quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Alto Araguaia | Homem é preso com espingarda adaptada escondida atrás do banco do carro


Com informações do Agora MT

A Polícia Militar de Alto Araguaia prendeu na tarde desta quinta-feira (31) um suspeito com uma espingarda de pressão que havia sido adaptada para calibre 22 e três munições. O nome dele não foi divulgado.

Galeria V3
Segundo informações, a guarnição fazia rondas por uma estrada usada como desvio do posto fiscal e deparou com o suspeito. Na busca veicular foram encontradas as três munições.

Questionado sobre a arma, ele acabou confessando que ela estava escondida atrás do banco do motorista.

Foi dada voz de prisão ao suspeito e ele foi encaminhado a Delegacia de Alto Araguaia.



segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Educação| Resultado do Sisu já está disponível na internet

Com informações da Agência Brasil
O resultado da única chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está disponível e pode ser consultado na página do programa na internet e pelo aplicativo. Os estudantes que não foram selecionados podem participar da lista de espera a partir de amanhã (29).
Aqueles que foram selecionados devem fazer a matrícula nas instituições de ensino, no período de 30 de janeiro a 4 de fevereiro. Os estudantes devem ficar atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.
Galeria V3
Quem não foi selecionado pode ainda participar da lista de espera. A adesão pode ser feita na página do Sisu, a partir desta terça-feira (29), até o dia 5 de fevereiro. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.
A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções feitas na hora da inscrição não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.
Ansiedade
Desde as primeiras horas de hoje, como não havia um horário oficial para a divulgação, estudantes acessam a página do programa, que apresentou instabilidade. Diversas vezes, a Agência Brasil tentou o acesso e apareceu a mensagem de que não era possível acessar o site. Isso durava alguns instantes e após atualização, o acesso era retomado.
Durante o período de inscrição o site também apresentou instabilidade, o que fez com que o MEC adiasse o prazo, que iria até sexta-feira (25), para ontem (27). A pasta também desistiu de divulgar as notas de corte cinco vezes por dia e voltou a divulgar apenas à meia-noite, como era nas edições anteriores, para evitar a sobrecarga da página.
Ao todo, o Sisu oferece, nesta edição, 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país. Puderam se inscrever no programa os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Segundo o MEC, 3,5 milhões de estudantes preencheram os requisitos.

Saúde| Cliente é socorrido pelos bombeiros em motel de MT após fratura no órgão genital


Com informações do G1

Os bombeiros de Sinop, a 503 km de Cuiabá, receberam um chamado para o atendimento de um caso inusitado: um homem havia fraturado o pênis, em um motel da cidade. O pedido de socorro foi feito nesse domingo (27) pela mulher da vítima, que estava com ele no estabelecimento.

Conforme o Corpo de Bombeiros, a mulher entrou em contato com a corporação dizendo que o companheiro havia sofrido uma ruptura no órgão genital e que estava com sangramento.

Galeria V3
O bombeiro que atendeu a ligação a orientou a usassem uma toalha para tentar estancar a hemorragia.

Ao chegar, a equipe verificou que realmente estava com uma fratura, mas que a hemorragia estava controlada. Os bombeiros o orientaram a manter a compressa e o encaminharam ao hospital regional.

O Corpo de Bombeiros em Sinop informou que já atendeu casos em motéis e que em um deles um homem tinha sofrido um infarto após ingerir um medicamento para impotência e em outro uma pessoa tinha perdido a chave da algema.



Justiça| Pai é detido por levar bebê para motel junto com outro homem em MT


Com informações do Notícias ao Minuto

O pai de um bebê de 11 meses foi detido no domingo (27) por levar o filho para um motel em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, acompanhado de outro homem. Segundo a Polícia Civil, uma equipe do Conselho Tutelar foi acionada e ficou responsável pela criança.

O caso é investigado pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande.

Galeria V3
A criança foi localizada após a denúncia de uma das funcionárias do estabelecimento. À polícia, ela disse que ouviu o choro do bebê em um dos quartos. Após chegarem no local, os policiais encontraram o bebê que estava com dois homens, de 32 e 24 anos.

O mais velho alegou aos policiais que seria o pai da criança.

Na delegacia, ele disse que a mãe do bebê estaria em uma viagem a Nobres, a 151 km de Cuiabá, e que foi ao motel para ter relação sexual com o outro homem.

