;

Especiais

Mato Grosso| Mais de 25% dos carros da polícia são recolhidos e estão parados em pátio por falta de pagamento às locadoras


Com informações do G1

Mais de 25% dos veículos utilizados pelos órgãos de segurança pública de Mato Grosso não estão funcionando por falta dos pagamentos às locadoras, segundo a União dos Conselhos de Segurança do estado.

Os veículos recolhidos são levados para um pátio que fica na Rodovia dos Imigrantes, entre Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana. Mais de 250 viaturas estão paradas até que o governo do estado se posicione sobre o repasse do dinheiro.

O presidente da União dos Conselhos de Segurança de Mato Grosso, Danilo Moraes, explicou que a falta de viaturas para a segurança pública se deve à falta de repasses do governo estadual, o que ocasiona demora no atendimento das ocorrências.

Galeria V3

“Hoje se o cidadão ligar no 190 e a viatura demorar para chegar. Não é culpa do policial e sim do governo do estado anterior que deixou terminar o contrato e não realizou um novo para substituir as viaturas”, disse.

A empresa que fornece os veículos se recusou assinar uma prorrogação de emergência, porque também não recebeu o repasse do dinheiro.

“As viaturas que ainda estão no interior, estão sendo mantidas pela comunidade e até mesmo pelos próprios policiais, porque se vir para Cuiabá, ela não irá retornar”, avaliou Danilo.

O ônibus da delegacia móvel da PM foi levado para a oficina para trocar o óleo do motor em abril de 2018, no entanto, a empresa não realizou o serviço porque tem R$ 60 mil a receber do estado.

Um dos contratos com 750 unidades terminou no início de novembro.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), afirmou que o repasse não está sendo feito por falta de dinheiro no estado e a dívida de R$ 4 bilhões com os fornecedores.

“Quem aluga os veículos para a segurança pública está pegando as viaturas da polícia e, então, fica o segurança no quartel e porque não consegue prestar segurança para a nossa população e está sem veículo”, afirmou.


Além das dívidas com os prestadores de serviço, conforme a presidente do Sindicato dos Policiais, Edleusa Mesquita, afirma que a categoria está com os salários atrasados e que a estrutura não é o suficiente para manter a segurança pública.

“Nós estamos virando uma polícia administrativa, mesmo sem salário e com o 13º salário atrasado e sem o pagamento da revisão anual, o investigador ele tira dinheiro do próprio bolso para poder bancar o conserto da viatura para poder trabalhar”, contou.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.