocou à disposição para avaliar outras proposições que possam ser colocadas em prática via decreto presidencial.
“Sabemos da dificuldade do parlamentar para aprovar uma lei ao longo de uma legislatura. Muito difícil. Agora, um decreto tem um poder enorme, como esse assinado agora. A todos os senhores, o governo está aberto a quem tiver qualquer contribuição. Em havendo o devido amparo jurídico, apresentaremos um novo decreto”, afirmou.

Economia| MT fecha 4.589 empregos formais em março; agropecuária é o setor que mais demitiu


Com informações do G1

Mato Grosso fechou 4.589 postos de trabalho com no mês de março deste ano, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nessa quarta-feira (24) pelo Ministério da Economia. Esse é o primeiro mês do ano em que se demitiu mais que se contratou com carteira assinada.

Foram contratados 30.007 e demitidos, 34.596, no mês passado. Cinco setores tiveram redução no número de empregos formais no estado, sendo que o agropecuário é o primeiro da lista.

Agropecuária: -3.789
Comércio: -1.115
Serviços Industriais de Utilidade Pública: -73
Indústria de Transformação: -14
Administração pública: -13
Tiveram contratações os setores de serviços (+179), extrativa mineral (+128) e construção civil (+108).

Entre os 22 municípios, com mais de 30 mil habitantes, Sorriso, município que fica na região Norte do estado e é líder o ranking na produção de soja no país, é o que mais demitiu no mês de março.

Galeria V3

Foram contratados 1.425, mas em contrapartida foram demitidos 1.823, ficando com um saldo negativo de 13%, seguido de Rondonópolis (-210), Primavera do Leste (-200), Nova Mutum (-171), Alta Floresta (-163), Aripuanã (-114) e Juara (-109).

Apesar das demissões terem superado as contratações em março, foram criadas 8.863 novas vagas de trabalho em 2019. Foram demitidos 106.292, porém, foram contratados 97.429.

Janeiro foi o mês que mais gerou emprego em Mato Grosso. Foram 7.440 contratações com carteira assinada e 5.805 desligamentos.

Em fevereiro, foram criados 1.579 novos postos de trabalho, embora a agropecuária (-1.090) e a construção civil (-52) tivessem registrado mais demissões que contratações.



Alto Taquari| Sessão extraordinária para atualização do Código de Postura será realizada na manhã desta segunda

Acontece na próxima segunda-feira, dia 29, as 09h00 da manhã na Câmara Municipal de Alto Taquari, a Sessão Extraordinária  para votação da lei que garante a atualização do Código de Postura do Município, a Lei nº 184/97. A atualização será em torno do horário de funcionamento dos comércios da cidade.  

De acordo com o presidente da Casa de Leis, Leandro Almeida, serão pautados três projetos, sendo um deles a atualização do Código de Postura do município.


Galeria V3
Segundo Leandro, o Código de Postura não específica um horário  para funcionamento dos diversos seguimentos de comércios existentes, o que algumas vezes obriga o comerciante a solicitar um Alvará de Funcionamento  com horário estendido,o que pode gerar taxa extra. 

O presidente ainda ressaltou que a prefeitura de Alto Taquari nos últimos anos vem administrando estes horários através de decretos, no entanto, se aprovado a atualização, vai facilitar a vida dos comerciantes e garantir que eles funcionem amparados pela Lei. 



terça-feira, 23 de abril de 2019

Mato Grosso| Conselheiro suspende contratos de Alto Taquari e outros oito municípios com empresa de combustível