De acordo com a Polícia Civil, o pai do bebê pode responder, ao final da investigação, aos crimes previsto no artigo 218 e 217-A, respectivamente, de ter ato libidinoso na presença de criança ou adolescente ou estupro de vulnerável, caso se comprove que a criança foi tocada.

Testemunhas devem ser intimadas para depôr sobre a ocorrência. As datas dos depoimentos e quem deve ser ouvido, entretanto, não foram divulgados.

Ainda segundo a polícia, a eventual situação de risco e exposição da criança devem ser apuradas pelo Conselho Tutelar e pelo Ministério Público.



sábado, 26 de janeiro de 2019

Justiça| Alto Taquari tem 46 mandados de prisão em aberto segundo BNMP


Fórum de Alto Taquari-MT
Uma pesquisa realizado no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontou que Alto Taquari tem 46 mandatos de prisão em aberto, ou seja, pessoas consideradas foragidas da Justiça. A pesquisa foi realizada pelo Alto Taquari em pauta no portal do BNMP.

Galeria V3
O mandado de Prisão: 0000854-46.2011.8.11.0092.01.0001-13 é o mais antigo, foi expedido em 2011, e sua validade é 2031 e determina a prisão preventiva de Ronelson Correia de Almeida, natural de Mabore-PR. O processo está em segredo de justiça.

Flites Alberto - Divulgação
Já o Mandado de Prisão: 0002992-73.2017.8.11.0092.01.0001-27, emitido em 2017 com vencimento em 2037, determina a prisão preventiva de Flites Alberto Barbosa da Silva, natural de Rondonópolis-MT. Flites é suspeito de matar Josué Almeida em novembro de 2017. Leia aqui.

Segundo informações da Policia Civil, apesar desse grande número de mandados de prisão em aberto, divulgado pelo CNJ, a realidade é outra e esse número pode ser bem menor.



sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Mato Grosso| Mais da metade dos acidentes de trânsito registrados em MT em 2018 envolveram motoqueiros


Com informações do G1

Mais da metade dos acidentes de trânsito em Mato Grosso envolveram motociclistas entre janeiro e dezembro do ano passado, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (Sesp).

Dos 17.973 acidentes registrados em 2018, 9.407 foram com envolvimento de motocicletas, o que corresponde a 52% do total.

A Sesp, junto com a Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), desenvolve ações educativas, de prevenção e repressão com os motoristas do Estado.


De 2015 a 2018, foram 192 operações lei seca realizadas em 16 municípios, que resultaram em 696 motoristas presos, a maioria por dirigir sob influência de álcool. Outros 2.880 Autos de Infração de Trânsito (AIT) foram confeccionados por irregularidades do condutor ou veículo.

Os principais índices de acidentes em 2018 no estado foram colisão (6.460), colisão lateral (5.577), choque (1.910), atropelamento (688), capotamento (551), tombamento (450) e atropelamento de animais (325).

O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Sesp, Rafael Dias Guimarães, destacou algumas atitudes dos condutores que resultam em acidentes.

“A embriaguez ao volante, a alta velocidade e o uso do celular enquanto dirige são atitudes que impedem um trânsito seguro”, destacou.

As infrações as leis de trânsito também oneram os cofres da saúde pública. De acordo com dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), da Secretaria Municipal de Saúde, somente em Cuiabá, de janeiro a julho de 2018, foram registradas 1.326 internações por acidentes. Deste número, aproximadamente 80% das internações foram no Pronto-Socorro do município, o que gerou um custo de R$ 1 milhão de procedimentos hospitalares.

“Temos realizado operações com viés educativo para orientar os motoristas sobre a importância de obedecer às leis de trânsito. Práticas diárias como o uso do cinto de segurança e uso de capacete podem salvar vidas”, enfatizou o major.



Economia| Governador de MT diz que precisa de um a dois anos para equilibrar contas do estado


Com informações do G1

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que precisa de um a dois anos para equilibrar as contas do estado.

Segundo ele, ao assumir o Palácio Paiaguás, em janeiro deste ano, encontrou quase R$ 4 bilhões em dívidas deixadas, supostamente, pela antiga gestão. Logo nos primeiros dias de gestão, o governador decretou estado de calamidade financeira.

A Assembleia Legislativa aprovou, nessa quinta-feira (24), um pacotão de projetos encaminhados por Mendes na tentativa de equacionar as contas públicas.

