;

Especiais

Saúde| 2 alimentos que aumentam risco de aborto espontâneo

Com informações do Notícias ao Minuto
Comer patês e cream cheese é “mais perigoso durante a gravidez do que alguma vez os especialistas previamente pensaram – podendo provocar abortos espontâneos”. É o que dizem especialistas, que apontam a bactéria listeriose, conhecida por ser extremamente perigosa sobretudo na fase final da gravidez, como a responsável por causar abortos espontâneos, principalmente no início da gravidez.
O Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS) recomenda que as gestantes evitem esses alimetos por causa da bactéria, que pode provocar uma infecção severa e muitas vezes associada à meningite, dores de cabeça extremas e tremores.

Essa bactéria é tipicamente encontrada em alimentos frescos e prontos para comer, incluindo pâtés, cream cheeses, assim como no salmão defumado.
Há muito tempo que os cientistas sabem que a bactéria é uma ameaça aos fetos nos estágios mais avançados da gravidez. Mas, recentemente uma equipe de pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, alertou que a bactéria “apresenta um risco elevado também no início da gravidez”.
O professor Ted Golos, que liderou a pesquisa, disse: “Durante muitos anos, a listeriose tem sido associada a consequências adversas na gravidez, mas particularmente numa fase mais avançada”. “O que não sabíamos e descobrimos com estes estudo é que o risco também é significativo no período inicial de gestação”.
As mulheres grávidas apresentam um risco 20 vezes maior de desenvolverem listeriose em relação ao resto da população, pois as gestantes têm o sistema imunológico e defesas naturais mais fragilizadas durante a gravidez.
Galeria V3

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.