Com informações do TCE - MT
O conselheiro interino do Tribunal de Contas de Mato Grosso, João Batista de Camargo, determinou a suspensão da execução dos contratos realizados por nove municípios mato-grossenses com a empresa Saga Comércio Serviço Tecnologia e Informática Ltda. Os contratos, que têm por objeto o gerenciamento de frotas de veículos, por meio de sistemas com módulos para controle de consumo de combustível, monitoramento e localização via satélite, bem como serviços de fiscalização e intermediação na manutenção de veículos e aquisição de peças, somam cerca de R$ 30 milhões e foram feitos com dispensa de licitação. Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de 50 UPFs.
João Batista de Camargo concedeu medida cautelar solicitada em Representação de Natureza Interna (Processo nº 111392/2019) proposta pela Secretaria de Controle Externo (Secex) de Contratações Públicas em face das Prefeituras de Alto Taquari, Campos de Júlio, Dom Aquino, Jauru, Juruena, Novo São Joaquim, Porto Estrela e Santa Rita do Trivelato. O conselheiro acolheu os argumentos da equipe técnica do TCE-MT, acerca de irregularidades na contratação da Saga, que são, além da dispensa de licitação; ausência de justificativa para o não parcelamento do objeto a ser contratado; deficiência dos projetos básicos principalmente quanto ao impacto ambiental e à acessibilidade; e contratação de bens e serviços a preços acima do mercado, ou sobrepreço.
Ao analisar os documentos anexados ao processo pela Secex de Contratações Públicas, o conselheiro concordou que os serviços contratados podem ser realizados por diversos profissionais, e que a especialidade da Saga, alegadas pelos contratantes, não foi comprovada. Segundo o conselheiro, a contratação de uma única empresa não observa os princípios da economicidade e da competitividade, que são a finalidade dos certames licitatórios. João Batista de Camargo ressaltou ainda que, apesar da necessidade de pesquisa de preços pelos gestores, a fim de justificar as licitações e contratações públicas, a Secex conseguiu demonstrar que os preços praticados nos contratos são superiores aos do mercado.
O vultuoso valor dos contratos, de R$ 29.983.577,98, também chamou a atenção do conselheiro, principalmente porque os valores contratuais de cada município são significativos, em razão de se tratarem de cidades de pequeno porte. Os contratos ficaram assim: Alto Taquari (R$ 1.720.114,85); Campos de Júlio (R$ 2.891.546,00); Dom Aquino (R$ 1.909.915,54); Jauru (R$ 4.564.500,02); Juruena (R$ 2.972.262,60); Novo São Joaquim (R$ 4.833.027,00); Porto Estrela (R$ 1.613.430,00); Santa Rita do Trivelato (R$ 3.237.174,00) e Vila Rica (R$ 6.241.607,97). "Desta feita, em análise preliminar, entendo que há a presença da urgência da medida, pois a não concessão da cautelar poderá culminar em dano grave e de difícil reparação às prefeituras", destacou o conselheiro.
Decisão nº 469/JBC/2019 consta do Diário Oficial de Contas disponibilizado nesta segunda-feira (22/04). A fim de evitar a descontinuidade da prestação dos serviços, o conselheiro recomendou aos gestores que realizem os serviços por outros meios, inclusive os utilizados anteriormente, podendo até efetuar contratação emergencial, desde que observados os valores praticados no mercado.

Alto Taquari| Carreta do Hospital de Câncer estará na cidade em maio; veja como se inscrever


A Comissão Organizadora do Leilão do Câncer com apoio da Secretaria de Saúde estão trazendo no dia 21 de maio para Alto Taquari, a carreta de prevenção do Hospital de Câncer de Barretos. As inscrições para atendimento na carreta poderão ser realizadas entre os dias 06 e 08 de maio no prédio do Centro de Convivência dos Idosos - CECOI. Estarão disponíveis 50 inscrições para Papanicolau, 40 inscrições para Próstata e para o exame de Pele (Teledermatologia) as inscrições serão de acordo com a demanda. 

O horário para atendimento dos interessados em fazer a inscrição será das  das 07h30 as 11h00 e das 13h30 as 17h00, entre os dias 06 e 08,  no prédio do CECOI, situado a Rua Alexandre de Carvalho, no Centro de Alto Taquari.

É importante que o interessado em realizar algum dos exames estejam munidos  das cópias dos documentos pessoais, assim como o comprovante de endereço e Cartão do SUS.


O que é Papanicolau ?

É o exame que previne câncer de colo uterino. Papanicolau é o exame que deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano.  O exame atenderá mulheres com idade entre 25 a  64 anos.

O que é Próstata ?

A próstata é uma glândula presente apenas no sexo masculino, que fica localizada no trato geniturinário e apresenta íntima relação com a bexiga, uretra e a vesícula seminal. Segundo dados, este câncer é o segundo causador de morte após o câncer de pele. O exame será  realizado em homens com idade entre 50 a 69 anos.

O que é Teledermatologia?

A Teledermatologia, uma das áreas da Telemedicina, estuda a aplicação das tecnologias de telecomunicação e informática para a prática dermatológica.



segunda-feira, 22 de abril de 2019

Brasil| 220 casos de pessoas desaparecidas são registrados no 1º trimestre de 2019 em MT


G1

Mais de 200 casos de pessoas desaparecidas foram registrados pela Polícia Civil de Mato Grosso no primeiro trimestre de 2019. O balanço foi divulgado neste sábado (20).