Mauro Mendes propôs, entre outras coisas, mudanças na concessão da Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores estaduais e condicionou o pagamento da recomposição inflacionária à capacidade financeira do estado.

“Um caixa absolutamente estrangulado. Nós estamos contando os centavos para as despesas mínimas obrigatórias, essenciais, para não entrar em colapso a máquina pública. Nós vamos precisar de um a dois anos para colocar o estado em ordem e voltar a fazer gestão”, afirmou.

Durante toda a semana, houve protesto por parte dos servidores públicos contrários ao projeto que prevê o não pagamento da recomposição inflacionária. As manifestações na Assembleia Legislativa barraram as votações das propostas na data prevista, terça-feira (22), mas não impediu os deputados de votarem ainda durante esta semana. As medidas tramitaram em regime de urgência.

Galeria V3

Segundo Mauro Mendes, o valor arrecadado em janeiro deste ano não é suficiente para quitar as dívidas.

“O que nós arrecadamos no mês de janeiro, se tivéssemos que pagar todas as despesas, ainda faltaria em torno de R$ 150 milhões para completar esses pagamentos”.

Por fim, ele pede a compreensão dos servidores.

“Eu espero que os servidores compreendam. Espero que eles possam ter a dimensão e a grandeza da importância que eles têm, mas também compreender que nós fazemos parte do serviço público”, disse Mauro Mendes.



segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Alto Taquari| Polícia Militar e Civil prendem autores de roubo a supermercado

Após cumprimento de diligência para apurar um roubo em um supermercado no centro de Alto Taquari, a Polícia Civil juntamente com a Polícia Militar realizaram a prisão de três homens que estariam envolvidos na ação que aconteceu no último dia 16. Os suspeitos foram identificados como Alexandre Henrique Tenório (20), Ângelo Batista de Oliveira (21) e Edson Marques de Souza (20).

Galeria V3
Para solucionar este caso, a Polícia Civil contou a parceria da Polícia Militar, com o depoimentos de testemunhas e com a análise de  várias horas de filmagens do circuito interno do comércio alvo dos meliantes, assim como dos comércios em torno.  


Os três foram conduzidos à delegacia onde serão autuados pelo crime.  



