;

Especiais

Saúde| Só 8,3% das mulheres com idades entre 50 e 69 anos fazem mamografia em MT, recomendado pela OMS é 70%

Com informações do G1

Um estudo divulgado pela Sociedade Brasileira de Mastologia aponta que o percentual de cobertura mamográfica de 2017 nas mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso está bem abaixo dos 70% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo o levantamento, em todo o estado, a expectativa era fazer 156 mil mamografias, mas somente 12 mil foram realizadas, o que corresponde a uma cobertura de 8,3%.

No Brasil, o percentual é o menor dos últimos cinco anos. Eram esperadas 11,5 milhões de mamografias e foram realizadas apenas 2,7 milhões, uma cobertura de 24,1%, bem abaixo dos 70% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Galeria V3
Pessoas que têm predisposição ao câncer devem tomar cuidados ainda maiores. Entre os fatores de risco, estão o histórico familiar, a idade, a menarca precoce, a menopausa tardia, a primeira gravidez depois dos 30 anos e também o fato de não ter filhos.

A ingestão de bebidas alcoólicas, mesmo em quantidade moderada, também pode aumentar as chances do câncer, assim como a exposição a radiações ionizantes antes dos 35 anos.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Nacional, Antonio Luiz Frasson, de um modo geral em todo o país, as dificuldades de acesso estão entre as causas da baixa procura.

Ele afirma que as pacientes encontram obstáculos para agendar a mamografia, pois há cidades que não têm mamógrafos e o deslocamento também é difícil. Os problemas são os mais variados e similares em todo o Brasil.


O câncer de mama é o tipo que mais mata as mulheres brasileiras. Segundo ele, a falta de informação também impacta na baixa procura, já que muitas mulheres acreditam que estão protegidas apenas fazendo o autoexame das mamas ou o exame clinico.

A mamografia é o principal exame capaz de realizar o diagnóstico precoce a ponto de detectar nódulos não palpáveis clinicamente.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.