Segundo o Núcleo de Pessoas Desaparecidas da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), no primeiro trimestre de 2019, 220 pessoas desapareceram.

Deste total, 92% foram localizados, representando 202 registros. Apenas 18 pessoas não foram achadas, sendo 196 encontrados com vida, o que corresponde a 97% dos registros.

Seis vítimas foram localizadas mortas. Destes casos, dois são tratados como homicídios e um é considerado acidente com veículo.

Ainda de acordo com os dados estatísticos da Polícia Civil, 65% dos desaparecidos são pessoas adultas de ambos os sexos, na faixa de 18 anos a 64, sendo 114 homens e 34 mulheres. Quanto aos adolescentes, o percentual de registro é de 31%, a maioria na faixa entre 12 a 17 anos, sendo 39 mulheres e 19 homens.

Boa parte dos casos foi registrada em Cuiabá e Várzea Grande.


Motivação

São diversos os fatores que levam adolescentes, jovens e adultos a sumirem de casa. O afastamento do convívio familiar correspondem 59%.

Razões não explicadas ou enigmáticas também foram classificadas, sendo elas 35% dos registros, entre outras motivações diversas, apontadas como evasão de custódia legal, subtração por familiares, cooptação para práticas criminosas, etc.

Quando localizados, na delegacia foram relatadas peculiaridades ou dados da pessoa encontrada. 37% das vítimas eram usuárias de droga.



sábado, 20 de abril de 2019

Saúde| Nova etapa da Campanha contra a Gripe começa nesta segunda-feira

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entra em uma nova etapa na próxima segunda-feira (22) em todo o país. A primeira fase, que teve início em 10 de abril, vacinou crianças, gestantes e puérperas. A partir da próxima segunda, o Ministério da Saúde abrirá ao restante do público-alvo.
Dessa forma, poderão receber a vacina trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
De acordo com o ministério, 41,8 mil postos de vacinação estão à disposição da população. Além disso, 196,5 mil profissionais estão envolvidos, bem como a utilização de 21,5 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.

A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.
No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas. No caso específico do Amazonas, a circulação, de acordo com o ministério, segue o período sazonal da doença potencializado pelas chuvas e enchentes e consequente aglomeração de pessoas.
Até o final de março, antes do lançamento da campanha, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos. O Amazonas foi o estado com mais casos registrados, com 118 casos e 33 mortes. Por isso, a campanha foi antecipada no estado.
Galeria V3
Com informações da Agência Brasil 

Entretenimento| Show de Felipe Araújo é cancelado por falta de público

Noticias ao minuto
Anunciado para uma série de shows em várias cidades do Espírito Santos, o cantor Felipe Araújo teve que cancelar algumas de suas apresentações por falta de público.
Galeria V3
Segundo informações do site 'TV Foco', Felipe se apresentaria no ‘Sábado de Aleluia’ neste sábado (20), na cidade de Castelo, mas o show acabará não acontecendo. Para o público foi dito que não daria tempo para a montagem da estrutura, já que nesta sexta-feira (19) aconteceu uma apresentação especial em relação a data.
“Não foram vendidos nem a metade dos ingressos para o show do Felipe Araújo“, revelou uma fonte. O cantor não se pronunciou sobre o assunto.

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Economia| Sicredi realiza campanha de poupança e sorteia R$ 655 mil em prêmios neste ano


RDNEWS

Associados do Sicredi na região Centro Norte, que abrange Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, que fizerem depósitos na poupança até o fim do ano concorrerão a prêmios semanais de R$ 1 mil e a dois prêmios finais de R$ 100 mil cada, totalizando R$ 655 mil, livre de impostos. A campanha promocional Vem Poupar e Ganhar começou no dia 1º de abril e segue até 10 de dezembro, com 13 sorteados por semana.

Os dois prêmios maiores serão sorteados em 16 de dezembro. O objetivo é captar recursos para fomentar o crédito rural e estimular o hábito de poupar, um dos instrumentos usados na educação financeira.

Para participar basta fazer depósitos na poupança. A cada R$ 100 em depósito serão gerados dois cupons da sorte automaticamente. Um deles credenciará o associado a participar dos sorteios semanais realizados pela Loteria Federal e o outro para concorrer aos prêmios finais de R$ 100 mil.