Saúde| Certificado internacional de vacinação poderá ser impresso em casa

Com informações do Notícias ao Minuto
Pessoas que planejam viajar para países que exigem comprovante de vacina contra a febre amarela poderão em breve solicitar e emitir o certificado internacional de vacinação sem sair de casa.
A medida faz parte de um novo sistema em etapa final de testes pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério da Economia (futura Secretaria do Governo Digital).
Ao todo, 135 países exigem o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela.
A previsão é que a ferramenta seja lançada no dia 29 deste mês, segundo informações obtidas pela reportagem. Com a mudança, o processo de solicitação do certificado passará a ocorrer de forma digital. 
O objetivo é reduzir o tempo de espera e possíveis gastos extras do usuário para obter o documento, que é gratuito. Hoje, para obter o certificado, viajantes precisam ir a um centro de orientação mantido pela Anvisa em aeroportos e portos ou em serviços conveniados após tomar a vacina.
Em alguns hospitais e clínicas privadas, a vacinação é feita no próprio local, seguida da entrega do documento.
O problema é que esses centros de emissão não estão disponíveis em todas as cidades -no Amazonas, por exemplo, há apenas quatro destes locais.
Outro impasse é a espera. Em locais que não precisam de agendamento, caso dos centros mantidos pela Anvisa, a média de espera é de uma a duas horas.
Em outros, há exigência de agendamento pela plataforma Civnet, cujo prazo é variável. No ano passado, em meio ao surto de febre amarela no país, a espera para agendamento chegou a ultrapassar três meses em algumas cidades. Atualmente, é possível agendar já para o dia ou semana seguinte.
Com o novo sistema, a ida aos centros só será necessária em alguns casos específicos ou se houver dificuldade em emitir o documento de forma digital.
Neste caso, após tomar a vacina, o cidadão deverá se cadastrar no portal de serviços do governo (www.servicos.gov.br) e enviar a solicitação junto com comprovante ou carteira de vacinação.
O pedido será analisado pela Anvisa, que checará a veracidade dos documentos e fará o cruzamento dos dados, como CPF, número e lote da vacina. Em casos de inconsistência, a agência poderá entrar em contato com a unidade de saúde responsável pela vacinação. 
Ainda não há informações de quanto tempo deve levar essa análise. A expectativa, no entanto, é que o processo ocorra em até um dia. Após a aprovação, o usuário receberá o certificado online para ser impresso em casa.
O atendimento presencial deve ser mantido em casos de dificuldade de acesso ao processo digital, estrangeiros sem CPF, analfabetos e população indígena.
Levantamento do Ministério da Economia estima que, sem os gastos com deslocamento, cada usuário poderá ter redução de até 43% dos gastos na utilização do serviço.
A pasta também prevê economia anual de até R$ 89 milhões para os usuários com base no volume de solicitações nos últimos anos.
Para a Anvisa, a estimativa é que a entrada do sistema digital traga uma economia de até R$ 30 milhões com a mudança nos serviços. Desde 2017, o Brasil passou a adotar dose única para a vacina de febre amarela, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
Com isso, o certificado internacional de vacinação passou a ser válido por toda a vida. Viajantes que nunca tomaram doses, no entanto, precisam fazer isso em até dez dias antes da viagem.
A vacina, porém, é contraindicada em alguns casos, como pacientes oncológicos em quimioterapia, transplantados, com alergia a ovo, entre outros. Neste caso, é possível apresentar atestado médico de isenção da vacinação em inglês e francês. 
O QUE É O CIVP (Certificado internacional de vacinação e profilaxia)
Documento oficial que comprova a vacinação contra doenças, sobretudo a febre amarela, exigido por alguns países como requisito para entrada de viajantes estrangeiros.
COMO É HOJE
Atualmente, a emissão do documento é feita de forma gratuita em centros de orientação ao viajante ou serviços conveniados. Para isso, o viajante precisa levar documentos pessoais e comprovante de vacinação, que deve ser feita até dez dias antes da viagem para quem nunca foi vacinado (com exceção daqueles a quem a vacina é contraindicada). Em alguns casos, é preciso agendamento prévio pelo site Civnet, da Anvisa
COMO DEVE FICAR
A Anvisa, em conjunto com a Secretaria do Governo Digital, deve lançar um sistema digital para solicitar e emitir o documento - o que permitirá ao usuário fazer o pedido sem sair de casa através do portal de serviços (www.serviços.gov.br).
A previsão inicial é que o serviço seja lançado no dia 29 deste mês. O atendimento presencial ainda deve ser mantido para casos de dificuldade de acesso ou grupos específicos, como estrangeiros sem CPF e população indígena
Galeria V3

Alto Taquari| MPMT entra com ação contra município para ampliar canil público e esterilizar animais de rua

Com informações do MPMT  -  Atualizada 25/01/2019.

O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Alto Taquari, ingressou com Ação Civil Pública, com pedido liminar, para que o município reforme e amplie o canil público. Além disso, o MP requereu que seja elaborado, no prazo de 30 dias, um calendário para promover a esterilização cirúrgica progressiva dos animais abandonados nas vias públicas, contemplando pelo menos 20 por mês.

O MP pediu, ainda, que o município adote todas as providências necessárias visando possibilitar o recolhimento, atendimento e tratamento médico-veterinário (incluindo vacinação) dos animais abandonados que foram vítimas de atropelamento, maus tratos ou estiveram extremamente debilitados por outras razões, de forma a promover seu imediato recolhimento e tratamento. Além disso, deve fornecer um número de telefone gratuito à população para que a mesma possa fazer denúncias sobre maus tratos a animais ou abandono.


Na ação, o MP solicita que o município realize pelo menos uma vez por semestre campanhas de adoção de animais, posse responsável e suas implicações para a população de Alto Taquari (rede pública de ensino, feiras, eventos sociais, etc), dando ampla publicidade pelos meios de comunicação disponíveis.

A quantidade de cães soltos nas ruas de Alto Taquari levou o MPMT a notificar o município para que o mesmo tomasse providências. Em resposta o Executivo informou que estava realizando campanhas de conscientização dos proprietários e que não tinha mais condições de abrigar cães de rua, já que o canil estava com 53 animais, estando superlotado.

Visando uma resolução administrativa e extrajudicial o Ministério Público notificou o município para firmarem Termo de Ajustamento de Conduta, no entanto, o Executivo afirmou ser desnecessária tal medida, uma vez que estavam providenciado a ampliação e compra de equipamentos para o canil.

