;

Especiais

Geral| Energia elétrica lidera ranking com 455 reclamações no Procon-MT em fevereiro


Com informações do G1

O Procon do Estado de Mato Grosso registrou em fevereiro deste ano 2.510 reclamações, sendo 1.549 via Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e outras 994 pelo atendimento on-line - www.consumidor.gov.br. O primeiro lugar do ranking segue com a área de “serviços essenciais”, com 920 reclamações.

Nessa área, o setor de “energia elétrica” é o mais reclamado, com 455 atendimentos. Em seguida aparecem “água e esgoto", com 231 registros, e “telefonia celular”, com 145 reclamações.


O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor de “assuntos financeiros”, com 241 reclamações. As três categorias mais reclamadas são: “banco comercial”, com 72 procedimentos; 54 para “cartão de crédito” e 23 para “cartão de loja” .

Já a área de “serviços privados” ocupa o terceiro lugar, com 186 atendimentos: 34 para “TV por assinatura (cabo, satélite, etc)”, 33 para “estabelecimento comercial (supermercado, loja, etc)” e 30 para “escola (pré, 1º, 2° graus e superior)”.

Ocupando a quarta posição, a área de “produtos” atingiu 164 reclamações, estando a categoria “combustível automotivo” com 23 atendimentos no total. Em seguida aparecem “telefone (convencional, celular, interfone etc)”, com 14 procedimentos, e “material de escritório / escola (arquivo, borracha, clipes, grampeador, sulfite, caderno, caneta, apontador)”, com 11.

“Saúde” ficou na quinta posição do ranking de reclamações com 21 procedimentos, sendo o primeiro assunto o de “plano de saúde regulamentado”, que teve 11 registros, e o “convênio de assistência médica/odontológica” com um registro.

Na sexta posição está a área de “habitação” com 14 procedimentos, sendo os mais reclamados: “incorporação” com 11 reclamações; “loteamento” com duas reclamações, e uma para “condomínio”.

A área de “alimentos” aparece com o menor montante de reclamações, na sétima posição: dois procedimentos em “doces prontos” e um para “refrigerante”.

Para registro de reclamação pela internet

Acesse a plataforma www.consumidor.gov.br. Por este canal o consumidor pode registrar sua reclamação sem a necessidade de ir ao Procon, basta ter um e-mail válido. O prazo para resolução é de até dez dias corridos. Caso o problema persista, é recomendado que procure o Procon mais próximo ou Poder Judiciário para atendimento presencial.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.