Galeria V3

Quem contratar poupança programada durante o período da campanha receberá o dobro de cupons. Quanto mais aportes, mais chance se tem de ganhar. A promoção está registrada na Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Todas as 10 cooperativas da Central Sicredi Centro Norte participam da campanha e haverá ganhadores em todas as regiões de atuação das cooperativas. Ao todo serão sorteadas 457 pessoas. “A pessoa poupa para realizar um sonho, comprar um bem, viajar, e outros diferentes planos. E no Sicredi, ao guardar dinheiro ela concorre a prêmios semanais de R$ 1 mil e dois sorteios finais de R$ 100 mil. É um estímulo a mais para fazer os depósitos, sejam programados ou eventuais”, afirma o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi Centro Norte, Ezio Filho de Almeida.

A consultora de Negócios da Central, Juliana Rodrigues, acrescenta que a poupança é o principal meio usado pelos brasileiros para guardar dinheiro. É a forma mais tradicional, democrática e simples de se organizar financeiramente, pois a pessoa tem como planejar os depósitos e fazê-los conforme sua possibilidade. “E para quem tem mais dificuldade em se organizar, no Sicredi o associado pode aderir à poupança programada e ficar despreocupado. Lembrando que na campanha de poupança receberá o dobro de cupons para concorrer aos prêmios”.

A campanha Vem Poupar e Ganhar terá duração de 35 semanas, sendo 13 ganhadores a cada semana e dois sorteados no sorteio final. O regulamento está disponível no site, que traz também a lista de vencedores e dos números da sorte.



Policia| Menino de 2 anos tem alucinação e passa mal, após ingerir LSD do pai


RDNEWS

Polícia Militar prendeu A.M.N., de 36 anos, em Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá), depois que o filho dele - um menino de 2 anos - foi internado por ingerir comprimidos de LSD que estavam em sua carteira. Segundo a PM, o pai da criança contou que o menino pegou a droga e engoliu em um momento de descuido.

O caso foi descoberto depois que a família levou a criança para um hospital particular.

A médica que atendeu o menino acionou a polícia ao perceber que o paciente estava com quadro grave e sintomas de intoxicação.

Enquanto os policiais conversavam com a médica, o pai tentou fugir do hospital. Ele acabou detido.

A médica informou aos policiais que o quadro do menino é grave, com sintomas de alucinação, vômito, dores estomacais e de dores de cabeça. A criança deve passar por uma lavagem estomacal e permanecer em observação.

Ele disse à polícia que os comprimidos eram dele, mas que o menino os pegou e os engoliu em um momento de descuido. O pai foi levado à delegacia de Rondonópolis.





Brasil| Julgamento sobre criminalização da homofobia será retomado em maio

Com informações do Notícias ao Minuto
Cobrado por entidades e associações de defesa dos direitos da comunidade LGBT, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, marcou para o dia 23 de maio a retomada do julgamento de duas ações que discutem a criminalização da homofobia.
A data foi marcada após o Broadcast Político informar na manhã desta terça-feira, 16, que o Cidadania Diversidade, o Grupo de Advogados pela Diversidade e as associações Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e a Mães pela Diversidade pediram "urgência" na retomada da discussão.
Galeria V3
No documento obtido pela reportagem, as entidades afirmam que o Supremo precisa dar um sinal de que está comprometido com a discussão, "marcando, urgentemente" data para a continuidade do julgamento.
Em fevereiro, o tribunal dedicou quatro sessões plenárias para julgar duas ações sobre o tema, mas a análise dos processos foi suspensa após quatro votos favoráveis para que a homofobia seja enquadrada como uma forma de racismo. Conforme informou o Estado, pelo menos mais dois ministros que ainda não se posicionaram devem ter o mesmo entendimento, formando maioria na Corte a favor do pleito da comunidade LGBT.
Para as associações, a suspensão do julgamento ocorreu de um jeito "extremamente inusitado", já que a discussão foi interrompida após quatro ministros defenderem enquadrar a homofobia como uma forma de racismo, sem que nenhum integrante da Corte tivesse pedido de vista (mais tempo para análise).
Na ocasião, Toffoli destacou que o Supremo já havia dedicado quatro sessões plenárias à discussão da criminalização da homofobia, o que impossibilitou a análise de outros processos.