Foram anexados aos autos uma proposta de Emenda Parlamentar Estadual no valor de R$ 85.000,00. “Todavia até o presente momento não há notícia da aplicação desses recursos na reforma e ampliação do canil municipal”, destacou na ação o promotor de Justiça João Ribeiro da Mota.

Além disso, o MPMT intermediou auxílio ao canil, materializado por meio de doação de valores oriundos dos termos de ajustamento de conduta que culminaram na devolução de valores ao poder público municipal, com destinação específica para ampliação e reforma do canil, totalizando R$ 54.758,00.

“Contudo, o município sequer apresentou um cronograma de compra dos equipamentos para início das obras de ampliação e reforma das instalações do canil. Ademais, não há notícias do início da fiscalização efetiva, seja de medidas administrativas como multa, ou de apreensão de cães, sendo inadmissível e insustentável que o município se mantenha nessa eterna omissão, sem dispor de estrutura adequada para atender os animais acidentados, doentes ou abandonados. Além do mais, o município não possui veículo apropriado para recolhimento dos animais”, disse o promotor de Justiça.

Entre as principais causas de abandono dos animais está o alto custo dos tratamentos e dos procedimentos veterinários, fazendo com que seja quase inviável para algumas pessoas o fornecimento de tratamento ou a castração de seus animais, sendo que a alternativa que eles encontram neste momento é justamente o abandono.

“Isso naturalmente não mitiga a responsabilidade dos proprietários desses animais, porém, diante dessa evidente constatação, as medidas a serem adotadas devem também levar em consideração a impossibilidade de custeio dos tratamentos pelas pessoas carentes, visando reduzir consideravelmente novos atos de abandono”, relata.

O MPMT pede o deferimento da liminar e a imposição de multa diária no valor de R$ 5.000,00 a ser revertida ao Fundo do Meio Ambiente do Estado, em caso de descumprimento.

Galeria V3

Outro Lado

Por outro lado, a Assessoria da Prefeitura Municipal de Alto Taquari nos enviou uma nota onde esclarece que as obras para ampliação já foram iniciadas e que o trabalho de conscientização já vem sendo realizado, assim como as feiras de doação. 

Diz trecho da Nota:


Entretanto, após solicitações do Ministério Público, foram feitos alguns ajustes ao projeto inicial. A obra só não foi completamente finalizada até a presente data por conta destas demandas extras, já que o orçamento que estava previsto para o projeto acabou comprometido. Apesar deste entrave, a prefeitura conseguiu executar no ano de 2018, com recursos próprios, os seguintes serviços: aterramento do local, construção de fossas sépticas e sumidouro, construção de 14 baias, construção de muro de contenção, construção de dois dissipadores de energia de água e instalação de pilares para receberem alambrados.


Em relação às campanhas de adoção de animais e posse responsável, no ano de 2018 foram realizadas inúmeras campanhas de conscientização junto à comunidade, aos meios de comunicação e aos estudantes do município. De forma inédita, a equipe de comunicação do município produziu cartilha informativa para atentar sobre a posse responsável e a importância da castração. O município ainda investiu em campanha publicitária (veiculações em televisão, em rádio e fixação de cartazes em locais públicos) para atingir toda a comunidade com tais informações. Neste período foram realizadas duas feiras de adoção de cães.

domingo, 20 de janeiro de 2019

Educação| Sisu abre inscrições na terça; veja dicas para conseguir uma vaga

Com informações da Agencia Brasil 
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre inscrições nesta terça-feira (22) e traz novidades. Especialistas entrevistados pela Agência Brasil dão dicas de como usar o sistema e como aproveitar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para garantir uma vaga no ensino superior público.
Pelo Sisu, os estudantes usam a nota do Enem para ingressar em instituições públicas. Nesta edição, são mais de 235,4 mil vagas distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país. Logo na inscrição é possível escolher até duas opções de cursos. A lista das vagas pode ser consultada no site do programa.
Galeria V3
A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.
“Os candidatos têm que estar atentos a essa mudança. A dica é se inscrever no que realmente deseja trabalhar, entendendo que a universidade é o período em que se vai estudar para ter uma profissão. Tanto a primeira quanto a segunda opção têm que ser marcadas com o que o estudante quer”, diz o coordenador pedagógico do colégio Mopi, Luiz Rafael Silva.
Com o resultado do Enem disponível desde sexta-feira, o analista de ensino superior do Quero Bolsa, Pedro Amâncio, aconselha os candidatos a pesquisar desde já as notas de corte de anos anteriores do curso e da instituição onde desejam ingressar. Além disso, devem analisar se têm possibilidade de estudar em outra cidade, qual o custo de vida e quais as possibilidade de emprego que esse local pode oferecer após formado.
“São várias as variáveis que os alunos têm que olhar na hora da decisão. Acredito que vale a pena olhar para as possibilidades e simulações que a internet proporciona, conversar com amigos. Tudo isso pode ser feito antes da abertura do Sisu”, diz Amâncio. Ele orienta os estudantes a escolherem como primeira opção uma faculdade dos sonhos e, como segunda, uma em que seja possível ingressar.

Notas de corte

Uma vez por dia, o sistema do Sisu divulga as notas de corte de cada um dos cursos disponíveis. Trata-se de uma estimativa com base nos candidatos inscritos até o momento. Embora não seja uma garantia da vaga, é possível usar a informação para orientar a escolha.
“Até o encerramento das inscrições, o estudante consegue observar se há outra instituição, outro turno ou outro estado no qual ele tenha uma colocação melhor, que fique mais próximo da nota de corte”, destaca Silva.
O coordenador pedagógico pondera no entanto, que a situação pode mudar. Ele tem como prova a própria história. Quando foi aprovado para biologia estava 161ª posição para 35 vagas. “Isso é relativo. É interessante que o candidato consulte a nota de corte dos anos anteriores, quantas chamadas teve naquela instituição, para saber se realmente vai conseguir e até onde pode tentar ficar naquela vaga”, aconselha.

Sisu

As inscrições para o Sisu podem ser feitas de terça a sexta-feira (25). O resultado será divulgado no dia 28. A matrícula dos selecionados deve ser feita do dia 30 de janeiro ao dia 4 de fevereiro.
Do dia 28 ao dia 4 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de espera. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.

Economia| Consultores confirmam queda na produção de soja na safra 18/19 em MT


Com informações do G1

Uma equipe de consultores visitou fazendas de soja no norte do estado, na última semana, onde as lavouras demonstram queda na produtividade. Em muitas áreas a colheita está adiantada, em outras, a soja ainda está verde, mas a perspectiva dos produtores é de perda.

Apesar das diferenças de fases entre as lavouras com variedades de ciclo precoce e médio semeadas em propriedades de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, os agricultores estimam uma perda considerável, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Segundo Luimar Gemi, a média de colheita tem sido 50 sacas por hectare, enquanto que no ao passado, ficou em torno de 60 sacas.

“Conforme vão chegando os novos talhões, tá melhorando a média, mas acreditamos que fecha com uma diferença de 10% a menos do que o ano passado, pelo que a gente tem observado”, afirmou.

Em nível nacional, a situação não deve ser diferente, segundo os consultores que participaram da 16ª expedição em fazendas das região norte de Mato Grosso, a produção nacional deve ser de 117,6 milhões de toneladas. Cerca de 2% a menos que a safra anterior.

Galeria V3
O consultor Pablo Reveles afirmou que esta não será uma safra record, como se imaginava no início do plantio.

“No ano passado a gente chegou a 119, 120 milhões de toneladas. Este ano, não teremos o mesmo desempenho, mas se as condições climáticas permanecerem como estão, a produtividade não deve baixar mais do que foi previsto”, destacou.

De acordo com a consultoria, a queda dos números nesta safra está ligada à falta de chuvas durante o desenvolvimento dos grãos.

“A estiagem de cerca de 10 a 15 dias ocasionou prejuízos às lavouras com variedades precoces, porque elas são muito sensíveis a falta de água”, explicou o consultor.

Ainda segundo ele, a variedade precoce tem um bom ciclo, pois é rápida. No entanto, precisa de água durante o desenvolvimento.

“Se faltar água em um período específico de floração ou no período reprodutivo em geral, ela pode perder potencial grande”, afirmou.

Já os produtores somam a falta de chuva a outros fatores.

“Costumo dizer que tem uma soma de fatores que acabaram contribuindo pra essa queda de produtividade: em novembro tivemos um longo período nublado, com baixa luminosidade, depois tivemos um período bastante chuvoso e quando parou a chuva, foi de vez”, avaliou o agricultor Luimar.



quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Entretenimento| Lei torna o 'lambadão' movimento de cultura popular de MT e proíbe discriminação ou preconceito


Com informações do G1

O lambadão - ritmo de dança mato-grossense - se tornou, por lei, um movimento cultural e musical de caráter popular. A lei foi sancionada pelo governador Mauro Mendes (DEM) e publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (15).

A lei é de autoria do deputado Guilherme Maluf (PSDB) e essa definição inclui a música, o jeito de executar os instrumentos, bem como as danças e as coreografias praticadas pelos integrantes do movimento.

Galeria V3
De acordo com a lei, o Poder Público deve assegurar ao movimento a realização de manifestações próprias, como festas, bailes, shows, reuniões e festivais, sem quaisquer regras discriminatórias e nem diferentes das que regem outras manifestações da mesma natureza.

Também proíbe qualquer tipo de discriminação ou preconceito, seja de natureza social, racial, cultural ou administrativa contra o movimento ou seus integrantes. "Os integrantes do movimento, dentre eles os cantores, músicos e dançarinos, são agentes da cultura popular, e como tal, devem ter seus direitos respeitados", diz trecho da lei.

O lambadão surgiu em meados de 1990 na periferia de Cuiabá. O ritmo virou sucesso com a música ‘Ei amigo’ de Chico Gil, cantor e compositor que recebeu o título de Rei do Lambadão.



terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Saúde| Saúde alerta para picadas de escorpião, mais comuns no verão

Com informações do Notícias ao Minuto
O período do verão – entre dezembro e março – exige maior cuidado dos brasileiros em relação aos acidentes com escorpiões, já que o clima úmido e quente é considerado ideal para o aparecimento desse tipo de animal peçonhento, que se abriga em esgotos e entulhos. A limpeza do ambiente e a adoção de hábitos simples, de acordo com o Ministério da Saúde, são fundamentais para prevenir picadas. 
No ambiente urbano, a orientação para evitar a entrada de escorpiões em casas e apartamentos é usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas.
Os cuidados incluem ainda afastar camas e berços das paredes e vistoriar roupas e calçados antes de usá-los. Já em áreas externas, a principal dica é manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico.
Galeria V3
Também é importante manter todo o lixo da residência em sacos plásticos bem fechados para evitar baratas, que servem de alimento e, portanto, atraem os escorpiões. Outra recomendação é manter o gramado sempre aparado, não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos e usar luvas e botas de raspas de couro na hora de manusear entulhos e materiais de construção e em atividades de jardinagem.
O ministério não recomenda o uso de produtos químicos como pesticidas para o controle de escorpiões. “Estes produtos, além de não possuírem, até o momento, eficácia comprovada para o controle do animal em ambiente urbano, podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando a chance de acidentes”, informou.
Populações mais expostas
Os grupos considerados mais vulneráveis são trabalhadores da construção civil, crianças e demais pessoas que permanecem grande parte do tempo dentro de casa ou nos arredores e quintais. Nas áreas urbanas, também estão sujeitos a picadas trabalhadores de madeireiras, transportadoras e distribuidoras de hortifrutigranjeiros, que manuseiam objetos e alimentos onde os escorpiões podem estar escondidos.
Acidentes
A maioria dos acidentes com escorpiões, segundo a pasta, é leve, com quadro de início rápido e duração limitada. Nessas situações, a pessoa apresenta dor imediata, vermelhidão, inchaço leve por acúmulo de líquido e sudorese localizada, com tratamento sintomático.
Crianças abaixo de 7 anos têm mais chance de apresentar sintomas como vômito e diarreia, principalmente quando picadas por escorpião-amarelo, que pode levar a casos graves e requer a aplicação do soro em tempo adequado.
As recomendações incluem ir imediatamente ao hospital de referência mais próximo e, se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie. Limpar o local da picada com água e sabão, de acordo com o ministério, pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde.
A lista de hospitais de referência para utilização do soro antiescorpiônico pode ser acessada aqui.
Números
Dados do ministério mostram que, em 2018, foram contabilizados 141,4 mil casos de acidentes com escorpiões no Brasil. Em 2017, foram 125 mil registros. Os números, de acordo com a paasta, ainda são preliminares e serão revisados. Em 2016, foram 91,7 mil notificações. Em relação às mortes, 115 óbitos foram registrados em 2016 e 88 em 2017.